quarta-feira, 30 de abril de 2025

História Entenda como e porque o Dia do Trabalhador é 1º de maio

Por que o Dia do Trabalhador é feriado?

O 1º de maio, Dia do Trabalhador, é um feriado nacional garantido pela Lei nº 10.607, de 19 de dezembro de 2002. Esta legislação o inclui formalmente como um dos feriados fixos do país, assegurando seu reconhecimento oficial em todo o território brasileiro.

No entanto, apesar da lei, a origem da data como feriado remonta à Primeira República. Em 1924, durante o governo de Artur Bernardes, o Decreto nº 4.859 estabeleceu a data para a comemoração dos “mártires do trabalho”. 

Embora essa fosse a razão oficial da época, é importante notar que a data já era palco de celebrações e tinha forte significado político, com protestos e movimentos de trabalhadores, desde a década de 1910, contextualizando a importância da origem do feriado para a classe trabalhadora.

Imagem: Freepik.

Qual é a origem do Dia do Trabalhador?

Dia do Trabalhador é uma data comemorativa histórica que representa a luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho e direitos sociais. No Brasil e em vários outros países ele é celebrado em 1º de maio e sua origem remonta a greve geral mobilizada por trabalhadores dos Estados Unidos.

Em 1º de maio de 1886, nos Estados Unidos, cerca de 340 mil trabalhadores fizeram uma greve geral em Chicago. Eles reivindicavam a redução da jornada de trabalho — antes sem limite, chegando a ultrapassar 16 horas diárias em alguns casos — para 8 horas.

Por volta de 1870 a 1900, o país vivia o período denominado Gilded Age” (Idade Dourada), marcado por um rápido crescimento industrial, econômico e tecnológico. Porém, ao mesmo tempo, a desigualdade social e a corrupção política atingiam níveis sem precedentes. 

Enquanto uma pequena elite de magnatas da indústria acumulava enormes riquezas, a maioria dos trabalhadores vivia em condições precárias.

Iniciando-se em Chicago, naquele 1º de maio, a greve se espalhou por todo o país, com milhares de trabalhadores paralisando suas atividades. Eles lutavam, entre outras coisas, pela redução da jornada de trabalho, cuja duração média somava de 10 a 16 horas por dia.A greve geral se estendeu por vários dias e terminou com um confronto violento entre trabalhadores e policiais, conhecido como o “Massacre de Haymarket”. Vários trabalhadores foram presos e alguns, condenados à morte. Mesmo assim, a luta pela redução da jornada e por melhores condições de trabalho continuou.

Por isso, o 1º de maio foi escolhido como o Dia do Trabalhador para homenagem às vítimas do massacre. Desde então, a data tornou-se um símbolo da luta dos trabalhadores em todo o mundo. Hoje, ela é celebrada com manifestações, passeatas, discursos e eventos culturais.

O Massacre de Haymarket em 1º de maio de 1886. Evento que motivou a criação da data do dia do trabalhador.
O Massacre de Haymarket em 1º de maio de 1886. Imagem: Wikipedia.

Veja também nosso vídeo sobre o que é a CLT!

E como o Dia do Trabalhador surgiu no Brasil?

Dia do Trabalhador no Brasil remonta ao movimento operário e às lutas sindicais ocorridas no final do século XIX e início do século XX. Em 1917, uma grande greve geral aconteceu em São Paulo pela redução da jornada de trabalho para oito horas diárias, dentre outras pautas.

A greve foi reprimida violentamente pelas autoridades, mas a reivindicação continuou e, em 1924, o presidente Arthur Bernardes instituiu o dia 1º de maio como o dia oficial do trabalhador no Brasil, pelo Decreto nº 4.859.

A celebração da data no país, no entanto, só começou a ser mais difundida a partir da década de 1930, quando as organizações sindicais e os partidos políticos passaram a promover manifestações e eventos para marcar a data.

Em 1940, Getúlio Vargas, pelo Decreto-Lei nº 2.162, instituiu o salário mínimo para todas as categorias profissionais. Três anos depois, no simbólico 1º de maio de 1943, Getúlio sancionou a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), que até hoje é um marco para os direitos trabalhistas no Brasil.

Em 1954, de volta ao poder, Vargas sancionou a Lei nº 4.090, instituindo o 13º salário. 

Já em 1964, o regime militar proibiu as comemorações do Dia do Trabalhador, temendo manifestações contrárias ao governo. A proibição só foi suspensa em 1968, quando uma grande manifestação reuniu mais de 100 mil pessoas em São Paulo.

Em 1980, durante a abertura política no Brasil, a data ficou marcada por grandes manifestações de trabalhadores e sindicatos em todo o país, reivindicando melhores condições de trabalho e salários mais justos.

Já em 1988, a Constituição Federal do Brasil foi promulgada, dando proteção constitucional a diversos direitos trabalhistas, como a jornada de trabalho de oito horas diárias, férias remuneradas e licença-maternidade. Justamente por consolidar essas e outras conquistas sociais, ela foi apelidada de constituição cidadã

Assim, o Dia do Trabalhador é uma data importante no calendário brasileiro e continua sendo celebrado no país com manifestações, shows, eventos culturais, reivindicações e homenagens aos trabalhadores brasileiros, que desempenham um papel fundamental no desenvolvimento do país.

Veja também: história do sindicalismo no Brasil e no mundo!

Como essa data é comemorada em outros países?

Além do Brasil, cerca de 80 países comemoram o Dia Internacional do Trabalho, no entanto, em muitos países, a data não é um feriado nacional. A nomenclatura também pode mudar a depender do local. Assim, você pode encontrar um lugar onde o 1º de maio é Dia do TrabalhoDia Internacional do Trabalhador ou Dia 1º de Maio, por exemplo.

Na Nova Zelândia, o Dia do Trabalho ocorre na quarta segunda-feira de outubro, pois a data homenageia a luta dos trabalhadores locais que conquistou a jornada diária de 8 horas, antes mesmo da greve geral dos Estados Unidos (que deu origem ao feriado internacional).

Já nos Estados Unidos, há um debate de que a data 1º de maio pode ser associada ao movimento socialista, por isso, o Dia do Trabalho pode ser comemorado na primeira segunda-feira de setembro.

E aí, entendeu como surgiu o Dia do Trabalhador? Deixe suas dúvidas e opiniões nos comentários!

Referências:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um pouco sobre Maria Bonita

  Maria Bonita nasceu no dia 17 de Janeiro de 1910 em Malhada da Caiçara, no atual município de Paulo Afonso, na Bahia. Era filha de José Go...