domingo, 30 de junho de 2019

KADU MOLITERNO, POPÓ E MÃES DE LINZMEYER E PABLLO VITTAR FALAM DO ORGULHO DE TEREM FILHOS GAYS

Fonte. Jornal Extra
Bruna Linzmeyer com a mãe; Kadu Moliterno com o filho e Pabblo Vittar com a mãe
Bruna Linzmeyer com a mãe; Kadu Moliterno com o filho e Pabblo Vittar com a mãe

Há 50 anos, frequentadores de um bar gay em Nova York se rebelaram contra a truculência policial dando início ao que ficou conhecido como a Revolta de Stonewall e à luta pelos direitos dos homossexuais. A data virou um marco e tem sido celebrada nos últimos dias ao redor do mundo. O EXTRA ouviu pais sobre a relação com seus filhos gays. E todos eles têm algo em comum: o orgulho.
Boxeador Popó e o filho, o estudante de Medicina Juan Freitas
Boxeador Popó e o filho, o estudante de Medicina Juan Freitas Foto: Reprodução/Instagram
"Daria um nocaute no preconceito"
Como boxeador, Popó deixou seu nome registrado na história do esporte. Em sua primeira luta como profissional, o baiano venceu por nocaute aos 34 segundos do primeiro round. Na mesma velocidade como conquistou a vitória no ringue, ele naturalizou a orientação sexual do filho, Juan Popó Vidal Freitas, que aos 16 anos revelou a Popó que era gay e estava namorando.
Boxeador Popó e o filho, o estudante de Medicina Juan Freitas
Boxeador Popó e o filho, o estudante de Medicina Juan Freitas Foto: Reprodução/Instagram
"Minha reação foi normal, não vi nada demais. Apesar de vir de uma família preconceituosa, eu sigo os tempos de hoje e não vejo a orientação sexual de alguém como um monstro. Eu só passei a ter um cuidado maior com o Juan, dar mais atenção porque a sociedade ainda é majoritariamente machista e preconceituosa", relembra Popó, que conta com orgulho que Juan, aos 19 anos, está no segundo semestre de Medicina.
Boxeador Popó e o filho, o estudante de Medicina Juan Freitas
Boxeador Popó e o filho, o estudante de Medicina Juan Freitas Foto: Reprodução/SBT
Tetracampeão mundial em duas categorias diferentes de boxe, Popó diz que falta derrotar apenas um dos maiores adversários que já viu em sua vida:
"Daria um nocaute no preconceito. Para os homofóbicos deixo apenas um recado: façam sua parte para que tenhamos uma sociedade melhor, cuidem da sua família e deixem as pessoas serem felizes".
Boxeador Popó e o filho, o estudante de Medicina Juan Freitas
Boxeador Popó e o filho, o estudante de Medicina Juan Freitas Foto: Reprodução/SBT
Bruna Linzmeyer com a mãe, a educadora Rosi Linzmeyer
Bruna Linzmeyer com a mãe, a educadora Rosi Linzmeyer Foto: Reprodução/Facebook
"Que privilégio eu tenho de ser mãe da Bruna"
Desde que revelou publicamente sua homossexualidade, em 2016, Bruna Linzmeyer virou uma importante militante das causas LGBTQI+. A atriz, que fez um discurso inflamado na Parada Gay de São Paulo, na semana passada, usa sua visibilidade para combater preconceitos e ressaltar a importância da união feminina, principalmente entre as lésbicas. Bruna costuma se referir a ela e à namorada, Priscila Fiszman, como o "casal sapatão" e sempre defende o amor livre. A mãe dela, a educadora Rosi Linzmeyer, morre de orgulho. "Que privilégio eu tenho de ser mãe da Bruna. Ela é um ser de luz. Tenho orgulho de vê-la lutando por uma causa", diz.
Bruna Linzmeyer com os pais e o irmão
Bruna Linzmeyer com os pais e o irmão Foto: Reprodução/Facebook
Kadu Moliterno com o filho Kenui
Kadu Moliterno com o filho Kenui Foto: Reprodução/Instagram
"Tenho muito orgulho do meu filho"
O estudante Kenui Moliterno, de 19 anos, também encontrou apoio do pai, o ator Kadu Moliterno, quando revelou para ele, há dois anos, que é gay. "Minha reação foi a mais tranquila possível. Eu disse: 'meu filho, sem o menor problema, o importante é que você seja feliz'. Ele ficou muito contente com isso e relaxou", lembra o ator de 67 anos. Kadu, porém, não deixa de se preocupar com a segurança do filho, principalmente quando o rapaz, que mora na Califórnia, nos EUA, vem visitar a família no Brasil.
"Tive medo durante uma época, que o meu filho voltasse para casa, para férias, pelo própria agressividade que tem na noite. Lá fora, eu não tenho menor medo de nada. Aqui no Rio ainda tenho receio de que ele seja agredido. Ainda acho que o Brasil está muito atrás nesse sentido, tem uma mentalidade muito antiga ainda de preconceito. É muito difícil para um pai que tem um filho assumido dormir tranquilo quando o filho sai para uma festa", diz. Kanui tem um canal no Youtube com uma amiga lésbica e também costuma levantar bandeira contra o preconceito.
"Tenho muito orgulho dele. Acho que ele está ajudando muita gente a não sofrer, a se assumir e não ter nenhum tipo de preconceito. E eu dou todo apoio. Ele é um orgulho para a família", conclui o ator.
Kadu Moliterno com o filho, Kenui Moliterno
Kadu Moliterno com o filho, Kenui Moliterno Foto: Reprodução/Instagram
Kadu Moliterno com o filho, Kenui Moliterno
Kadu Moliterno com o filho, Kenui Moliterno Foto: Reprodução/Instagram
"Sou muito orgulhosa de fazer parte dessa família LGBT"
Verônica Rodrigues sempre soube que o filho Pabllo era diferente de outros meninos de sua faixa etária. Foi a primeira a observar a sexualidade do filho e encarou de forma muito natural a revelação que ele fez ao contar que era gay. Hoje Pabllo é a drag queen Pabllo Vittar, estourada no mundo, festejada na comunidade LGBT, um mulherão que desafia padrões vigentes e encontrou seu lugar de fala.
Pabllo Vittar e a mãe, Verônica Rodrigues
Pabllo Vittar e a mãe, Verônica Rodrigues
"Quando Pabllo decidiu me revelar, eu já sabia. Eu sorri e falei que já sabia. Mãe que é mãe conhece seus filhos. Foi uma luta muito grande quando ele decidiu pela carreira artística e levantar sua bandeira. A família inteira deu apoio e por isso que ele está aí sendo o que ele é e abraçando essa bandeira que a gente abraça junto com ele", diz Verônica, que ainda chama o filho no masculino.
Pabllo Vittar e a mãe, Verônica Rodrigues
Pabllo Vittar e a mãe, Verônica Rodrigues
Verônica tem ainda duas outras filhas. Uma delas é lésbica: "Me sinto orgulhosa de fazer parte dessa família LGBT. Quando vejo uma mãe ou um pai maltratando uma criança ou um jovem por ser gay ou ser lésbica, eu aconselho mães e filhos a serem honestos, direitos, a estudar para serem alguém porque sem isso nada se tem.
Na minha casa aprendemos a respeitar o direito de todos, a diversidade. Ensinei meus filhos a serem o que eles querem ser. Não é a toa que a família Rodrigues está sempre vencendo os obstáculos. Ser mãe do Pabllo é uma definição de orgulho, um presente de Deus. Todos os dias eu aprendo mais e tento ser, sim, uma supermãe".
Pabllo Vittar e a mãe, Verônica Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nova Iguaçu realiza Dia D Vacinação contra a gripe

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu (Semus) vai fazer, neste sábado (13), uma grande mobilização para participar do Dia D de Vaci...