Depois de Bush, Ahmadinejad é alvo de sapatada no Egito
Depois de Bush, Ahmadinejad é alvo de sapatada no Egito
Sapatos não acertaram iraniano. Visita à mesquita sunita provocou tensão
[]
Um homem tentou atirar seus sapatos contra o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, enquanto ele visitava uma mesquita na capital do Egito, Cairo, onde participa de uma cúpula dos países islâmicos. O homem foi detido no local por seguranças e depois encaminhado à polícia, informou nesta quarta-feira a rede britânica BBC.
Atirar sapatos em alguém é considerado insulto grave entre os muçulmanos, mas também se tornou uma forma de protesto desde que um jornalista iraquiano tentou acertar o ex-presidente americano George W. Bush durante uma visita ao Iraque, em 2008.
A visita de Ahmadinejad, um xiita, à mesquita sunita al-Hussein, causou tensão entre os muçulmanos sunitas do Egito. Do lado de fora da mesquita, jovens seguravam cartazes contra o apoio do Irã ao governo da Síria, que silencia brutalmente os sunitas que se manifestam contra a minoria alauíta da qual faz parte Bashar Assad.
A promotoria do Egito afirma que quatro pessoas estavam envolvidas na agressão, salafistas (fundamentalistas sunitas) que se opõem a presença de
muçulmanos xiitas em qualquer atividade política no país teriam realizado o ataque. Eles acusam o Irã de financiar xiitas para espalhar sua doutrina no Egito, que tem maioria sunita. Os quatro foram liberados depois de pagar fiança, informou a rede CNN.
Segundo a rede BBC, acredita-se que o agressor seja sírio, por causa de seu sotaque. Ele gritou ‘covarde’ ao tentar acertar o presidente iraniano com sapatos duas vezes, sem sucesso.
Ahmadinejad é o primeiro presidente iraniano a visitar o Egito desde 1979, ano da revolução islâmica no Irã. Ele foi ao país participar de uma reunião da cúpula dos países islâmicos, composta por 57 estados com maioria muçulmana.
Comentários
Postar um comentário