O líder e vocalista do Imagine Dragons, Dan Reynolds, foi capa da revista britânica Gay Times e concedeu uma entrevista falando de sua missão para acabar com o suícidio de jovens LGBTQ.
Como é que um cara hétero, branco e de certa forma muito privilegiado, vai de missionário mórmon conservador, a uma das maiores estrelas do rock do mundo, a um dos aliados LGBTQ mais dedicados de uma geração? Bem, como muitos apoiadores da comunidade, tudo começou com uma conexão emocional.

“Um dos meus melhores amigos no ensino médio era gay e mórmon, e essa foi a primeira vez que eu realmente enfrentei um conflito com minha religião”, lembra Dan Reynolds.
“Fui criado no Mormonismo, onde você é ensinado que ser gay é um pecado, então, aos 12 anos de idade, fui confrontado com o conflito de: ‘bem, eu tenho um amigo que é gay e talvez seja a melhor pessoa que eu conheço, isso não faz sentido ‘. Essa foi a primeira vez que questionei “a vontade de Deus” e não senti que Deus estava se alinhando com o que meu coração estava me dizendo, que o amor de meu amigo era tão válido quanto o meu. “
Dan cresceu em Las Vegas, Nevada, como parte de uma família mórmon tradicional. Aos 19 anos, ele se ofereceu como missionário em tempo integral em Nebraska por dois anos, antes de conseguir um lugar na Universidade Brigham Young (BYU), uma universidade particular em Utah de propriedade da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Assista também:

Espera-se que os alunos sigam um código de honra, que proíbe comportamentos contrários aos ensinamentos mórmons, incluindo sexo antes do casamento e o consumo de drogas ou álcool. A primeira era uma regra que Dan simplesmente não conseguia aderir.
“Fui expulso da faculdade por dormir com minha namorada há quatro anos, e foi uma experiência realmente humilhante para mim”, ele relembra, explicando como o momento ajudou a dar-lhe empatia com a vida das pessoas LGBTQ que vivem sob a religião ortodoxa.
E acrescenta: “Parecia que todo mundo estava me julgando e lançando culpa e vergonha por simplesmente amar alguém. Isso, em um nível muito pequeno, é o que nossos jovens LGBTQ criados nas religiões ortodoxas sentem todos os dias, que é o que eles dizem: ‘Seu amor não é válido, é incorreto, é pecaminoso’ e eles estão sendo expulsos de suas faculdades. Há muitas pessoas que são gays e mórmons que foram expulsos da BYU por não agir de acordo com isso”.
“É o que acontece com todas essas religiões ortodoxas, eles dizem: ‘Olha, não é pecado ser gay, é pecado agir com base nisso’, o que é uma noção tão boba. É um modo de um vendedor dizer: ‘Estamos amando você, mas há uma faca nas suas costas’. A única opção que eles estão dando aos nossos jovens LGBTQ é viver uma vida de celibato, que eles sabem, com base em inúmeros estudos, é tão prejudicial e leva a um nível maior de depressão, ansiedade e a taxas maiores de suicídio entre jovens LGBTQ. Eles estão dizendo: ‘Fique conosco e apenas seja celibatário ou esteja em um casamento de orientação heterossexual’, o que também leva a taxas mais altas ainda de depressão e suicídio. Portanto, não há espaço seguro para os jovens LGBTQ, e percebi que tenho essa plataforma e todo esse privilégio que recebi. Então, o que estou fazendo com ela? Estou usando isso? Ou estou apenas vivendo uma vida privilegiada?”, disse Reynolds.
Essa consciência aguda de privilégio é algo raramente visto em um Homem Branco Hétero e Dan é o primeiro a reconhecer as bênçãos que recebeu – “Eu sou um homem heterossexual branco em uma banda de rock,  e eu sou tão privilegiado por isso”, ele brinca – e ele está usando sua voz para apoiar a situação das pessoas LGBTQ  em todo o mundo.  Só o festival anual de música LoveLoud arrecadou US$ 1 milhão para instituições de caridade LGBTQ em 2018, e o recém-lançado documentário Believer que examina como a Igreja Mórmon trata a comunidade LGBTQ e como eles podem se tornar uma instituição mais inclusiva.
“Nossa cultura não seguirá em frente se as pessoas privilegiadas não estiverem usando essa voz e a plataforma que receberam para iluminar aqueles que foram estigmatizados, aqueles que não receberam esse privilégio”, diz ele. “Então, acho que é extremamente importante para os homens heterossexuais, especialmente os mais privilegiados, falar e se levantar e dizer: ‘Precisamos ser melhores”.
Historicamente, tem sido pop stars como Lady Gaga, Cher e Madonna, que têm sido as aliadas mais diretas da comunidade LGBTQ, com os artistas masculinos optando por ficar em silêncio sobre o assunto ou oferecer o mínimo de apoio – o que muitas vezes dá-lhes uma quantidade exorbitante de elogios, apesar de não fazer nada relevante para melhorar a situação das pessoas LGBT.
Dan é um excelente exemplo de um homem hétero que tem confiança suficiente em sua sexualidade para seguir sua bússola moral e apoiar mudanças reais para a comunidade, tornando-o uma raridade na indústria da música. Então, por que outros artistas masculinos heterossexuais não estão lutando pela igualdade de direitos?
“Bem, antes de tudo, você corre o risco de perder parte do seu público”, diz Dan sem rodeios. “Acho que alguns artistas temem a reação de pessoas intolerantes e, para eles, eu digo: ‘Esses não são o tipo de fã que você precisa no seu show’. É mais importante que você esteja literalmente salvando vidas ao se levantar e compartilhar uma mensagem de igualdade. Mas eu acho que, mais do que isso, é apenas preguiça, as pessoas dizem: “Bem, isso não me afeta”. Ou sentem que eles vão se atrapalhar e usar os pronomes errados, ou eles não se lembram dos LGBTQ, eles são como “não consigo me lembrar de tudo isso”, mas é apenas preguiça. Eles não querem colocar o tempo em algo que não os afeta. É como uma atitude de “quem se importa?” e eu acho que isso é tão preguiçoso”.
Infelizmente, perder fãs por causa de seu apoio a pessoas LGBT não era apenas um medo para Dan, é algo que realmente aconteceu – e ainda continua acontecendo. Ele recebeu cartas de pais que não permitem que seus filhos assistam aos shows da banda porque estão preocupados com a possibilidade de “tornar seus filhos gays”. Outros colocaram suas intenções sob o microscópio, questionando por que um homem hétero está tão ansioso para fazer parte de uma causa que não o envolve diretamente.
“Eu sabia que ia ter uma reação de ambos os lados”, diz ele. “Isso nunca foi o suficiente para me fazer ficar longe, para a esquerda ou para a direita, mas quando você está tentando preencher uma lacuna, você precisa estar em algum lugar no meio. Haverá pessoas na extrema esquerda que dirão: ‘Foda-se, vocês são idiotas, você precisa apenas mudar’, e então há pessoas na extrema direita que são homofóbicas e fanáticas dizendo: ‘Bem, isso é gay, eu não quero nada com isso’. Então você não pode ganhar totalmente, eu sei disso, e eu não me importo, e eu fiz as pazes com isso. Não quero agradar a ninguém, estou procurando criar mudanças e a mudança acontece quando você ouve os dois lados e reúne todos e acredita na bondade do coração das pessoas”.
“Acredito que existem pessoas super religiosas que são pessoas realmente boas e que querem ser amorosas, elas simplesmente não sabem como alinhar isso com o que aprenderam a vida inteira. Se eles se sentassem e ouvissem uma criança LGBTQ contar sua história, e realmente escutassem com compaixão, então eu sei que eles seriam movidos o suficiente para mudar a maneira como eles vêem as pessoas LGBTQ.”
“Trata-se de reunir todo mundo para entender as diferenças e fazer mudanças, porque no final do dia é sobre nossos jovens LGBTQ e reduzir a taxa de suicídio. Precisamos impedir que essa culpa religiosa mate nossa juventude, ponto final, e todos devem concordar com isso ”.
Em Utah, estado onde Dan nasceu e cresceu, a influência cultural do centro de Mórmon é grande, e o suicídio é a principal causa de morte entre adolescentes LGBTQ  com idade entre 10 e 17 anos, e são adolescentes que foram rejeitados por seus pais e são oito vezes mais propensos a se suicidar quando comparados àqueles que foram aceitos.
Essas estatísticas chocantes formam a base do Believer, o documentário de 2018 focando nos esforços de Dan para organizar o LoveLoud Festival, em Utah, que apóia instituições de caridade LGBTQ, incluindo o Trevor Project, o Encircle e a Fundação Tegan & Sara. A inspiração para o filme veio de vários lugares, incluindo o amigo e vocalista do Neon Trees, Tyler Glenn, que recentemente denunciou a Igreja Mórmon por causa do tratamento dado às pessoas LGBT. Mas foi a esposa de Dan, Aja Volkman, que o apresentou a uma vida de ativismo.
“A principal inspiração para o Believer foi realmente minha esposa Aja porque ela é realmente uma ativista. Quando a conheci, ela estava morando com suas duas melhores amigas que são lésbicas, e todas falavam em se vestir de noiva e se algemar a prédios federais durante a Prop 8. Então eles eram verdadeiros ativistas, e aí vem esse garoto mórmon , então eles eram muito cautelosos comigo ”, lembra.
A Prop 8 foi uma votação estadual iniciada com a intenção de tornar o casamento entre pessoas do mesmo sexo ilegal na Califórnia nos Estados Unidos. Um dos maiores apoiadores do movimento foi a Igreja Mórmon, que ofereceu contribuições financeiras significativas para a campanha contra o casamento gay.
“O mormonismo estava realmente lutando contra a igualdade no casamento, e então eu era o inimigo”, continua ele. “Isso levou a muitas conversas sérias à noite sobre os direitos dos homossexuais, e isso abriu minha mente e meu coração de maneiras que precisavam ser abertas. Minha esposa e suas amigas foram incrivelmente eloquentes e levaram um tempo comigo, como uma pessoa de fé ortodoxa, que na época era muito religiosa, sentaram-se à mesa comigo e tiveram conversas que precisavam ser feitas, e eu espero que todo mundo continue a ter porque mudou a maneira como eu via as coisas. Isso me levou na minha jornada para me tornar um ativista. Eu tive que crescer e aprender a ter conversas difíceis, mesmo com minha própria família. ”
Além de seu trabalho com o LoveLoud Festival e o aclamado documentário Believer, Dan conquistou um público fiel de fãs LGBTQ com seu apoio diário à comunidade. Nos shows ao vivo do Imagine Dragons, Dan emerge regularmente envolto em uma bandeira do arco-íris, uma imagem que se tornou sinônimo do cantor e compositor.
Ele também usa uma pulseira do arco-íris, que foi dado a ele por uma mãe mórmon cujo filho se suicidou por sentir essa “culpa religiosa”, como um lembrete para sempre lutar pelos direitos LGBT. Pode parecer um pequeno gesto – e muitas pessoas questionariam seu real impacto a longo prazo para a comunidade -, mas para os fãs em países que estigmatizam ou até mesmo proíbem seu amor, essa bandeira é um farol brilhante de esperança.
“Nós viajamos para tantos lugares ao redor do mundo que até hoje são completamente inseguros para a juventude LGBT, por exemplo, nós tocamos na Rússia, Polônia e Ucrânia, – então segurar uma bandeira do arco-íris nesses lugares diz muito ”, Dan explica com convicção.
“É uma declaração para todas as pessoas que estão lá, ‘Ei, nós não estamos bem com ninguém em nossos shows vomitando ódio, se você quer fazer parte da nossa cultura como uma banda, então você deve saber que apoiamos os direitos LGBT’. E eu posso te dizer que quando tocamos na Rússia, havia centenas de pessoas que tinham planejado segurar bandeiras do arco-íris e ergue-las ao mesmo tempo no meio da multidão, e eu vi os seguranças se sentirem bastante desconfortáveis ​​porque eles não sabiam o que fazer. Uma pessoa havia levantado uma bandeira do arco-íris mais cedo e o segurança a confiscou, mas quando centenas de pessoas as seguravam, não havia nada que pudessem fazer. Havia tantas pessoas com lágrimas nos olhos segurando esses símbolos de igualdade e amor. Foi uma coisa muito bonita. Então, sim, é mais do que um simples gesto. É uma declaração, em um lugar muito público, para muitas dessas crianças que podem não ter esse apoio em casa.”, contou o vocalista.
De volta aos Estados Unidos, Dan acredita que as coisas estão mudando para melhor. Embora os líderes pareçam relutantes em evoluir, isso já aconteceu antes, com pressão suficiente. Em 1978, a Igreja declarou que recebeu uma revelação de Deus e permitiu que os homens negros exercessem o sacerdócio pela primeira vez. E mesmo que os líderes da Igreja se recusem a ceder em questões LGBTQ como o casamento entre pessoas do mesmo sexo, Dan acredita que a comunidade mórmon está progredindo.
“As pessoas reais, especialmente as gerações mais jovens, estão cansadas de fazer parte de algo que é tão intolerante, estão cansadas da desigualdade e, portanto, estão em conflito”, diz ele.
“As pessoas estão deixando a religião porque não querem fazer parte de algo tão intolerante, ou estão ficando, mas se sentindo realmente conflituosas. Então, realmente, a pressão está em nossos líderes das crenças ortodoxas. Se eles estão ‘falando com Deus’ e recebendo revelações modernas, eu certamente espero que eles estejam orando todos os dias sobre isso, porque como eles dizem, Deus é amoroso e gentil. E eu acho que é óbvio que este Deus acreditaria em Igualdade. E se não for? Então esse não é um Deus em quem eu gostaria de acreditar.”

Via https://poenaroda.com.br/