domingo, 22 de abril de 2012

JESUS ERA GAY?















JESUS ERA GAY? 
Provavelmente, diz clérigo anglicano Paul Oestreicher, no jornal inglês GUARDIAN, 22 abril 2012
(Tradução feita pelo Google, não é perfeita mas dá pra entender)


Preguei na sexta-feira que a intimidade de Jesus com João sugeriu que ele era gay, como eu me sentia profundamente que tinha de ser resolvida.

chegando na sexta-feira sobre as últimas palavras de Jesus quando ele estava sendo executado faz grandes exigências espirituais sobre o pregador. Os jesuítas começou esta tradição. Muitas igrejas anglicanas adotou. Confrontado com este privilégio na capital cidade da Nova Zelândia, Wellington, minha segunda casa, eu estava dolorosamente consciente do contexto, uma igreja profundamente dividida em todo o mundo sobre questões de gênero e sexualidade. O sofrimento era o meu tema. Eu senti que não podia escapar do sofrimento das pessoas gays e lésbicas nas mãos da igreja, durante muitos séculos.

Era que assunto polêmico assunto para sexta-feira santa? Pela primeira vez em meu ministério, eu senti que tinha que ser. Essas últimas palavras de Jesus não me deixou escapar. "Quando Jesus viu sua mãe eo discípulo que ele amava perto, ele disse à sua mãe:" Mulher eis o teu filho! ' Então ele disse para o discípulo. "Eis a tua mãe!" E desde aquela hora o discípulo a levou para sua própria casa. "

Esse discípulo era João que Jesus, os Evangelhos afirmam, amada de uma maneira especial. Todos os outros discípulos tinham fugido com medo. Três mulheres, mas apenas um homem teve a coragem de ir com Jesus para a sua execução. Aquele homem tinha, claramente, um lugar único na afeição de Jesus. Em todas as representações clássicas da Última Ceia, um dos temas favoritos da arte cristã, John está ao lado de Jesus, muitas vezes a cabeça apoiada no peito de Jesus. Morrendo, Jesus pede a João para cuidar de sua mãe e pede que sua mãe a aceitar John como seu filho. João leva Maria para casa. John se torna inequivocamente parte da família de Jesus.

Jesus era um rabino hebraico. Raramente, ele era solteiro. A idéia de que ele tinha um relacionamento amoroso com Maria Madalena é coisa de ficção, baseada em nenhuma evidência bíblica. A evidência, por outro lado, que ele pode ter sido o que hoje chamamos de gay é muito forte. Mas mesmo os ativistas dos direitos dos homossexuais na igreja têm sido relutantes em sugerir isso. Uma exceção importante foi Hugh Montefiore, bispo de Birmingham e um convertido de uma proeminente família judaica. Ele se atreveu a sugerir essa possibilidade e foi recebido com desdém, como se ele fosse simplesmente fora de choque.

Depois de muita reflexão e com certeza não deseja choque, eu senti que ficou com nenhuma opção mas para sugerir, pela primeira vez em meio século de meu sacerdócio anglicano, que Jesus pode ter sido homossexual. Se ele tivesse sido desprovido de sexualidade, ele não teria sido verdadeiramente humano. Acreditar que seria herético.

Heterossexual, bissexual, homossexual: Jesus poderia ter sido qualquer um destes. Não pode haver nenhuma certeza de que. A opção homossexual simplesmente parece a mais provável. A íntima relação com os pontos de discípulo amado nessa direção. Seria assim interpretada em qualquer pessoa hoje. Apesar de não haver tradição rabínica do celibato, Jesus poderia muito bem ter optado por se abster de atividade sexual, se ele era gay ou não. Muitos cristãos desejam assumi-la, mas não vejo nenhuma necessidade teológica. A expressão física do amor fiel é piedoso. Para sugerir o contrário é comprar em uma espécie de puritanismo que há muito manchado as igrejas.

Tudo isso, eu me senti profundamente, teve de ser abordado na sexta-feira. Eu vi isso como um ato de penitência para o sofrimento e perseguição de pessoas homossexuais que ainda persiste em muitas partes da igreja. Poucos leitores desta coluna são susceptíveis de ser ultrajado mais do que a congregação liberal, a quem eu estava pregando, mas eu sou muito conscientes como prejudicial estas reflexões será a maioria dos cristãos teologicamente conservadores ou simplesmente tradicional. A questão essencial para mim é: o que o amor demanda? Para os meus críticos é mais freqüente: o que dizem as Escrituras? Neste caso, tanto do ponto na mesma direcção.

Se Jesus era gay ou hetero não afecta quem ele era eo que ele significa para o mundo de hoje. Espiritualmente, é irrelevante. O que importa neste contexto é que existem muitos seguidores de gays e lésbicas de Jesus - ordenados e leigos - que, apesar da igreja, notavelmente e, humildemente, permanecem fiéis aos seus membros. Será que as igrejas cristãs em seus muitos disfarces mais abertamente aceitar, abraçar e amá-los, não haveria muitos discípulos mais.

Fonte; Facebook de; Dr Luiz Mott.
Parte superior do formulário
Curtir ·  · Compartil
Parte inferior do formulário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nova Iguaçu realiza Dia D Vacinação contra a gripe

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu (Semus) vai fazer, neste sábado (13), uma grande mobilização para participar do Dia D de Vaci...