sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Assembleia Legislativa da Paraíba discute homofobia

Detalhe. Frei Anastácio é o de camisa vermelha

Assembleia Legislativa da Paraíba discute homofobia


Governador precisa fazer algo contra a homofobia


A Assembleia Legislativa da Paraíba realizou uma sessão especial, na tarde desta segunda-feira (13), com o propósito de discutir e apresentar alternativas ao reconhecimento dos direitos fundamentais dos homossexuais. O evento também foi uma homenagem ao Dia Internacional da Consciência Homossexual, comemorado no dia 28 de junho.

“A violência contra os gays é da conta de todos, jamais da omissão”, declarou o deputado Frei Anastácio (PT), autor da sessão, ao discursar na tribuna sobre a violência contra a classe, que teve um aumento significativo este ano, levando a Paraíba ao segundo lugar no ranking dos assassinatos em todo país.
 Dados não oficiais, já que o governo federal não possui banco de dados sobre homofobia.

O deputado destacou também que a sessão teve como objetivo criar um momento para que a sociedade reflita a cerca da atual realidade brasileira. “Trago para esta Assembleia a reflexão e a aceitação. Este momento é o espaço para que cada um promova as ações e faç Louvável a reverter essa realidade cruel”, frisou Frei Anastácio.


Estima-se que lésbicas, gays, travestis e transexuais representem mais de 10% da população mundial. No Brasil, são mais de 17 milhões de seres humanos discriminados, violentados, assassinados. Somente este ano, 165 gays foram mortos por homofobia, em todo o país. A cidade de São Paulo lidera o ranking com 19 assassinatos, apenas em 2012. A Paraíba é o segundo colocado com 15 mortes, sendo um aumento considerável em relação a 2011, quando ocorreram quatro crimes.
 Todos esses dados não são oficiais, mas dão um panorama do quão homofóbico é o nosso país.

O presidente da comissão da diversidade sexual, José Batista de Melo, agradeceu a iniciativa da Casa. “Os direitos humanos estão ai para todos e não só para parte das pessoas, pois nós somos humanos, não somos de outra espécie. Agradeço a todos os representantes da sociedade pela presença e pela coragem de nos unir para discutir este tema que muitas vezes tem sido difícil”, disse José Batista.


Compuseram a mesa, além do deputado Frei Anastácio, os deputados Luciano Cartaxo (PT) e Trócolli Júnior (PMDB); a secretária da Mulher e da Diversidade Humana do Estado, Iraê Lucena; a delegada contra crimes homofóbicos Desirrê Vasconcelos; o representante do Fórum de Entidades LGBT do Estado, Luciano Vieira; o coordenador da Polícia Solidária, tenente-coronel Sobreira; o presidente da Comissão da Diversidade Sexual, José Batista de Melo; e o defensor público e coordenador de combate aos crimes homofóbicos, Carlos Calixto de Oliveira.  


Louvável a iniciativa do deputado Frei Anastácio, mas sabemos que sessões especiais em câmaras não são suficientes no combate à homofobia. É preciso que o governador Ricardo Coutinho (PSB) faça alguma coisa para coibir tantos crimes de ódio! Ideal seria que ele trabalhasse em conjunto com prefeituras do estado. Vamos pressioná-lo?

Para exigir que o governo da Paraíba combata a homofobia, envie uma mensagem ao governador Ricardo Coutinho, clicando aqui! Você pode enviar mensagem pelo twitter dele: @realrcoutinho, pelo Facebook:http://www.facebook.com/GovernoParaiba ou pelo portal do governo: http://www.paraiba.pb.gov.br/contato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nova Iguaçu realiza Dia D Vacinação contra a gripe

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu (Semus) vai fazer, neste sábado (13), uma grande mobilização para participar do Dia D de Vaci...