Nova Iguaçu recebe a Caravana Produção Cultural da Juventude
Para se tornar um empreendedor em um mundo cada vez mais rápido, imprevisível, complexo e ambíguo, não basta improvisar e seguir o fluxo. É necessário conhecer o contexto, articular com parceiros, saber estruturar negócios e pensar estrategicamente. Na área cultural, especialmente, para empreender é preciso entender a cultura como negócio, desde o básico até as principais tendências do momento.
Com o propósito de abrir o olhar dos produtores de cultura da Baixada Fluminense para esta realidade, a Caravana Produção Cultural da Juventude estará em Nova Iguaçu entre os dias 25 e 27 de junho. A ação é uma iniciativa do programa Rio Criativo, do Governo do estado, em parceria com a Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Serão oferecidas seis oficinas gratuitas no Complexo Cultural – Teatro Sylvio Monteiro. São 120 vagas para cada oficina. As inscrições podem ser feitas no site
http://riocriativo.com/.
http://riocriativo.com/.
“Não tem como pensar cultura sem pensar em economia criativa”, explica Marcus Monteiro, secretário municipal de Cultura de Nova Iguaçu. Segundo ele, a vinda da Caravana para a cidade vai se somar às ações que a Prefeitura vem desenvolvendo para estimular o empreendedorismo cultural, a partir da decisão do prefeito Rogerio Lisboa de criar uma Coordenadoria de Economia Criativa, na Secretaria de Cultura.
A Coordenadoria vem atuando desde abril, articulando os empreendedores culturais e estimulando a formação de novos empreendedores. “Estamos formando uma rede de empreendedores criativos na cidade”, afirma Wesley Brasil, coordenador do projeto.
Nas seis oficinas Caravana Produção Cultural da Juventude serão abordados os temas: Cultura é negócio – novas formas de produzir; Cultura em rede – produção e captação de recursos; Planejamento financeiro para nunca ficar no vermelho; Planejamento estratégico em cultura; Criando o modelo do seu negócio e Prepare seu projeto cultural.
OFICINAS
25 de junho
Oficina 1 // 9h -13h // Cultura é negócio: novas formas de produzir
Quais são as principais macro e micro-tendências da cultura? O que a era de mudanças em que vivemos tem a ver com produção cultural? Qual é o futuro do conteúdo? Como as pessoas estão consumindo cultura no mundo, no Brasil e no Rio de Janeiro? Nesta oficina, vamos conhecer o que tem sido feito de inovador e entender como é possível empreender sendo jovem neste ecossistema.
• Estudo de caso Encontrarte e Rodas de rima
Oficina 2 // 14h – 18h // Cultura em rede: identificação de público e formas de financiamento
Projetos e negócios precisam de recursos para sair do papel – isso é fato. Mas será que somos capazes de identificar tudo que está ao nosso alcance? E como quem está do nosso lado pode ajudar? Nessa oficina, você vai aprender a reconhecer todos os seus recursos e a mobilizá-los a partir da sua rede. Além disso, vamos descobrir como parceiros podem ser um diferencial para captar novos recursos.
26 de junho
Oficina 3 // 9h – 13h // Planejamento financeiro para nunca ficar no vermelho
Na hora de botar o bloco na rua, muitos imprevistos acontecem. Como manter a sustentabilidade financeira em universo instável como o da cultura? Nesta oficina, você vai aprender o básico do que precisa saber para operar financeiramente o seu negócio, sendo ao mesmo tempo eficiente e mantendo as contas em dia.
Oficina 4 // 14h – 18h // Planejamento estratégico em cultura
Você sabe o que é estratégia? Diferente de objetivos, missão e visão, a estratégia é a forma como um negócio decide, planeja e principalmente executa suas atividades. Nesta oficina, você vai aprender a montar um plano estratégico eficiente para o seu negócio, e mais que isso: a pensar e agir estrategicamente no seu empreendimento cultural.
27 de junho
Oficina 5 // 9h – 13h // Criando o modelo do seu negócio
O que diferencia os negócios de sucesso? Como uma marca permanece na vida do consumidor? Nessa oficina, vamos entender o que é modelagem de negócios e como isso afeta o seu produto cultural. Você vai descobrir de que formas é possível inovar para ser relevante para o público.
Oficina 6 // 14h – 18h // Fazendo apresentações de impacto
O seu projeto é o melhor de todos. Você acredita nele, o produto ou o serviço está afinado, mas não consegue vender. O que está dando errado? Nesta oficina, você vai aprender a construir um bom briefing, a utilizar técnicas de storytelling (a forma como você conta a sua história) e a apresentar-se diante do público ou de um investidor em um pitch. Comunicação fácil, projeto visualmente bonito e uma apresentação impactante são os ingredientes principais para fazer parcerias e negócios.
Comentários
Postar um comentário