quinta-feira, 9 de julho de 2015

ABGLT fala sobre o fim do grupo 28 de junho

Amigos/as


Fiz um comunicado oficial da extinção do grupo 28 de junho de Nova Iguaçu a ABGLT ,            ( Associação brasileira de gays e lésbica  e travesti) e a direção daquela entidade foi muito carinhosa e compreensiva  com o meu comunicado.


E  eles emitiram esse comunicado;




Ibiapino,Militantes  do 28 de Junho e colegas


Triste, tristíssimo ver se extinguirem grupos que marcaram indelevelmente a história dos lgbt do Brasil! Eu mesmo participei inúmeras vezes de atividades com o Ibiapino, sempre tão entusiasta e corajoso nas manifestaçãeos e denuncias contra a homofobia.

Entre 2014/2015 fecharam as portas

GLICH  DE FEIRA DE SANTANA, RAFAEL
GRUPO GAY DE CAMAÇARI, PAULO BONFIM
GRUPO ARCO IRIS, JULIO
GRUPO 28 DE JUNHO, IBIAPINO


Sem falar de tantos outros que já não funcionam e não comunicaram a desarticulação!

Alguns registros do GRUPO 28 JUNHO NO BOLETIM DO GGB

MINHA HOMENAGEM A ESSE MILITANTE HISTÓRICO TÃO VITORIOSO, EUGENIO IBIAPINO!

Luiz Mott, decano do MHB


1.    HOMOSSEXUAIS  AGREDIDOS POR SEGURANÇAS EM NOVA IGUAÇU (RJ)
Aos 6-2-98 o  homossexual Claudinho foi barbaramente espancado por seguranças que faziam a vigilância na Rua Nilo Peçanha.  O gay foi conduzido pelos Seguranças até o Camelódromo, sendo  extorquido e espancado. O fato não é isolado : segundo consta, em janeiro/98 , alguns seguranças  da Rua 13 de maio agrediram um travesti que perambulava pela região, arrancando-lhe a roupa, sendo obrigado a desfilar seminu na Rua Marechal Floriano Peixoto. (Ofício 2/98, de Eugênio Ibiapino dos Santos, Secretário Geral do Grupo 28 de Junho, Nova Iguaçu, 12-2-98 ; Diário da Baixada, 12-2-98)

2.    TRAVESTI AGREDIDO EM NOVA IGUAÇU (RJ)
A travesti Sandra, João Rodrigues de Brito, parda, 38 anos, copeira, residente em Austin, Nova Iguaçu, foi agredida por Sebastião G. da Conceição, com uma paulada na cabeça, com lesões na mão, tórax e costas, no dia 14-7-98 às 14h30, por motivo de preconceito anti-homossexual. (Boletim de Ocorrência, n.5144/98, 58a DP/Posse, informação prestada por Eugênio Ibiapino, Grupo 28 de Junho)

1.    (RJ) - 15/2/98 - Eduardo Muniz de Souza, 21, estudante, morto a pauladas , em RJ/RJ, ( Fonte: Grupo 28 de Junho/RJ)
2.    (RJ) - 31/5/98 - Moysés dos Santos Souza, 31, profissional do sexo, travesti, morto a tiros na rua, em Vilar do Teles/RJ, (Grupo 28 de Junho/RJ)
3.    (GO) - 28/6/98 - Desconhecido, 45, “Sebastião”,  braçal,  morto a pedradas em um terreno baldio, em Goiânia/GO, (Diário da Manhã/GO)
(RJ) - 4/8/98 - Marcelo Custódio Pereira, 26, estudante, morto a facadas no Morro da Ajuda, em Nova Iguaçu/RJ, (Grupo 28 de Junho/RJ)
ho


Uma pena.

O que só reforça a necessidade de refletirmos e nos prepararmos para esse novo período da militância LGBT brasileira, com muitas características novas, sem o protagonismo das ongs, sufocadas pela falta de recursos públicos e pela mudança no perfil da militância, entre outras razões.

Julian Rodrigues
Consultor em Direitos Humanos e Diversidade
(11) 9 95959223 (Vivo) - Whatsapp
(11) 9 48466022 (TIM)


Grande companheiro Eugénio Ibiapino, 
Com muita tristeza que recebo essa noticia. O grupo 28 de junho de Nova Iguaçu -RJ é uma etiqueta na história do movimento LGBT brasileiro. Vc cumpriu e cumpre um papel fundamental na luta pelos Direitos, Visibilidade e no Combate a Homofobia. Espero que vc possam se rearticular e voltar logo pro front,  nesse momento que exige de nós toda força, unidade e ação,  e vc é esssecial. Um grande abraço, obrigado pela sua dedicação e conte sempre conosco.
abs


            CM  

Carlos Magno Fonseca
-------------------------------------
  Presidente da ABGLT

Que a gente viva feliz
mesmo sem permissão ( Mário Benedetti)
Imagem removida pelo remetente.

Em 7 de julho de 2015 01:18, eugenio ibiapino <grupo28dejunho@yahoo.com.br> escreveu:
Nova Iguaçu  7 de julho de 2015

Do grupo 28 de junho

Para  ABGLT
A/c do Presidente - Sr Carlos Magno.
Ilmo  Senhor.


É  com muita tristeza que informo a  extinção  do grupo 28 de junho de  Nova Iguaçu.
Depois de mais de 20 anos de militância  tivemos uma dura batalha em prol da luta contra a homofobia,  inúmeros militantes que hoje estão na superestrutura do poder público foram forjados na militância do grupo 28 de  junho ou iniciaram sua militância nas atividades dessa instituição,Lamentavelmente essas mesmas pessoas viraram ás costas para o nosso grupo.

O grupo 28 de junho  foi extinto no dia 15 dezembro de 2014. O motivo maior foi a falta de participação dos membros da diretoria que somente apareciam em época de parada LGBT, como  o grupo não foi criado apenas para realizar paradas,  não temos como dar prosseguimento  a militância

Obrigado pelo apoio que nos foi dado durante o tempo da nossa existência.

Cordialmente.

Eugenio Ibiapino
 Fundador

Cordialmente
21 993628785

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nova Iguaçu realiza Dia D Vacinação contra a gripe

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu (Semus) vai fazer, neste sábado (13), uma grande mobilização para participar do Dia D de Vaci...