domingo, 10 de fevereiro de 2013

Radhia Nasraoui, Tunísia uma advogada de coragem

Radhia Nasraoui, Tunísia Radhia Nasraoui vem sendo hostilizada há muitos anos devido ao seu trabalho como advogada de direitos humanos na Tunísia. © Karen Veldkamp “As centenas de cartões postais que meu marido e eu recebemos são prova concreta da verdadeira solidariedade dos membros da Anistia Internacional.” Radhia Nasraoui Tunísia Radhia Nasraoui é uma destemida advogada de direitos humanos tunisiana que, por mais de três décadas, devido a sua atuação, ela já enfrentou muita hostilidade. A Anistia Internacional exerceu pressão para que muitos dos clientes de Radhia Nasraoui fossem libertados. Protestamos quando seu marido foi preso e torturado, e contra as hostilidades que ela tem enfrentado. "A Anistia Internacional tem trabalhado comigo há mais de 30 anos. Toda vez que acontecia uma violação, a Anistia me apoiava de diferentes maneiras: escrevendo para as autoridades, através das cartas que seus membros me enviavam e das centenas de cartões postais que recebi." Esperança em ação "A primeira vez que entrei em contato com a Anistia, eu era uma jovem advogada em início de carreira. Era 1978. Época de revoltas e de supressão dos sindicalistas. Enquanto atuava nos casos de meus clientes, pude entender o quanto o trabalho da Anistia Internacional era eficiente. Houve um caso, por exemplo, de um cliente que havia 'desaparecido', mas acabou sendo apresentado a um juiz de instrução depois que uma Ação Urgente foi emitida em seu nome. Um cliente que havia sido espancado e maltratado na prisão conseguiu que as condições de sua detenção fossem menos severas. Quando um cliente fica sabendo que pessoas que ele não conhece, num país distante, estão exigindo sua libertação e perguntando sobre sua saúde, isso lhe dá esperança. Isso ajuda a suportar condições quase sempre desumanas de detenção." Não ser esquecida "Quando meu marido, Hamma Hammami, foi preso, torturado e condenado à prisão em 1994, eu mesma pude experimentar o quanto eram efetivas as ações da Anistia Internacional. O papel da organização foi crucial para a melhora de suas condições de detenção e para sua libertação. Nunca esquecerei o apoio moral que recebi da Anista. No fim das contas, eu mesma acabei sendo vítima de hostilidades constantes. Através da experiência que vivi, pude compreender que a intervenção da Anistia Internacional em favor de uma vítima faz com que as autoridades se lembrem de que essa pessoa não foi 'esquecida', de que centenas ou milhares de pessoas em todo o mundo estão preocupadas com o destino dessa pessoa. É muito importante que a Anistia Internacional não leve em conta as condições sociais, a ideologia ou o posicionamento político da vítima. As ações da Anistia provam que 'direitos humanos para todos' é mais do que um slogan vazio." Um sincero agradecimento As centenas de cartões postais que meu marido e eu recebemos são prova concreta da verdadeira solidariedade dos membros da Anistia Internacional, que têm consciência da situação difícil em que nos encontramos. Gostaria de deixar meus mais sinceros agradecimentos a todos os seus membros. Levar adiante as ações da Anista é algo vital para que, um dia, todos os abusos dos direitos humanos cheguem ao fim. “As centenas de cartões postais que meu marido e eu recebemos são prova concreta da verdadeira solidariedade dos membros da Anistia Internacional.” Radhia Nasraoui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nova Iguaçu realiza Dia D Vacinação contra a gripe

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu (Semus) vai fazer, neste sábado (13), uma grande mobilização para participar do Dia D de Vaci...