quarta-feira, 8 de novembro de 2023

Grupo terrorista ligado ao Hezbollah, que planejava atentado contra judeus no Brasil, já arquitetou ataque às Olimpíadas no Rio

Em 2016, a Polícia Federal prendeu um grupo de 11 pessoas suspeito de articular ataques pelo Telegram e Whatsapp

Catar versículos bíblicos para justificar preconceitos?


É ingenuidade e erro grave dizer: “a Bíblia basta ser lida e colocada em prática”

(Foto: Reprodução)

Invocado sob muitos nomes, mistério de amor que nos envolve e perpassa, Deus, segundo a Bíblia, se revela na história, nas entranhas dos fatos e acontecimentos que fazem a história. Assim, para quem acredita em Deus, a caminhada e lutas de libertação de todo e qualquer tipo de escravidão se dá na companhia amorosa de Deus. A revelação de Deus se faz presente na transitoriedade humana, ou seja, no tempo e no espaço com a progressividade de um caminho com início, realização e o cumprimento em Cristo Jesus. Isso não significa dizer que seja um caminho sem tensões, retrocessos e avanços. O caminho da revelação divina se faz na história das lutas libertárias dos povos explorados e injustiçados e por meio da palavra que a interpreta e orienta. Nas relações humanas e sociais dos acontecimentos históricos a iluminação interior confere ao profeta/profetisa ou à comunidade de fé a inteligência de ler, à luz de Deus, os acontecimentos, seja pela palavra oral ou escrita, fazendo a leitura e a interpretação dos fatos e da realidade que nos envolve.

A revelação bíblica não é mágica. Ela passa pela mediação humana não só porque a palavra chega até nós por meio dos profetas/profetisas e dos/as apóstolos/as e, por ser histórica, ela necessita da mediação para ser transmitida e atualizada para o ser humano e a comunidade que a acolhem. A revelação é o entrelaçar-se de movimentos históricos e sagrados da iniciativa livre e gratuita de Deus e das reflexões do ser humano para compreendê-la e abraçá-la.

A revelação é dialógica e pessoal por meio do encontro de Deus com o ser humano, que se coloca em uma atitude de escuta e de abertura ao mistério de amor que nos envolve. É um diálogo profundo, vital; não só troca de conhecimentos. Deus fala com o ser humano para libertá-lo e torná-lo humano-divino. Podemos dizer que a revelação é, ao mesmo tempo, teológica e antropológica, porque revela o mistério de Deus e a vocação/missão humana. Deus revela o seu desígnio sobre o ser humano, a história, dá normas de conduta, explica os acontecimentos que são dados ao ser humano para viver, conviver e lutar para que um projeto de vida para todos/as se torne realidade: o reino de Deus a partir do aqui e do agora. Deus se revela em uma comunhão de pessoas, em um diálogo de conhecimento e de amor, no qual o ser humano é inserido pela fé, que é disposição existencial para acolher e lidar com o mais profundo do nosso ser.

A revelação divina manifesta-se trinitária em que as três pessoas da Trindade Santa estão na origem com modalidades próprias da revelação: o Pai tem a iniciativa de buscar comunhão com o ser humano; Jesus Cristo é a revelação plena do amor do Pai e do Espírito Santo, que interpreta e atualiza as palavras, gestos e sinais que Jesus realizou. Jesus Cristo é revelador do Pai e do Espírito Santo e de si mesmo, ao realizar o projeto do Pai/Mãe, repito, mistério de infinito amor. Jesus é o revelado pelo Pai: “Tu és meu Filho amado, em ti me comprazo” (Mc 1,11) como também na transfiguração: “Este é o meu filho amado, em quem me comprazo, ouvi-o” (Mt 17,1-8). Em Jesus Cristo a revelação encontra o seu cumprimento pleno. Enquanto no Primeiro Testamento a espera de Cristo é incompleta e ainda não realizada, no Segundo Testamento bíblico, mesmo que o Cristo seja a revelação máxima, é “ainda não”, será plena só na escatologia, no fim dos tempos; enquanto estamos no tempo presente, resta sempre uma revelação na fé.

A Revelação é sempre iniciativa de Deus em busca do ser humano, a quem se revela de mil formas desde a criação do universo nas ondas da evolução, do próprio ser humano e ao longo da sua história. Ao registrar estas experiências de encontro com os/as hagiógrafos/as, são estes/estas mesmos/as que reconhecem, novamente, que é Deus quem os inspirou e conduziu para que escrevessem tudo aquilo que é da sua vontade, e para a nossa libertação e salvação.

Como se dá a inspiração dos textos bíblicos?

No documento do Concílio Vaticano II, Constituição Dogmática sobre a Revelação Divina, Dei Verbum, os Padres conciliares afirmam, com convicção, que todos os escritos da Sagrada Escritura foram inspirados pelo Espírito Santo. Dizem eles: “consideram como sagrados e canônicos os livros inteiros tanto do Antigo como do Novo Testamento com todas as suas partes. Todavia, para escrever os Livros-Sagrados, Deus escolheu e serviu-se de homens – e mulheres - na posse das suas faculdades e capacidades para que agindo neles e por meio deles, pusessem por escrito como verdadeiros autores, tudo aquilo e só aquilo que ele quisesse.”

Como esses livros foram escritos por homens e mulheres, à maneira humana, quem interpreta as Sagradas Escrituras deve investigar com atenção o que os/as hagiógrafos/as quiseram dizer e aprouve a Deus revelar por meio deles e delas. Para isso, devem ser levados em conta os gêneros literários para descobrir o sentido que os/as hagiógrafos/as, segundo as condições de tempo e cultura, quiseram expressar. Havia entre pessoas de Deus, profetas e profetisas, sacerdotes e sábios dos Povos da Bíblia (Jr 18,18) que foram considerados mediadores da mensagem divina, cuja autoridade é inquestionável. Óbvio que, como na busca do ouro é preciso peneirar o que está junto com o ouro, mas não é ouro, ao ler um texto bíblico precisamos interpretar, ou seja, peneirar o sentido que possivelmente é mensagem divina e o que o/a autor/a colocou ali pelos seus condicionamentos culturais, sociais e religiosos.

Quando os/as autores/as do Segundo Testamento citam o Primeiro Testamento bíblico, referem-se aos seus autores e autoras, aos quais conferem um valor divino. A Igreja reconhece também nas palavras desses profetas a presença de um carisma semelhante ao dos antigos profetas (Lc 1,70; At 2,24). As cartas do Apóstolo Paulo circulavam entre as comunidades, eram lidas e refletidas por elas, conforme nos informam as próprias cartas (Cl 4,16; 1Ts 5,27).

Depois de considerarmos a Revelação divina para a humanidade por livre iniciativa e por amor, Deus inspirou homens e mulheres, ao longo da história, para registrarem a experiência humana, social e religiosa que o povo fez com o mistério de amor que nos envolve, nos diversos momentos da história. Não podemos esquecer que Bíblia é uma biblioteca, 73 livros, ou seja, a Bíblia é obra literária e como tal deve ser interpretada. É ingenuidade e erro grave dizer: “a Bíblia basta ser lida e colocada em prática”. Toda leitura suscita e requer interpretação, que precisa ser sensata e libertadora. Não podemos sair catando versículos e citando-os para justificar nossos preconceitos e posturas muitas vezes moralistas e fundamentalistas, o que recai em idolatria.


Frei Gilvander Luís Moreira

Padre da Ordem dos carmelitas, doutor em Educação pela UFMG, licenciado e bacharel em Filosofia pela UFPR, bacharel em Teologia pelo ITESP/SP, mestre em Exegese Bíblica pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma, Itália; assessor da CPT, CEBI, SAB e Ocupações Urbanas; prof. de “Movimentos Sociais Populares e Direitos Humanos” no IDH, em Belo Horizonte, MG

Fonte.Brasil247.com



segunda-feira, 6 de novembro de 2023

Minha ordenação Diaconal Diocese Mesquita ICAB RJ

A celebração aconteceu na Igreja de  São Jorge. Igreja Catolica Apostólica brasileira Mesquita RJ

Celebrante. Dom Rodnei Francisco da Silva









































 


 


















sexta-feira, 3 de novembro de 2023

Policiais encontram bebê do sexo feminino abandonado numa lixeira em Teresópolis


Criança foi encaminhada para uma unidade de saúde da cidade, após os primeiros socorros

Um bebê do sexo feminino foi encontrado por agentes do 30° Batalhão de Polícia Militar do Rio de Janeiro, em Teresópolis, na Região Serrana, após ter sido abandonado em uma lixeira, no bairro de Araras. Os agentes foram acionados por pessoas que moram próximo ao local e chamaram a polícia, que constatou o abandono e entrou em contato com o Corpo de Bombeiros, que realizou o resgate.

Bebê foi resgatado numa lixeira — Foto: Divulgação
Bebê foi resgatado numa lixeira — Foto: Divulgação

Segundo a polícia, a bebê recebeu os primeiros atendimentos ainda no local onde foi encontrada e, depois, foi encaminhada ao Hospital Central de Teresópolis. Uma ocorrência foi registrada na 110ª DP.

De acordo com o registro de ocorrência, uma testemunha que passava pela rua ouviu um choro parecido com o de um bebê "em uma sacola de lixo", e, "quando foi verificar, encontrou a criança e posteriormente fez contato com a equipe que passava na rua". O local foi periciado pela Polícia Civil.

O caso já está sendo investigado, segundo a Polícia Civil, que afirmou que "diligências estão em andamento para identificar a mãe biológica da criança e esclarecer as circunstâncias dos fatos". A Polícia Civil ainda afirmou que o conselho Tutelar foi acionado para o caso.

O Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano para onde a criança foi levada informou que o bebê encontra-se internado e que seu estado é estável. O Conselho Tutelar está acompanhando o caso.

Confira a nota do hospital:

"O Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) informa que, na noite do dia 2/11/2023, por volta das 22h, deu entrada nesta unidade uma criança recém-nascida, trazida pela ambulância do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, com relato de ter sido encontrada em lixeira, dentro de um saco plástico, no bairro de Araras. Cabe informar que, no momento, a criança encontra-se internada, estável e segue aos cuidados da equipe multiprofissional. O Conselho Tutelar está acompanhando o caso."

Confira a nota do hospital:

"O Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) informa que, na noite do dia 2/11/2023, por volta das 22h, deu entrada nesta unidade uma criança recém-nascida, trazida pela ambulância do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, com relato de ter sido encontrada em lixeira, dentro de um saco plástico, no bairro de Araras. Cabe informar que, no momento, a criança encontra-se internada, estável e segue aos cuidados da equipe multiprofissional. O Conselho Tutelar está acompanhando o caso."

Fonte.Jornal Extra

MISSA DA PÁSCOA Com DOM LUIZ FERNANDO CABRAL DE BARROS da ICAB de FORTAL...

“Quando ate a pedra deveria falar e se levantar, o mundo ficou sentado”

 


"Se calarem a voz dos profetas, as pedras falarão"

Não ao massacre dos povos Palestinos.



Se Calarem a Voz dos Profetas
Canção de Antônio Cardoso


Se calarem a voz dos profetasAs pedras falarãoSe fecharem os poucos caminhosMil trilhas nascerão
Muito tempo não dura a verdadeNestas margens estreitas demaisDeus criou o infinito pra vida ser sempre mais
É Jesus este pão de igualdadeViemos pra comungarCom a luta sofrida do povoQue quer ter voz, ter vez, lugar
Comungar é tornar-se um perigoViemos pra incomodarCom a fé e a união nossos passosUm dia vão chegar
O Espírito é vento incessanteQue nada há de prenderEle sopra até no absurdoQue a gente não quer ver
Muito tempo não dura a verdadeNestas margens estreitas demaisDeus criou o infinito pra vida ser sempre mais
É Jesus este pão de igualdadeViemos pra comungarCom a luta sofrida do povoQue quer ter voz, ter vez, lugar
Comungar é tornar-se um perigoViemos pra incomodarCom a fé e a união nossos passosUm dia vão chegar
No banquete da festa de uns poucosSó rico se sentouNosso Deus fica ao lado dos pobresColhendo o que sobrou
Muito tempo não dura a verdadeNessas margens estreitas demaisDeus criou o infinito pra vida ser sempre mais
É Jesus este pão de igualdadeViemos pra comungarCom a luta sofrida do povoQue quer ter voz, ter vez, lugar
Comungar é tornar-se um perigoViemos pra incomodarCom a fé e a união nossos passosUm dia vão chegar
O poder tem raízes na areiaO tempo faz cairUnião é a rocha que o povoUsou pra construir
Muito tempo não dura a verdadeNestas margens estreitas demaisDeus criou o infinito pra vida ser sempre mais
É Jesus este pão de igualdadeViemos pra comungarCom a luta sofrida do povoQue quer ter voz, ter vez, lugar
Comungar é tornar-se um perigoViemos pra incomodarCom a fé e a união nossos passosUm dia vão chegar
Toda luta verá o seu diaNascer da escuridãoEnsaiamos a festa e a alegriaFazendo comunhão
Muito tempo não dura a verdadeNestas margens estreitas demaisDeus criou o infinito pra vida ser sempre mais
É Jesus este pão de igualdadeViemos pra comungarCom a luta sofrida do povoQue quer ter voz, ter vez, lugar
Comungar é tornar-se um perigoViemos pra incomodarCom a fé e a união nossos passosUm dia vão chegar


Nova Iguaçu realiza Dia D Vacinação contra a gripe

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu (Semus) vai fazer, neste sábado (13), uma grande mobilização para participar do Dia D de Vaci...