quarta-feira, 26 de junho de 2019

HGNI entrega enfermarias reformadas e cria espaço de internação para cirurgias eletivas


Quatro enfermarias do Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) foram entregues nesta quarta-feira (26), totalmente reformadas. As unidades já estão sendo utilizadas por pacientes que foram remanejados de outras enfermarias, que também serão reformadas. Outra melhoria anunciada pela direção do hospital foi a criação da Unidade de Internação Eletiva, para receber os pacientes que farão cirurgias eletivas. A unidade vai funcionar onde era o antigo banco de sangue. A meta é realizar entre 250 e 300 cirurgias por mês.
O HGNI vem passando por uma ampla reforma. Os serviços começaram no fim de abril e vão se estender por todo o ano. As enfermarias reformadas passaram uma reformulação total, com o conserto das paredes, janelas, telhados, troca das portas, colocação de piso, luminárias, bate macas, manutenção hidráulica, elétrica e pintura. Nos banheiros foram trocadas pias, vasos sanitário, torneiras, chuveiros e correção de infiltração, além de colocação de azulejos. Cada uma recebeu quatro novas camas hospitalares elétricas.
“Esse é o hospital mais importante da Baixada Fluminense, sempre operando acima da capacidade. Por isso é uma obra difícil de fazer, pois está acontecendo com o hospital funcionando. Fato é que vamos entregar todas as enfermarias e fazer obras também na Mariana Bulhões”, disse o prefeito de Nova Iguaçu, Rogerio Lisboa, que visitou as enfermarias reformadas.
Para o diretor geral do HGNI, Joé Sestello, as novas enfermarias oferecem mais qualidade na assistência. “Estamos recebendo intervenções estruturais e uma ambiência satisfatória, o que contribui para a diminuição do sofrimento e a melhora assistencial do paciente”, afirma o diretor.
Internada no HGNI há oito dias aguardando a realização de uma ponte safena, Neuzete Silva dos Reis, de 60 anos, foi uma das primeiras pacientes a entrar na nova enfermaria. Ela elogiou o trabalho. “Está uma beleza, banheiro quentinho e tudo bonitinho. Essa obra valeu a pena! Só quem sai ganhando é o povo que procura o Hospital da Posse”, disse Neuzete.
As obras de reforma do HGNI estão sendo custeadas pela Prefeitura de Nova Iguaçu. A realização dos serviços só foi possível porque o Governo estadual reajustou o valor dos repasses mensais para o hospital, o que permitiu à Prefeitura destinar para as obras parte dos recursos antes utilizados no custeio da unidade. Além de reformas estruturais, também estão sendo adquiridos novos equipamentos, como macas, camas, escadas, poltronas e colchões.
Nesta primeira etapa, as reformas acontecem nas 40 enfermarias adultas, corredores e telhados. Na sequência, outros setores cruciais, como as emergências, centro cirúrgico, CTI, salas de triagem também receberão melhorias.
 
Cirurgias eletivas noturnas
Em paralelo a entrega das enfermarias, o HGNI criou a Unidade de Internação Eletiva. O espaço conta com recepção, posto de enfermagem, dois banheiros e três enfermarias. Tem capacidade para receber até 12 pacientes, que ficarão internados aguardando cirurgias, desde vesícula a alguns tipos de câncer. A expectativa é reduzir a fila de pessoas que aguardam cirurgia eletiva, uma vez que o hospital é um dos únicos da Baixada Fluminense a realizar este procedimento.
As cirurgias eletivas reguladas a partir da Central Municipal de Regulação voltarão a ser realizadas dentro de um mês. “Só temos o HGNI para atender toda a Baixada Fluminense, cobrindo uma área com três milhões de habitantes. Nosso objetivo é reduzir essa fila de eletivas e dar a melhor resolução no quadro dos pacientes que aguardam o procedimento”, destaca o secretário municipal de Saúde, Manoel Barreto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um pouco sobre Maria Bonita

  Maria Bonita nasceu no dia 17 de Janeiro de 1910 em Malhada da Caiçara, no atual município de Paulo Afonso, na Bahia. Era filha de José Go...