quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Informações de pacotão para começar 2015





















Maria Rita é top 10
O “The New York Times” publicou a lista dos dez melhores shows de 2014 na opinião de quatro críticos de música. Um deles, Jon Pareles, colocou Maria Rita, a nossa cantora, entre eles.
Diz lá que a brasileira fez um show requintado, no qual apresentou sua voz delicada e potente.

Esquadrão da tesoura
Pezão, dentro das medidas contra a queda de arrecadação do Tesouro estadual, criou uma tal de Copof.
Vem a ser um comitê formado pelos secretários da Fazenda, de Planejamento, da Casa Civil e pela Procuradoria do Estado. O grupo vai decidir gastos se possível até com alfinete.

Pé no freio
Veja como a ameaça de recessão econômica fez o brasileiro segurar os gastos. A Pesquisa Perfil Econômico do Consumidor (PEC), da Fecomércio RJ/Ipsos, indica que 67,2% das famílias não gastaram, neste fim de ano, o dinheiro que pouparam em 2014.
Ou seja: vai que surge uma emergência.

Aliás...
Este é o maior percentual desde o início da pesquisa, em julho de 2007.

Não me é estranho!
Willem Dafoe, o ator americano, fez seu último almoço de 2014 no Fellini, o restaurante de comida a quilo no Leblon. Uma cliente olhou para o ator e comentou com uma amiga:
— Eu conheço ele de algum filme. Vou pedir uma foto, depois descubro o nome.

Esqueça o sungão
Ipanema foi invadida por uma nova moda. As sungas shorts dos anos 1950, de malha elástica.
Nove entre dez gays adoram. Por cima, shorts agarradinhos e curtos.

Lá e cá
O deputado republicano Michael Grimm, de Nova York, decidiu renunciar ao cargo no início do ano, após confessar ter sonegado imposto em seu restaurante em Manhattan.

Já...
Num país tropical, este tipo de malfeito sai, como se diz em Frei Paulo, na urina.

Estamos cobrando

Em 2014, a coluna publicou 33 vezes a expressão “Vamos torcer, vamos cobrar”. Numa delas, era o deputado Chico Alencar, às vésperas da Copa do Mundo, sugerindo que o bordão da coluna fosse adotado nas ruas para cobrar os altos gastos do governo com o mundial de futebol. O nosso Daniel Brunet, repórter da turma da coluna, foi conferir o resultado das outras 32 promessas: dez foram cumpridas, 18 só começam a sair do papel a partir de 2015 e três promessas, pena!, não se realizaram. Completando a conta, uma das 32 se cumpriu em parte. A coluna vai seguir torcendo e cobrando!
Veja aqui as 32 promessas e seus resultados:
NÃO FORAM CUMPRIDAS
Jardim do MAMEm 13 de junho, lamentamos o abandono do Jardim das Ondas, um retângulo de 4.600 metros quadrados, que faz parte do paisagismo do Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro. O espaço foi criado pelo mestre Burle Marx e reproduz o calçadão de Copacabana com faixas de grama clara e escura. Só que, em junho, não havia qualquer diferença entre as faixas.
A Fundação Parques e Jardins prometeu resolver o problema, mas, agora, seis meses depois, diz que encontra dificuldade para encontrar uma das espécies de grama que compõe a imagem de onda. Com isso, a recuperação não começou. A prefeitura pretende revitalizar o jardim em 2015.
O caos de Guarulhos
Em 9 de abril, a coluna desembarcou numa polêmica nos aeroportos do Brasil. Pelé, após voltar de uma viagem internacional e pousar em Guarulhos, afirmou que o aeroporto "estava um caos". O ministro da Aviação Civil Moreira Franco deu razão ao ex-jogador:
— Pelé tem razão. A PF nos aeroportos virou uma pedra no meu sapato.
Os problemas foram contornados durante a Copa do Mundo. Mas, hoje, tem gente reclamando das filas que enfrentam na PF.
A volta dos bondinhos
Em 29 de março, o governo do Rio prometeu devolver, em julho, ao Rio o turístico e importante bondinho de Santa Teresa. Naquela época, o meio de transporte já estava parado há quase dois anos e meio. Mas isto não aconteceu. Os novos carros estão sendo testados ainda e a reforma dos trilhos segue sendo feita. Os amarelinhos só voltam este ano. 
CUMPRIDA EM PARTE
As barcas da Guanabara
Em 13 de agosto, a coluna publicou que o governador Pezão estava lançando edital de licitação para comprar quatro novas barcas. Elas serão usadas nas linhas que ligam a Praça Quinze, no Rio, às ilhas de Paquetá e do Governador (Cocotá). 
A licitação foi feita. Mas, segundo a Secretaria Estadual de Transportes, a burocracia em torno do certame (como pedidos de vista) impede a assinatura do contrato, e as barcas ainda estão na China (foto). O problema deve se resolver até março.


PROMESSAS CUMPRIDAS

Lava-Jato neles

Em 26 de outubro, a coluna provocou: "A partir de amanhã, quando acaba a disputa, vamos torcer, vamos cobrar, para que o escândalo da Petrobras, comandado pelo ex-diretor Paulo Roberto Costa, não caia no esquecimento. Afinal, era dinheiro meu, seu, nosso." 
Graças ao trabalho da PF e a deleção premiada, o caso continua no noticiário.
Galeão-Tom Jobim
Em 15 de outubro, reclamamos que umas escadas rolantes do terminal 1 do Galeão-Tom Jobim estavam quebradas. 
A concessionária RIOgaleão, que assumiu o aeroporto em agosto, já começou a instalar as novas escadas rolantes. 
Viva o verde!
Em 3 de setembro, a coluna mostrou que três das nove palmeiras plantadas no Largo dos Leões, no Humaitá, haviam morrido. A Fundação Parques e Jardins, da prefeitura do Rio, cumpriu a promessa de plantar novas palmeiras no lugar (foto acima). Viva o verde! A suspeita é que essas belezuras da natureza tenham sido vítimas de depredações. 
A Arena Deodoro
Em 7 de junho, foi mostrado que a construção da Arena Deodoro, uma das três novas instalações que serão construídas no Complexo Esportivo de Deodoro, começaria no segundo semestre de 2014. E a previsão se cumpriu.
Atualmente, a obra, que só fica pronta em 2016, está na fase de finalização dos blocos da fundação. O próximo passo será a montagem dos pilares de sustentação da Arena. A previsão da prefeitura é que, neste início de janeiro, a construção já comece a ser vista por quem passar pelo local. 
Dia do Meio Ambiente
Em 5 de junho, Dia do Meio Ambiente, Pezão prometeu dar início às obras de recuperação das lagoas da Barra e de Jacarepaguá, com investimento é de R$ 673 milhões. 
As obras começaram no mesmo dia 5, como prometido. Foram feitas a batimetria e a limpeza dos manguezais. Contudo, depois disso, o projeto parou. A próxima etapa é a dragagem, mas para isto acontecer é preciso que governo e o Ministério Público estadual assinem um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). 
Biografia livre
Em 22 de maio, o senador Ricardo Ferraço, relator da Lei da Biografia Livre, garantiu aqui sua atuação seria em favor da liberdade de expressão.
O parlamentar cumpriu o que disse. Ele deu parecer favorável à liberdade e retirou a emenda do deputado Ronaldo Caiado, que previa, nos casos de publicação de biografias, a obrigatoriedade dos processos movidos por calúnia e difamação correrem em juizados especiais (e não na Justiça comum). 
Olimpíadas a caminho
Em 4 de maio, a coluna informou que o suíço Gilbert Felli, diretor executivo do COI e uma espécie de interventor nos Jogos Rio 2016, havia deixadou o Brasil satisfeito com os compromissos assumidos pelo prefeito Eduardo Paes e pelo governador Pezão. Prometemos torcer e cobrar. De lá pra cá, vai tudo bem, obrigado!.

Os voos da Copa
Em 23 de abril, quando faltavam 50 dias para a Copa do Mundo, o ministro da Aviação Civil Moreira Franco, disse aqui: "estamos prontos para a Copa." Durante o Mundial, ufa!, deu tudo certo nos nossos aeroportos.
Estação Galeão-Tom Jobim
Em 26 de março, mostramos que a estação da Transcarioca no Galeão-Tom Jobim seria diferente das demais do BRT. O projeto previa catracas serão mais largas e bilheteria do lado de fora da estação. Tudo para facilitar a vida de quem estiver com bagagem, saindo do Galeão-Tom Jobim. Foi o que aconteceu. 
Tênis na Rocinha
Em 24 de fevereiro, a coluna lamentou o abandono da quadra de tênis da Rocinha. O espaço foi inaugurado com amistoso entre Djokovic e Guga, em novembro de 2012, e passou a receber uma escolhinha de tênis para a comunidades. Procurada pela coluna, a Secretaria de estado de Esporte e Lazer prometeu retomar o projeto. A promessa foi cumprida pouco depois. As aulas foram retomadas na quadra de tênis, em dois turnos. No total, o projeto tem 70 alunos. As atividades foram interrompidas dias atrás, por causa dos festejos de fim de ano. As aulas voltam a acontecer dia 6 agora.
SÓ ESTE ANO OU EM 2016....

A Transolímpica
Em 4 de dezembro foi mostrado que a prefeitura está construindo a Transolímpica, o BRT que vai ligar a Barra a Deodoro, na Zona Oeste carioca. O novo BRT será inaugurado no primeiro semestre de 2016. 
Valei-me, São Francisco de Assis
Em 29 de novembro, a coluna lembrou o drama da reforma do Hospital-Escola São Francisco de Assis, na Avenida Presidente Vargas, na Cidade Nova, no Rio, que se arrasta há anos. As obras estão em curso e só devem ficar prontas este ano.
Nave Olímpica
Em 11 de novembro, o prefeito Eduardo Paes contou aqui que vai inaugurar, no início de 2016, a Nave Olímpica, na antiga Oficina dos Trens, ao lado do Engenhão. O espaço vai reunir todo tipo de informação sobre os Jogos Olímpicos. 
Metrô na Lagoa
Em 7 de novembro, a coluna anunciou que a estação de metrô General Osório, em Ipanema, terá um acesso no canteiro central da Av. Epitácio Pessoa, na altura do Parque do Cantagalo, na Lagoa Rodrigo de Freitas. Vai ficar pronto em 2016. 
Arte na Lapa
Em 22 de outubro, mostramos o péssimo estado de conservação do mural, feito por Ivan Freitas (1932-2006), na Lapa, no Rio. Fica na lateral da Escola de Música da UFRJ, na Rua do Passeio. A universidade prometeu restaurar a obra de arte este ano. 
Novas delegacias 
Em 25 de setembro, a coluna publicou um desenho de como a fachada de uns imóveis na Rua do Lavradio 155, 157 e 159, na Lapa, que vão receber duas unidades policiais voltadas para o atendimento infanto-juvenil — a Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (DCAV) e a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA).
Mas a previsão é que só fique pronta em maio deste ano.
O painel da escola
Em 9 de setembro, a coluna temeu pelo painel em azulejos fica na Escola municipal Anita Garibaldi, na Ilha do Governador, no Rio. É que faltam uns pedaços. 
A prefeitura prometeu reformá-lo este ano.
Sem nó no trânsito
Em 1 de setembro, publicamos uma imagem de como ficará a Avenida do Contorno, do outro lado da Baía de Guanabara: com quatro pistas de rolamento, duas a mais que hoje. 
Mas as obras de ampliação só devem terminar no mês que vem.
Praça do Trem
Em 27 de agosto, o prefeito Eduardo Paes mostrou aqui como vão ficar os galpões das antigas oficinas de trem do Engenho de Dentro, na Zona Norte do Rio, coladinhos no Engenhão após a reforma que está sendo feita. O lugar vai receber a Praça do Trem, que, com 35 mil metros quadrados, será a maior área pública do Grande Méier.
Mas a previsão é que só fique pronta em 2016.
Próxima parada
Em 25 de agosto, a coluna mostrou imagens da futura estação Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, logo após o termino das escavações, e contou que as obras devem acabar no primeiro semestre de 2016. 
Metrô da Barra
Em 21 de agosto, contamos que os testes do primeiro trem do metrô da Linha 4 já tinham começado, em Changchum, na China. 
A Linha 4 só começa a operar em 2016.
Novo terminal à vista
Em 6 de agosto, publicamos que aquele descampado no encontro das avenidas Salvador Allende e Abelardo Bueno (na foto acima), entre Jacarepaguá e Barra, vai ganhar um terminal de ônibus.
Mas só fica pronto no primeiro semestre deste ano. 
"Teu cenário é uma beleza"
Em 30 de julho, falamos do projeto de reurbanização que será feito no Morro da Mangueira. É assinado pelos arquitetos Paulo e Hamilton Casé, que ganharam a concorrência da Emop para desenhar obras no valor de R$ 200 milhões do PAC II.
Só deve ficar pronto em 2016.
Pelo fim das enchentes
Em 22 de julho, contamos que as escavações do túnel para desvio do Rio Joana atingiram a marca de mil metros de extensão. Faltavam 2.400 metros. A implantação do projeto representa a retirada de um terço do volume de água que atualmente chega ao Canal do Mangue por meio dos rios Comprido, Joana, Maracanã, Papa-Couve e Trapicheiros. 

As obras só devem ficar prontas este ano e são parte do programa para combater as enchentes na Grande Tijuca.
Lagoa da Tijuca pede socorro
Em 26 de maio, a coluna publicou uma foto do ambientalista Mario Moscatelli que mostrava muito lixo flutuando nas águas da Lagoa da Tijuca. 
Projetos de recuperação e limpeza dos sistemas lagunares do Rio estão sendo feitos pelo Poder Público. Contudo, eles só devem ser concluídos em 2016.
Viaduto da Transolímpica
Em 19 de maio, mostramos uma foto de um viaduto que faz parte da Transolímpica, BRT em construção. A obra só termina em 2016.
Cozinha francesa
Em 27 de março, a coluna informou que o Rio ganharia uma filial da famosa escola francesa de gastronomia Le Cordon Bleu. O término da construção está previsto para este ano. 
Mais um BRT carioca
Em 12 de março, informamos que uns túneis da Transolímpica, a via expressa que vai ligar Deodoro à Barra da Tijuca, já estavam em construção na Serra do Engenho Velho, no Maciço da Pedra Branca, na Zona Oeste carioca. A obra segue a todo vapor, mas só fica pronta em 2016.

Fonte. O globo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nova Iguaçu realiza Dia D Vacinação contra a gripe

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu (Semus) vai fazer, neste sábado (13), uma grande mobilização para participar do Dia D de Vaci...