Embora em todos nós aconteça de haver um pouco de toxicidade, existem algumas pessoas que excedem nos sentimentos ruins exalando negatividade por onde passam.
Estão sempre com atitudes comportamentais
nocivas, são instáveis emocionalmente, vivem sustentando o pessimismo, com pensamentos sempre estratégicos para um ataque, principalmente quando estamos em situação de vulnerabilidade. Semelhantes à sanguessuga, vivem minando a energia do outro, bloqueando sua paz e das pessoas que estão a sua volta, exibindo assim o reflexo de uma personalidade desequilibrada.
Pessoas tóxicas são manipuladoras, estão sempre querendo algo de você, tiram o que podem, mas nunca se doam ou dão algo. São fofoqueiras, sabem tudo a respeito do outro, perdem tempo falando de tragédia alheia, mas não sabem administrar a própria vida. São arrogantes e se fazem de vítimas, se algo não sai do jeito que esperavam, da forma que queriam e no tempo que previam.
A culpa não é delas, mas do outro, do Universo, de Deus. Têm a neurose de fazer o outro se sentir culpado pela vida ruim que levam. Têm uma visão pobre do mundo.
São
controladoras, nunca lhe dão a chance de se expressar, de agir normalmente, fazendo tudo para que você tenha um entendimento de que não é capaz de se relacionar com alguém.
São invejosas, desejam o fracasso do outro, não querem a felicidade do próximo e se enraivecem quando o outro consegue algo, e elas não. Ficam com raiva da pessoa por ter conquistado algo que elas gostariam de ter tido antes.
São pessoas juízas, julgadoras, criticam você o tempo todo, apontam-lhe o dedo e, por mais que você faça e se esforce, nunca estará bom nem será o suficiente.
Manter um relacionamento com pessoas que possuem comportamentos
tóxicos é passar o tempo se justificando, explicando-se e defendendo-se, deixando-nos confusos e desconcertados na maioria do tempo em que estão ao nosso lado.
Pessoas assim conseguem impactar negativamente o nosso interior, gerando oscilações emocionais, expondo-nos a situações como estresse, um dos grandes propulsores de doenças físicas e mentais.
Não estamos isentos de conhecer e permitir que pessoas que agem dessa maneira entrem em nossa vida e invadam nosso espaço pelo simples fato de que pessoas com atitudes tóxicas não vêm com placas de alertas avisando-nos que nossa vida pode ser afetada por elas.
Mas podemos não dar a elas a permissão para que se demorem ao nosso lado, podemos evitar vínculos, ainda que seja sob algumas dores, como corte de laços.
Seu bem-estar e sua saúde mental e emocional sentir-se-á agradecida.
E se você se identificou com algumas dessas descrições, relaxe, isso é bom. Porque só conseguimos mudar um mau hábito e um mau comportamento em nossa vida quando temos a plena consciência de que eles existem e geram
desconforto tanto em nós quanto ao nosso entorno.
Questione-se sobre como irá resolver isso, entenda que até agora são atitudes com consequência natural, que o levarão a aprendizados valiosos, e acredite que tudo isso pode ser eliminado e corrigido quando se tem força de vontade e desejo de mudança. Essa mudança e as escolhas que você faz são de sua inteira responsabilidade, visto que sua liberdade e o domínio de sua vida estão em suas mãos.
Que sejamos pessoas melhores para nós e para os outros, em prol de um mundo menos tóxico.
Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: 123RF Imagens.
Comentários
Postar um comentário