sábado, 27 de outubro de 2012

Pastor de Nova Iguaçu se refere a LGBT como doente

DENÚNCIA!

VEREADOR / PASTOR LARANJA, AFIRMA - NA PRESENÇA DE QUASE DUAS MIL PESSOAS - QUE ELE TEM A FÓRMULA PARA CURAR GAY.


Em uma animada e gostosa reunião para assuntos políticos – que contava com quase duas mil pessoas – ouço de repente uma voz inflamada, descontrolada e quase raivosa esbravejando a seguinte frase: “ PORQUE EU CREIO QUE JESUS CURA O GAY"! Passado os primeiros segundos do meu espanto, fui informada que o autor da famigerada frase tratava-se do senhor vereador / pastor LARANJA. Ao terminar seu “discurso” - que mais parecia um ataque aos homossexuais, o matusalênico vereador desceu do palanque e eu fui ao seu encontro com a seguinte pergunta: Vereador, isso aqui é um culto? Ele fez cara de nada e respondeu com outra pergunta: Quem é você? Apresentei-me como liderança LGBT na cidade, Lésbica e sua companheira de campanha. Acrescentei que o “nobre” vereador / pastor fora infeliz em suas palavras, pois homossexualidade não doença. Ele olhou para minha prá mim, e novamente fez cara de quem não estava entendendo absolutamente nada e pasmem: “fugiu” covardemente, como um moleque após fazer uma travessura. Tentei ir atrás dele, mas a turma do deixa – disso me impediu alegando que não valeria á pena, até porque , o matusalênico vereador está com os dias contados: foi vergonhosamente derrotado nas urnas. O público que presenciou a cena veio ao meu encontro com palavras de repúdio contra aquele que deveria RESPEITAR A TODOS E TODAS. Obtive a solidariedade de dezenas de pessoas - HÉTEROS, diga- se de passagem, pois os homossexuais presentes preferiram não se envolver com o ocorrido. Todos ficaram impactados com as palavras carregadas de ódio do senhor vereador pastor LARANJA. Por outro lado, foi bom, pois viram o que é HOMOFOBIA. ELA EXISTE. É FATO.

Os LGBT´s são pessoas com aspirações individuais e coletivas. Se votamos, pagamos impostos , e vivemos sob a mesma lei que rege o País, com todos os deveres, porquê não temos o direito de exercer a nossa cidadania plena, como qualquer outro cidadão? Porquê não podemos fazer parte da construção de nossa sociedade, politicamente?

Esse fato ocorreu no dia 22/10 durante uma reunião para assuntos políticos. Esse senhor tentava, com esse discurso preconceituoso, "justificar" um panfleto criminoso que estava circulando no município de Nova Iguaçu, que discriminava os homossexuais e criticava políticas públicas para população LGBT.



Marisa LGBT

Vice – presidente da AGANI

Conselho Estadual dos Direitos Humanos LGBT

União Brasileira da Mulher - NI / UBM

Associação Brasileira de Lésbicas / ABL

Nova Iguaçu, 27 de outubro de 2012


MOÇÃO DE REPÚDIO



A União Brasileira de Mulheres de Nova Iguaçu / UBM e o movimento organizado da inclusão e valorização da pluralidade e diversidade sexual de Nova Iguaçu / AGANI, vêm externar todo seu repúdio pela atitude preconceituosa e discriminatória do senhor vereador Pastor Laranja – membro parlamentar da Câmara Municipal de Nova Iguaçu. O nobre vereador, ao fazer uso da palavra em uma reunião para assuntos políticos, no dia 22 de outubro de 2012, na ânsia de rebater uma carta de cunho discriminatório, preconceituoso e difamador que circulou na cidade de Nova Iguaçu durante semana corrente, proferiu a seguinte frase: “eu creio que Jesus Cristo CURA o gay”! Temos prova baseada em estudos e pesquisas de que a homossexualidade NÃO É DOENÇA. A homossexualidade é tão natural quanto à heterossexualidade. Nasce-se homossexual, assim como se nasce heterossexual. Quem afirma que a homo afetividade é uma opção, ou uma doença, acredita que a discriminação e o preconceito que sofrem lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, é algo merecido.

Quanto à criação da Coordenadoria, o vereador pastor Laranja foi ainda mais descortês e irresponsável ao afirmar, de forma veemente, que a prefeita já RASGOU e JOGOU fora o projeto. Não se joga fora um projeto. Tenho certeza que a prefeita não cometeu tal ato, até porque, atualmente há uma política NACIONAL que incentiva que nos Estados e Municípios sejam criadas tais coordenadorias, não podendo tal fato ser atribuído a prefeito nenhum. Hoje , a política segue uma linearidade nacional em seus programas, projetos e nas principais ações. As coordenadorias têm que existir para que os programas aconteçam. As coordenadorias da diversidade sexual já é uma realidade em vários municípios e estados brasileiros.

Enquanto exercendo a livre orientação sexual, ou enquanto assumidamente homossexual, o ser humano não está infringindo nenhuma lei. Ele também não é portador de qualquer patologia física ou mental em função de sua homossexualidade. Contudo, lamentavelmente, ainda existem pessoas como a Vereador Pastor Laranja, que por diversas razões têm preconceito ou praticam atos discriminatórios contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. É preciso dar um basta nas interpretações equivocadas que vão do pejorativo” que pena” até a agressões físicas e psicológica. É importante que fique bem claro que a discriminação contra homossexuais é uma violação aos direitos humanos. Em nosso País, a lei garante proteção aos homossexuais e ao exercício da livre orientação sexual. Não há na legislação brasileira, citação alguma contra a homossexualidade. Segundo nossos princípios constitucionais, todos são iguais perante a lei. A homossexualidade está presente no nosso dia- a – dia, e devemos conviver com ela com naturalidade, espontaneidade e respeito. Ninguém pode fechar os olhos para esse fato. Pessoas homossexuais sempre existiram - desde antigo testamento – e sempre existirão. Seja no trabalho, na vida social, na família, a homossexualidade deve ser vista com algo natural e livre.

Sendo assim, acreditamos que, a atitude do vereador/ pastor Laranja tenha sido totalmente desproporcional ao assunto em questão.

Em 1974 a Associação Americana de Psiquiatria – AAP –deixou de considerar a homossexualidade uma doença.

Em 1985 a homossexualidade é retirada da classificação de desvios sexuais pelo Conselho Federal de Medicina – CFM. Ninguém pode ser obrigado a submeter - se a exames ou tratamentos médicos visando modificar sua orientação sexual.

Em 1993 a Organização Mundial de Saúde - OMS – retira a homossexualidade do CID – Código Internacional de Doenças. Portanto HOMOSSEXUALIDADE NÃO É DOENÇA, sendo assim o vereador Pastor Laranja não pode curar uma doença que NÃO EXISTE!



Assinam essa moção as seguintes Instituições:



União Brasileira de Mulheres de Nova Iguaçu / UBM

Associação de Gays e Amigos de Nova Iguaçu / AGANI

Grupo 28 de Junho

Setorial LGBT contra as Opressões

Sindicato dos Trabalhadores no Comércio e Serviços de Nova Iguaçu e Região

Grupo de Emancipação​o e Luta a Livre Orientação Sexual / GRUPO ELLOS

A Legítima: pela Livre Orientação Sexual



O combate à homofobia é organizado por aqueles que sofrem a opressão em aliança com aqueles que querem acabar com essa situação.


Um comentário:

  1. tenho varios, amigos homossexual e sinceramente nao vejo um tratamento tão diferenciado politico e criminal destas mesmas pessoas, até por que estas mesmas estão inseridas em todas as partes da sociedade...

    ResponderExcluir

Nova Iguaçu realiza Dia D Vacinação contra a gripe

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu (Semus) vai fazer, neste sábado (13), uma grande mobilização para participar do Dia D de Vaci...