segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Primeiro indígena doutor em linguística se forma na UnB


O indígena Kaxinawá Joaquim Paulo de Lima Kaxinawá, nascido em Tarauacá, na Terra Indígena Praia do Carapanã no Acre, é o primeiro indígena no país a receber o título de doutor em linguística pela Universidade de Brasília (UnB).Nesta sexta-feira (19/12), ele defendeu sua tese “Para uma gramática da Língua Hãtxa Kuin”.

Com 20 anos ele foi alfabetizado na língua portuguesa em um programa de alfabetização coordenado pela Comissão Pró-Índio do Acre, depois realizou o magistério indígena no estado e graduação em um curso intercultural indígena na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Um dos maiores desafios para Joaquim foi indisponibilidade de pesquisas sobre sua língua materna e em português. Grande parte dos materiais de pesquisa foram escritos em inglês, alemão, francês, espanhol. A coordenadora do Laboratório de Literatura e Línguas Indígenas da UnB, Ana Suelly Cabral, revelou que dois pesquisadores indígenas devem conquistar o título de doutorado pela UnB em 2015.

Via http://radioyande.com/







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nova Iguaçu realiza Dia D Vacinação contra a gripe

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu (Semus) vai fazer, neste sábado (13), uma grande mobilização para participar do Dia D de Vaci...