quarta-feira, 16 de junho de 2021

Cacique diz que Bolsonaro trabalha para destruir direitos dos indígenas

“O governo brasileiro não tem visão para perceber que os direitos dos povos indígenas são um grande potencial. O mundo inteiro tem falado do papel da floresta, da vida sustentável, em especial da Amazônia, mas o governo quer destruir tudo”, afirmou o cacique Almir Suruí, contra projeto de lei que trata da demarcação de terras indígenas.

(Foto: Reuters)


247 - O cacique Almir Suruí afirmou ao jornal O Globo nesta quarta-feira, 16, que o governo de Jair Bolsonaro trabalha para destruir os direitos coletivos dos indígenas brasileiros, ao denunciar o projeto de lei que trata da demarcação de terras indígenas e está na pauta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJC) da Câmara dos Deputados.

O texto transfere da União para o Congresso a última decisão na demarcação das terras indígenas, com poder de rever as áreas já demarcadas e de proibir a ampliação das reservas já existentes.

“Esse projeto representa um retrocesso histórico, que vem ganhando força agora com esse governo que incentiva, em seu discurso e ações, a destruição dos direitos coletivos dos povos indígenas brasileiros”, declarou.

“O governo brasileiro não tem visão para perceber que os direitos dos povos indígenas são um grande potencial. O mundo inteiro tem falado do papel da floresta, da vida sustentável, em especial da Amazônia, mas o governo quer destruir tudo. Não tem preocupação com equilíbrio climático, ambiental e cultural. O Brasil é respeitado porque tem floresta e o protagonismo de ainda ter floresta em pé é dos povos indígenas”, criticou.

Nesta quarta-feira, centenas de indígenas de variados povos realizaram um protesto em Brasília contra a tramitação do projeto de lei. Os manifestantes foram recebidos a bomba quando chegaram em frente à sede da Fundação Nacional do Índio (Funai), em Brasília.

Inscreva-se na TV 247, seja membro, e assista:

Fonte.Brasil247.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nova Iguaçu realiza Dia D Vacinação contra a gripe

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu (Semus) vai fazer, neste sábado (13), uma grande mobilização para participar do Dia D de Vaci...