Suspeitos de crimes de ódio em Copenhagen permanecerão presos
Suspeitos de crimes de ódio em Copenhagen permanecerão presos
Polícia afirma que foram “fogos de artifício” e não bombas; as competições continuam
Os dois homens presos após terem atacado três visitantes durante a cerimônia de abertura dos World Outgames, em Copenhagen, permanecerão sob custódia da polícia dinamarquesa até o fim dos jogos. O suspeito de ter atirado ‘artefatos explosivos’ na pista de atletismo também ficará preso.
Após um dia de investigação, a polícia mudou sua versão da história sobre o segundo ataque, que deixou o corredor norte-americano Dean Koga, de 58 com ferimentos na mão direita e perna. O que havia sido descrito como ‘três bombas feitas de material plástico que se desintegrou em estilhaços na explosão’ agora foi citado no registro oficial como ‘fogos de artifício’. Contudo, a intenção de atrapalhar os jogos não foi descartada: “Temos certeza de que o suspeito sabia que se tratava de uma competição para gays e que não foi coincidência ele estar atirando fogos de artifício naquele exato local e momento. Mas, claro, dependerá do juiz decidir se estamos certos em nossa afirmação”, disse o comissário da Polícia de Copenhagen, Poul Hansen.
O Diretor dos Outgames, Uffe Elbæk, ressaltou que a comissão internacional que administra os jogos ‘está muito triste por ter havido dois incidentes infelizes, que macularam um evento excelente’ e ‘manifesta toda a sua solidariedade ao atleta ferido’ e acrescentou: “Estou, porém, aliviado que os incidentes não tenham tido maiores consequências e muito satisfeito com a cooperação que temos recebido das autoridades.”
Pelo lado feliz do evento, o corredor Dean Koga voltou a correr no dia seguinte ao ataque e ganhou a medalha de ouro nos 200m. Já o nadador John Mackenroth, de 40 anos, que também é advogado, estilista, modelo e militante do combate à AIDS – e que virou garoto-propaganda da competição – ganhou medalha de prata na prova dos 50m nado peito.
A Catedral de Copenhagen também anunciou que fará uma cerimônia especial, na tarde de hoje (30/7), em que oferecerá uma bênção a todos os casais que quiserem participar, independente de nacionalidade, identidade de gênero ou orientação sexual. A cerimônia promete encher a igreja e a rua – vários casais LGBT cristãos – especialmente aqueles vindos de países que não reconhecem o casamento gay – também foram aos Outgames na expectativa de aproveitar essa oportunidade.
Os Outgames terminam neste sábado, 1º de agosto, com a Parada de Copenhagen e inúmeras festas para todos os gostos.
Fonte: sites Outgames 2009, Outsports, Pink News e Queerty
Versão para o português: Eduardo Peret
Comentários
Postar um comentário