terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Mais de 1 milhão de migrantes entraram na Europa em 2015


(Agosto) Migrantes checam o celular ao desembarcarem na ilha grega de Kos
(Agosto) Migrantes checam o celular ao desembarcarem na ilha grega de Kos
Um milhão de migrantes entraram na Europa desde janeiro, em sua maioria após uma viagem perigosa pelo Mediterrâneo, anunciaram nesta terça-feira uma organização de migrações e outra de refugiados da ONU.
Até 21 de dezembro, 972.000 (migrantes) haviam atravessado o mar Mediterrâneo, segundo cálculos do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).
Já a Organização Internacional para as Migrações (OIM) calcula que mais de 34.000 se dirigiram para a Bulgária e a Grécia depois de passar pela Turquia.
As informações foram divulgadas pelas duas organizações em um comunicado conjunto.
As chegadas por mar este ano foram quase cinco vezes superiores às registradas em 2014.
"O número representa o maior fluxo migratório desde a Segunda Guerra Mundial na Europa", destacou a OIM em outro comunicado enviado aos meios de comunicação. Em 2014, mais de 219.000 refugiados e migrantes atravessaram o Mediterrâneo.
No total, 3.692 migrantes morreram ou desapareceram no mar este ano, segundo a OIM.
Entre os que atravessaram o Mediterrâneo em 2015, "uma em cada duas pessoas - meio milhão de pessoas - era síria que fugia da guerra em seu país", afirmaram Acnur e OIM.
Os afegãos representaram 20% das chegadas à Europa e os iraquianos, 7%.
Em 2015, segundo as organizações, "o número de pessoas que atravessaram o Mediterrâneo aumentou regularmente de cinco mil em janeiro para chegar a um máximo mensal de mais de 221 mil em outubro".
Sentimentos xenófobos
"Enquanto os sentimentos de xenofobia aumentam em alguns lugares, é importante reconhecer as contribuições positivas dos refugiados e migrantes nas sociedades em que vivem", disse o Alto Comissário da ONU para os Refugiados, Antonio Guterres, citado no comunicado.
Guterres pediu uma defesa dos "valores europeus fundamentais", como os direitos humanos, a tolerância e a diversidade.
"Sabemos que as migrações são inevitáveis, necessárias e desejáveis", afirmou o diretor geral da OIM, William Lacy Swing.
A grande maioria dos refugiados e migrantes - mais de 821.000 - passou pela Grécia, onde 810.000 deles chegaram pelo mar.
A OIM calcula que 67.700 migrantes chegaram à costa da Grécia somente em dezembro.
Quase 150.000 migrantes entraram na Itália desde janeiro, quase 30.000 passaram pela Bulgária, mais de 3.800 pela Espanha, 269 pelo Chipre e 106 por Malta, segundo a organização com sede em Genebra.
Os dirigentes do Acnur e da OIM condenaram nos últimos meses à construção de barreiras nas fronteiras de alguns países europeus para impedir a chegada de migrantes, como é o caso da Hungria.
Outros países, como a Suécia, recentemente, adotaram legislações que permitem reforçar os controles de identidade nas fronteiras.
Estas organizações consideram, no entanto, que "depois de uma reação inicial caótica que gerou um deslocamento de dezenas de milhares de pessoas da Grécia através dos Bálcãs ocidentais e mais ao norte (...), uma resposta europeia mais coordenada começa a tomar forma".
Mas "resta muito mais a fazer" na acolhida e no registro de migrantes, constataram as duas organizações.
Via AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nova Iguaçu realiza Dia D Vacinação contra a gripe

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu (Semus) vai fazer, neste sábado (13), uma grande mobilização para participar do Dia D de Vaci...