quinta-feira, 6 de outubro de 2022

PM prende jovem negro em Goiás: 'vai gritar Lula na África!' veja video

Jovem negro é preso em GO
Jovem negro é preso em GO Foto: Reprodução
T

Vídeo que viralizou nas redes sociais nesta quinta-feira mostra policial militar dizendo "Vai gritar Lula na África, agora" a um jovem negro. Também é possível ver o agente agredindo as costas do jovem antes de algemá-lo. O ocorrido teria acontecido no último domingo, 02 de outubro, na cidade de Nova Gama, em Goiás.

Ministério Público de Goiás pediu para a Polícia Militar a identidade dos agentes envolvidos no episódio e outras informações sobre a abordagem.

Veja abaixo tweet com o vídeo:

A data do vídeo corresponde ao dia do primeiro turno das eleições em 2022. Nas imagens, uma voz por trás das câmeras afirma que "foi preso o moleque", e que a prisão teria sido motivada por questões políticas.

Josivaldo Sousa, inspetor da Guarda Municipal, contou que foi chamado por mesários para ajudar um policial militar com uma ocorrência de boca de urna ao lado do colégio eleitoral. Segundo Sousa, ele estava no local para reforçar a segurança do PM, que estava sozinho.

O jovem foi preso sob a acusação de boca de urna e, logo depois, foi solto por falta de provas. Ele não levava consigo santinhos ou material de campanha de nenhum candidato. Depois de solto, o jovem foi levado até a sua casa pela Guarda Municipal, relatou Josivaldo. Segundo o guarda, ele é estrangeiro.

A presidente do Partido dos Trabalhadores de Goiás, Kátia Maria, se manifestou sobre o caso nas suas redes sociais.

"As imagens mostram cenas de racismo e violência política juntas. Ambas configuram crime e foram cometidas pelo Estado, o que é mais grave ainda. Não vamos permitir intimidação, perseguição política e policial aos apoiadores do Lula em Goiás (...) Exigimos do Governador Ronaldo Caiado a apuração imediata do caso, a punição dos culpados e a orientação da corporação para que novos casos como esses não se repitam em Goiás."

Ainda de acordo com a nota, o PT orientou sua assessoria jurídica a acionar a corregedoria da PM/GO e da Guarda Municipal de Novo Gama.

Fonte. Jornal Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nova Iguaçu realiza Dia D Vacinação contra a gripe

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu (Semus) vai fazer, neste sábado (13), uma grande mobilização para participar do Dia D de Vaci...