Técnicas de Redação - Narração, Descrição e Dissertação
Separamos as
técnicas de redação em 3 pontos para facilitar
o processo de aprendizagem.
I - NARRAÇÃO
Narrar é contar um fato, um episódio; todo discurso em que algo é CONTADO
possui os seguintes elementos, que fatalmente surgem conforme um fato vai sendo
narrado:
onde ?
|
quando?
--- FATO
--- com quem?
|
como?
|
A representação acima quer dizer que, todas as vezes que uma história é
contada (é NARRADA), o narrador acaba sempre contando onde, quando, como e com
quem ocorreu o episódio.
É por isso que numa narração predomina a
AÇÃO: o texto
narrativo é um conjunto de ações; assim sendo, maioria dos VERBOS que compõem
esse tipo de texto são os VERBOS DE AÇÃO. O conjunto de ações que compõem o
texto narrativo, ou seja, a história que é contada nesse tipo de texto, recebe
o nome de ENREDO.
As ações contidas no texto narrativo são praticadas pelas PERSONAGENS, que
são justamente as pessoas envolvidas no episódio que está sendo contado
("com quem?" do quadro acima). As personagens são identificadas
(=nomeadas) no texto narrativo pelos SUBSTANTIVOS PRÓPRIOS.
Quando o narrador
conta um episódio, às vezes( mesmo sem querer) ele acaba
contando "onde" (=em que lugar) as ações do enredo foram
realizadas pelas personagens. O lugar onde ocorre uma ação ou ações é
chamado de ESPAÇO, representado no texto pelos ADVÉRBIOS DE LUGAR.
Além de contar onde , o narrador também pode esclarecer "quando"
ocorreram as ações da história. Esse elemento da narrativa é o
TEMPO, representado no texto narrativo através dos tempos
verbais, mas principalmente pelos ADVÉRBIOS DE TEMPO.
É o tempo que ordena as ações no texto narrativo: é ele que indica ao leitor
"como" o fato narrado aconteceu. A história contada, por isso, passa
por uma INTRODUÇÃO (parte inicial da história, também chamada de prólogo), pelo
DESENVOLVIMENTO do enredo (é a história propriamente dita, o meio, o
"miolo" da narrativa, também chamada de trama) e termina com a
CONCLUSÃO da história (é o final ou epílogo). Aquele que conta a história é o
NARRADOR, que pode ser
PESSOAL (narra em 1a pessoa : EU...) ou IMPESSOAL (narra em
3a. pessoa: ELE...).
Assim, o texto narrativo é sempre estruturado por verbos de ação, por
advérbios de tempo, por advérbios de lugar e pelos substantivos que nomeiam as
personagens, que são os agentes do texto, ou seja, aquelas pessoas que fazem as
ações expressas pelos verbos, formando uma rede: a própria história contada.
II - DESCRIÇÃO
Descrever é CARACTERIZAR alguém, alguma coisa ou algum lugar através de
características que particularizem o caracterizado em relação aos outros seres
da sua espécie. Descrever, portanto, é também particularizar um ser. É
"fotografar" com palavras.
No texto descritivo, por isso, os tipos de verbos mais adequados (mais
comuns) são os VERBOS DE LIGAÇÃO (SER, ESTAR, PERMANECER, FICAR, CONTINUAR,
TER, PARECER, etc.), pois esses tipos de verbos ligam as características -
representadas linguisticamente pelos ADJETIVOS - aos seres caracterizados
- representados pelos SUBSTANTIVOS.
Ex. O pássaro é azul . 1-Caractarizado: pássaro / 2-Caracterizador ou
característica: azul / O verbo que liga 1 com 2 : é
Num texto descritivo podem ocorrer tanto caracterizações objetivas (físicas,
concretas), quanto subjetivas (aquelas que dependem do ponto de vista de quem
descreve e que se referem às características não-físicas do caracterizado).
Ex.: Paulo está pálido (caracterização objetiva), mas lindo! (carcterização
subjetiva).
III - DISSERTAÇÃO
Além da narração e da descrição há um terceiro tipo de redação ou de
discurso: a
DISSERTAÇÃO.
Dissertar é refletir, debater, discutir, questionar a respeito de um
determinado tema, expressando o ponto de vista de quem escreve em relação a
esse tema. Dissertar, assim, é emitir opiniões de maneira convincente, ou seja,
de maneira que elas sejam compreendidas e aceitas pelo leitor ; e isso só
acontece quando tais opiniões estão bem fundamentadas, comprovadas, explicadas,
exemplificadas, em suma: bem
ARGUMENTADAS (argumentar=
convencer, influenciar, persuadir). A argumentação é o elemento mais importante
de uma dissertação.
Embora dissertar seja emitir opiniões, o ideal é que o seu autor coloque no
texto seus pontos de vista como se não fossem dele e sim, de outra pessoa ( de
prestígio, famosa, especialista no assunto, alguém...), ou seja, de maneira
IMPESSOAL, OBJETIVA e sem prolixidade ("encher lingüiça"): que a
dissertação seja elaborada com VERBOS E PRONOMES EM TERCEIRA PESSOA. O texto
impessoal soa como verdade e, como já citado, fazer crer é um dos objetivos de
quem disserta.
Na dissertação, as idéias devem ser colocadas de maneira CLARA E
COERENTE e organizadas de maneira LÓGICA:
a) o elo de ligação entre pontos de vista e argumento se
faz de maneira coerente e lógica através das CONJUNÇÕES (=conectivos) -
coordenativas ou subordinativas, dependendo da idéia que se queira introduzir e
defender; é por isso que as conjunções são chamadas de MARCADORES
ARGUMENTATIVOS.
b) todo texto dissertativo é composto por três partes
coesas e coerentes: INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO e CONCLUSÃO.
A introdução é a parte em que se dá a apresentação do tema, através de um
CONCEITO ( e conceituar é GENERALIZAR, ou seja, é dizer o que um referente tem
em comum em relação aos outros seres da sua espécie) ou através de
QUESTIONAMENTO(s) que ele sugere, que deve ser seguido de um PONTO DE VISTA e
de seu ARGUMENTO PRINCIPAL. Para que a introdução fique perfeita, é
interessante seguir esses passos:
1. Transforme o tema numa pergunta;
2. Responda a pergunta ( e obtém-se o PONTO DE VISTA);
3. Coloque o porquê da resposta ( e obtém-se o ARGUMENTO).
O desenvolvimento contém as idéias que reforçam o argumento principal, ou
seja, os ARGUMENTOS AUXILIARES e os FATOS-EXEMPLOS ( verdadeiros, reconhecidos
publicamente).
A conclusão é a parte final da redação dissertativa, onde o seu autor deve
"amarrar" resumidamente ( se possível, numa frase) todas as idéias do
texto para que o PONTO DE VISTA inicial se mostre irrefutável, ou seja, seja
imposto e aceito como verdadeiro.
Antes de iniciar a dissertação, no entanto, é preciso que seu autor: 1.
Entenda bem o tema; 2. Reflita a respeito dele;3. Passe para o papel as idéias
que o tema lhe sugere; 4. Faça a organização textual ( o "esqueleto
do texto"), pois a quantidade de idéias sugeridas pelo tema é igual a
quantidade de parágrafos que a dissertação terá no DESENVOLVIMENTO do
texto.
Como Melhorar a sua Redação
Diante dos exames vestibulares, oferecemos
alguns procedimentos para que o estudante faça um bom texto na prova de
redação.
1. Pense no que você quer dizer e diga da forma mais simples. Procure ser
direto na construção das sentenças.
2. Corte palavras sempre que possível. Use a voz ativa, evite a passiva.
3. Evite termos estrangeiros e jargões.
4. Evite o uso excessivo de advérbios.
5. Seja cauteloso ao utilizar as conjunções "como",
"entretanto", "no entanto" e "porém". Quase
sempre são dispensáveis.
6. Tente fazer com que os diálogos escritos (em caso de narração) pareçam uma
conversa.
Uso do gerúndio empobrece o texto. Exemplo: Entendendo dessa maneira, o
problema vai-se pondo numa perspectiva melhor, ficando mais claro...
7. Adjetivos que não informam são dispensáveis. Por exemplo: luxuosa mansão.
Toda mansão é luxuosa.
8. Evite o uso excessivo do "que". Essa armadilha produz períodos
longos. Prefira frases curtas. Exemplo: O fato de que o homem que seja
inteligente tenha que entender os erros dos outros e perdoá-los não parece que
seja certo.
9. Evite clichês (lugares comuns) e frases feitas. Exemplos: "subir os
degraus da glória", "fazer das tripas coração", "encerrar
com chave de ouro", "silêncio mortal", "calorosos
aplausos", "mais alta estima".
10. Verbo "fazer", no sentido de tempo, não é usado no plural. É
errado escrever: "Fazem alguns anos que não leio um livro". O certo é
"Faz alguns anos
que não leio um livro".
11. Cuidado com redundâncias. É errado escrever, por exemplo: "Há cinco
anos atrás". Corte o "há" ou dispense o "atrás". O
certo é "Há cinco anos..."
12. Só com a leitura intensiva se
aprende a usar vírgulas corretamente. As regras sobre o assunto são
insuficientes.
13. Leia os bons autores e faça como eles: trate a vírgula com bons modos.
14. Nas citações, use aspas , coloque a vírgula e um verbo seguido do nome de
quem disse ou escreveu aquilo. Exemplo: "O que é escrito sem esforço é
geralmente lido sem prazer.", disse Samuel Johnson.
15. Leia muito, leia sempre, leia o que lhe pareça agradável.
Escreva diários, cartas, e-mails, crônicas, poesias, redações, qualquer texto.
Só escrevendo, se aprende a escrever.
As Melhores Dicas de Redação
Por: Adilson Torquato
Vamos ver o que os examinadores alertam aos vestibulandos quanto a parte
redacional:
Avaliação, classificação e seleção
"... O
sistema de vestibular da Universidade de Brasília utiliza,
além da Prova de Redação em Língua Portuguesa, de caráter discursivo... será
corrigida por uma banca de examinadores..."
Para tirar as dúvidas quanto a aplicação da Técnica de Redação: DISSERTAÇÃO.
REDAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA
A Prova de Redação em Língua Portuguesa tem o objetivo de avaliar a
capacidade de expressão na modalidade escrita da Língua Portuguesa.
O candidato deverá produzir texto dissertativo, com extensão mínima de 30
linhas e máxima de 60 linhas, legível, caracterizado pela coerência e coesão,
com base em um tema formulado pela banca examinadora.
Com a função de motivar o candidato para a redação, despertando idéias e
propiciando o enriquecimento de informações, poderá haver, na prova, textos e
outros elementos correlacionados ao assunto em questão.
Os critérios de avaliação mais abrangentes referem-se ao desenvolvimento do
tema, à observância da apresentação e da estrutura textual e ao domínio da
expressão escrita. Em termos restritos, estabelecem-se critérios específicos
ligados a cada item.
Lembrete:
Não se esqueça de responder ao questionário socio-cultural para o CESPE.
Cuidado com letras maiúsculas fora da lógica dos Períodos construídos no
texto!
A LETRA
A letra pode mostrar a sua personalidade. Existe uma ciência que trata disto
é a GRAFOLOGIA.
Para nós o que interessa na Redação é a Estética da escrita e a
aplicação da técnica de dissertação:
- Nada de n parecido com r;
- Nada de s parecido com j;
- Nada de j com cara de s ou vice-versa;
- Nada de y com cara de g e vice-versa;
- Nada de m com cara de n;
- Nada de sc com cara de x e vice-versa;
- Nada de t com cara de f;
- Nada de ç com cara de ss;
- Nada de bolinha nos is;
- Nada de h com cara de m maiúsculo;
- Nada de letra maiúscula onde deveria ser minúscula exceto se a norma pedir;
- Nada de rr com cara de m ou vice-versa;
- Procure fazer uma letra manuscrita, a de forma confunde muito, ocupa espaço e
não se pode distinguir a CAIXA ALTA da BAIXA;
- Não se perca em detalhes mas escreva com boa grafia (normalmente as moças
prezam mais pela boa letra mas podem perder
tempo enfeitando muito);
- Não escreva palavras com dúvida de grafia;
- Não acelere o ritmo para acabar logo nem demore demais para não perder tempo;
- Não exceda em reticências, ponto e vírgula, dois pontos e vírgula sem
necessidade;
- Não ultrapasse as margens do papel tanto nas laterais quanto no topo e no fim
da pauta. Para isto existem as faixas de limite do papel;
O mais importante: Letra com firmeza e segurança, bem nítida, bem clara,
média, com ritmo tranqüilo e sem correria e bastante estética na redação para
facilitar a leitura e a compreensão da estrutura de seus pensamentos e opinião
pessoal ou dentro da sugestão do texto apresentado.
Resumindo as últimas dicas, podemos dizer que o ato de escrever exige:
- Um
plano articulado e você já aprendeu como fazê-lo;
- Meditação e concentração na formação de idéias. Isto depende do quanto
escreveu, atualizou e de sua segurança na dissertação;
- Esquematização da estrutura e você viu muito disto nas dicas;
- Reflexão no entendimento da mensagem (Eu escritor também sou leitor e mais
que isto: Sou Examinador e Crítico de meu próprio texto. O meu "Eu"
se registra em minha redação pela organização, pela letra e pela lógica de meus
pensamentos. Isto já é tema para uma tese de pós-gradução em lingüística por
sua importância na análise de redações dos vestibulandos;
- Uma escrita legível, proporcional, nem dilatada nem apertada demais, bem
limpa sem borrões, com uma velocidade rítmica regular (muitas vezes a turma
começa a rabiscar e nada se entende no final), sem muitos ornamentos na letra,
com uma pressão forte e segura e sem muita tensão;
- Calma e atenção. Autocontrole e fidelidade ao tema;
- Muito exercício e treino. Análise do texto e compreensão das estruturas
gramaticais;
- Determinação em suas exposições e opinião final;
- Capacidade de coordenar suas idéias sem perder a facilidade de expressão;
- Bastante leitura acerca do assunto e concentração no que vai ser redigido;
- Prática de Redação Dissertativa (quanto mais cedo começar a escrever
melhor sua integração de estilo que é pessoal e ninguém faz duas redações
iguais exatamente pela capacidade dialética de reter informações expondo-as na
memória e dispondo-as de maneiras diferentes dentro de sua forma de
pensamento);
- Cuidado com a ortografia e as acentuações;
- Atualização dos fatos através de jornais e revistas;
- Ser fiel ao que escreve e sentir segurança (como vocês dizem: "sentir
firmeza");
- Conhecimento de suas estruturas e técnicas. Você já teve um despertar sobre
este assunto!
- Idéias bem delimitadas com opinião pessoal e bem objetiva (quando exigida) ou
de acordo com a análise do texto proposto para afirmar ou negar sua opinião
(seu pensamento escrito);
- Seleção e ordenação da idéia central que fortalecerá as acessórias mantendo a
unidade da redação;
- Uma redação espontânea e natural que agrade os dois lados da comunicação
(vestibulando/examinador) mostrando harmonia e simplicidade na forma
estrutural-lógica, prezando pelas normas gramaticais (regências, concordâncias
e análise sintática);
- Uma estrutura com equilíbrio na exposição de idéias e regularidade de
conjunto;
- Não faça menos que o exigido e nem ultrapasse o máximo de linhas na
dissertação da folha de Redação (Para isto você ganha uma folha de rascunho).
Fonte. Mundo vestibular.