Quem foi foi Mary Fields,
Quando pensamos no Velho Oeste, costumamos imaginar cowboys brancos, duelos ao amanhecer e cavalos a galope.
As vaqueiras negras tiveram um papel crucial na formação do Oeste americano.
Muitas eram filhas de pessoas que haviam sido escravizadas, e num mundo que lhes oferecia pouco ou nada, eles forjaram o seu caminho com força, coragem e trabalho incansável.
Essas mulheres não estavam apenas montando a cavalo com destreza. Eles também arrebentaram gado, marcaram gado, consertaram cercas, participaram de rodeios e faziam tudo o que se esperava de um cowboy... e mais.
Uma delas foi Mary Fields, apelidado de "Mary la Diligence", que se tornou lenda por ser a primeira mulher afro-americana a trabalhar como motorista de diligências em Montana. Marinha, determinada e imparável, Mary quebrou barreiras em uma profissão dominada por homens.
As vaqueiras negras construíram comunidades, cuidaram da terra e deixaram uma marca indelével na cultura pecuária do Oeste. Seu legado hoje é reconhecido como uma parte vital tanto da história afro-americana como da história dos EUA.
Embora durante décadas tenham sido invisibilizadas, sua coragem e espírito pioneiro continuam cavalgando na memória daqueles que lutam por uma história mais completa e justa.
Comentários
Postar um comentário