domingo, 4 de dezembro de 2011

10 verdades sobre a homossexualidade

1. SER HOMOSSEXUAL NÃO É CRIME

Esta é a primeira informação que todo mundo deve saber. Não existe no Brasil nenhuma lei que condene os gays, lésbicas, travestis e transexuais. Ninguém pode ser preso por ser homossexual. Nem o Código Penal nem a Constituição Federal condenam a homossexualidade e nem a sua prática entre pessoas maiores e com consentimento mutuo . O preconceito e a discriminação, sim, são proibidos pelas leis brasileiras. Se algum policial, autoridade ou qualquer pessoa insultar, agredir, prender ou discriminar você ou seu vizinho, por ser gay, lésbica, transexual ou travesti, você tem de reagir e denunciar na Delegacia de Polícia mais próxima ou nas Comissões de Direitos Humanos, nos jornais ou junto ao grupo homossexual de sua cidade ou Estado. E lembre-se: quem cala, consente. O grito é uma das armas dos oprimidos. Não consinta com discriminação alguma! É legal ser homossexual!!!

2. HOMOSSEXUALISMO NÃO É DOENÇA

Muita gente ignorante afirma que todo homossexual é um doente físico ou mental. A Ciência diz o contrário: é normal ser homossexual. O próprio Freud, o Pai da Psicanálise declarou: "A homossexualidade não é nada que alguém deve envergonhar-se. Não é vício nem degradação. Não pode ser considerada doença!" O Conselho Federal de Medicina desde l985 retirou a homossexualidade da lista dos desvios sexuais. Tanto as Ciências Naturais como as Psico-Sociais confirmam: nada distingue um gay ou lésbica dos demais cidadãos, a não ser que os homossexuais amam o mesmo sexo, enquanto os heterossexuais preferem o sexo oposto, e os bissexuais curtem os dois sexos. Ser gay é saudável!

Ninguém pode ser obrigado a submeter-se a exames médicos ou tratamentos psicológicos visando mudar sua "orientação sexual". Castigar crianças ou adolescentes por manifestarem tendências homoeróticas é crueldade e fere o Estatuto da Criança e do Adolescente e um direito fundamental de todo ser humano: a livre orientação sexual. Como a homossexualidade não é crime nem doença, impedir alguém de realizar sua verdadeira orientação sexual é tirania, crueldade, abuso do poder e desrespeito aos direitos humanos. Nunca pratique nem se submeta a esta discriminação. A Ciência e as Leis estão do lado dos homossexuais!

3. HOMOSSEXUALIDADE NÃO É PECADO

Apesar de muitos pastores e padres condenarem o amor entre pessoas do mesmo sexo, Jesus Cristo, nunca falou sequer uma palavra contra os homossexuais. Quando algum crente disser que ser homossexual é pecado, desafie-o a mostrar no Evangelho qualquer condenação do Filho de Deus aos homossexuais. Jesus condenou, sim, os hipócritas, os ladrões, os mentirosos e intolerantes. Cada vez mais, importantes teólogos e estudiosos da Bíblia confirmam que também os homossexuais foram criados por Deus, pois nasceram assim do ventre materno (Mateus, l9-l2). E que todas aquelas passagens bíblicas que são citadas contra os homossexuais, ou foram mal traduzidas ou mal interpretadas. Muitas religiões, desde o tempo dos Gregos até os Orixás, respeitam os homossexuais, abençoam suas uniões e têm até divindades que praticam esta forma de amor. Se a tua religião discrimina os gays, caso você não consiga convencer seus líderes a respeitar os homossexuais como filhos de Deus, abandone e denuncie essa igreja, pois ela desobedece nossa Constituição e a Declaração Universal dos Direitos Humanos. A verdade está do lado dos gays e lésbicas: é a História que garante. "E conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará!"

4. A HOMOSSEXUALIDADE SEMPRE EXISTIU

Antes mesmo de ter sido escrita a primeira linha da Bíblia, já existiam documentos, no antigo Egito, com mais de dois mil anos antes de Cristo, que descrevem relações sexuais entre dois deuses e dois homens. O poeta Goethe dizia que o homossexualismo é tão antigo quanto a própria humanidade e na própria Bíblia há exemplos de casos homossexuais, como a paixão do Santo Rei Davi por Jônatas. Homossexualidade não é sinal de decadência, nem leva os povos à ruína. Prova disto é a Grécia Clássica, que teve seu momento de maior glória e grandeza exatamente quando a homossexualidade era muito praticada e respeitada. Não há fogueira da Inquisição, nem pedrada do Levítico, nem Aids que consiga acabar com o amor entre pessoas do mesmo sexo. O amor unissexual sempre existiu e nunca vai acabar. O futuro é nosso!

5. TODOS OS POVOS PRATICAM A HOMOSSEXUALIDADE

Não foram os brancos que inventaram esta forma de amor. Quando os europeus chagaram no Novo Mundo encontraram aqui diversas tribos indígenas onde os gays eram muito numerosos e respeitados. Nossos índios chamavam os gays de tibira e às lésbicas de sacoaimbeguira. Em Angola os homossexuais eram chamados de quimbanda e na língua yorubá de adé. Na linguagem do candomblé os homossexuais são chamados monas ou adofiró. A maioria das sociedades humanas do passado e do presente respeitam os homossexuais .

Segundo pesquisas antropológicas, 64% dos povos são favoráveis a homossexualidade e 36% são hostis. Infelizmente fazemos parte desta minoria de povos que discriminam os homossexuais. Os cientistas deram um nome a esta aversão homossexual: HOMOFOBIA.

Homofobia é ódio ou intolerância à homossexualidade. É uma doença anti-social como o machismo e o racismo. Homofobia é doença que se cura com a informação e punição daqueles que desrespeitam os direitos humanos dos homossexuais.

6. A HOMOSSEXUALIDADE É NATURAL

Mesmo considerando a sexualidade humana como uma "construção social", já que durante muitos séculos chamaram erroneamente a homossexualidade de "pecado contra a natureza", consideramos politicamente correto afirmar que ela também é natural pois existe na natureza. Os animais também praticam o homossexualismo. Segundo a Zoologia, desde os percevejos, até as baleias, passando pelos veados e rolinhas, em todo o reino animal, existem relações sexuais de macho com macho e de fêmea com fêmea. Portando, dizer que o homossexualismo é anti-natural ou vai contra a natureza, é ignorância. Dizer também que os homossexuais ameaçam a sobrevivência da espécie humana é burrice, pois há evidências históricas e antropológicas comprovando que mesmo naquelas sociedades ultra favoráveis às práticas homossexuais, nem por isto tais povos sumiram do mapa: exemplo, os Etoros, nativos da Nova-Guiné, povo onde todos os adolescentes são obrigados a praticar o homoerotismo e nem por isto a reprodução da espécie ficou ameaçada.

Mesmo liberando-se o homossexualismo, sempre haverá um número superior de pessoas que vão preferir o sexo oposto. O Relatório Kinsey descobriu que mais da metade dos homens já tiveram ao menos um orgasmo com parceiros do mesmo sexo, embora os homens predominantemente homossexuais representem por volta de 10% da população do Ocidente. Portanto, no Brasil, deve existir mais de 15 milhões de homossexuais, população uma vez e meia superior aos habitantes dos 7 estados da região Norte do país.

7. A CAUSA DA HOMOSSEXUALIDADE É UM MISTÉRIO

Até hoje, por mais que se pesquise, ainda não chegaram os cientistas a uma conclusão definitiva para explicar a origem da homossexualismo. As teorias que tentaram explicar as causas da tendência homossexual por razões biológicas, genéticas, glandulares, psicológicas, sociais, todas são insuficientes e muitas vezes, umas contradizem as outras. De certo só se sabe uma verdade: que o homossexual é tão normal como os demais cidadãos. Nada distingue o gay e a lésbica dos demais homens e mulheres, a não ser que os homossexuais gostam do mesmo sexo, e os heterossexuais não. E gosto não se discute! Mais importante do que procurar as causas do homossexualismo, é buscar as causas da "homofobia" e lutar contra o preconceito e a discriminação anti-homossexual. As causas da homossexualidade são as mesmas da heterossexualidade, já que entre os humanos não é o instinto que determina a atração sexual, mas a preferência individual: tudo depende de gosto pessoal, de maior identificação com o objeto amado. Se todos gostassem só do azul, o que seria da cor de rosa? No mundo há lugar para todas as cores, por isto é que o arco-íris tornou-se o simbolo internacional do movimento homossexual. Viva a diferença!

8. GAY, TRAVESTI E, TRANSEXUAIS E BOFE

Do mesmo modo como acontece entre os "heteros", que inclui tanto o machão como homens delicados, também entre os "homos" há grande diversidade de comportamentos, estilos de vida e estereótipos. Ser gay não é sinônimo de efeminação, e nem toda lésbica é mulher-macho. Como você sabe, entre os homossexuais existe grande diversidade : gays, travestis, transexuais e bofes. Os gays, popularmente chamados de bichas ou entendidos, incluem os "enrustidos" (infelizmente a maioria), as "bichas fechativas" e os "assumidos". Entre os assumidos, os "gays ativistas" ou "militantes" : são aqueles que se organizaram em grupos para defender nossos direitos de cidadania. As travestis se vestem de mulher, algumas usam silicone ou hormônio para feminilizar seu corpo, infelizmente uma grande parte vive da prestação de serviços sexuais, algumas porque gostam e outras por não conseguir um trabalho socialmente aceito. As transexuais se consideram completamente pertencentes ao sexo oposto ao que nasceram, chegando alguns a realizar a operação para mudança de sexo. Necessariamente a transexualidade não está ligada à cirurgia de mudança de sexo. O que importa mesmo é o sexo psicológico, como a pessoa se identifica, sente, ama e vive. Estas duas categorias sociais, estão mais relacionadas com o universo heterossexual, que com a própria homossexualidade, porque o homem gay não se transforma e nem sente interesse sexual, por travestis e transexuais, ele gosta de outro igual a si. Travestis e transexuais, na sua grande maioria se interessa sexualmente por homens não gays. Existe uma tênue diferença entre travestis e transexuais. Os bofes são rapazes que transam com os homossexuais mas que não assumem a identidade homossexual: os rapazes de programa transam de vez em quanto com homossexuais enquanto os michês são profissionais do sexo. Entre as lésbicas há as sandalinhas, ladys, sapatas, entendidas e sapatões. Um lembrete importante: a aparência externa não traduz necessariamente as fantasias e práticas individuais, pois há efeminados que não são gays e machões que na cama viram "bofonecas". Há muitos estilos de vida, várias formas de viver suas preferências sexuais. Todos têm direito de viver como querem, desde que respeitando o mesmo direito dos outros.

Temos de aprender a conviver com a diversidade, aceitar o pluralismo, respeitar o diferente. Cada qual se assume quando e o quanto quiser. Em questão de sexualidade não há receita única nem certo ou errado. O único limite à nossa liberdade sexual é a liberdade alheia. Cada qual na sua e todo mundo numa boa.

9. HOMOSSEXUALIDADE NÃO É SINÔNIMO DE CÓPULA ANAL

Muita gente tem medo de experimentar uma relação com o mesmo sexo porque imagina que sempre tem de ter um que come o outro, ou uma que domina a outra. Ledo engano. Tem muito gay que não gosta de dar nem de comer, mantendo relação frente a frente com o parceiro, sem essa de ativo e passivo, macho e fêmea. O sexo não tem sexo! O ser humano não é regido pelo instinto, e sexo também é cultura, invenção, imaginação. É importante lembrar que o sexo não se destina apenas à reprodução, mas ao prazer, à união, amor e amizade entre os amantes, seja de que sexo forem. Se para a reprodução é necessária a penetração, para o amor não. E com o aparecimento da Aids, é preciso estar bem informado sobre algumas verdades relacionadas ao homoerotismo: primeiro, que a Aids não é uma doença de gays, pois surgiu entre os heterossexuais e pode pegar em qualquer pessoa. Segundo, a Aids só se transmite através do sangue, esperma e secreções vaginais, de modo que em qualquer relação sexual deve-se evitar que tais líquidos, o esperma, o sangue e as secreções vaginais, entrem no seu corpo ou no corpo do parceiro. Penetração, só com camisinha! Pode-se praticar o "sexo mais seguro" evitando a troca destes líquidos.

Beijo, abraço, carícias, masturbação individual ou recíproca, tudo isto dá prazer, leva ao orgasmo, sem oferecer risco de contaminação pelo HIV, o vírus da Aids. Use sua imaginação! Não tenha medo do homossexualismo nem dos outros gays por causa da Aids: qualquer sexo sem risco, seja com o mesmo, seja com o sexo oposto, não oferece perigo de contaminação. O que mata é a ignorância, o preconceito e transar sem camisinha.

10. HOMOSSEXUAIS CÉLEBRES

Os donos do poder sempre procuraram destruir a história dos oprimidos como uma forma de impedir que imitassem seus heróis, tivessem orgulho de sua condição e reivindicassem igualdade de direitos. Os negros têm seus ídolos, as mulheres seus modelos. Também nós, gays e lésbicas, temos muitos iguais a nós de quem nos orgulhar. Uma das provas mais evidentes de que a homossexualidade não é doença ou algo desprezível, é a quantidade de celebridades na história humana que foram praticantes do "amor que não ousava dizer o nome". Mesmo vivendo em épocas em que o homossexualismo era castigado como crime, ninguém conseguiu destruir a paixão de ilustres homoeróticos. Eis uma lista de apenas 10 celebridades que amaram o mesmo sexo: Sócrates, Alexandre Magno, Leonardo Da Vinci, Miguelângelo, Shakespeare, Fernando Pessoa, Santos Dumont, Oscar Wilde, Pasolini, Renato Russo. Agora dez mulheres que amaram outras mulheres : Safo, Catarina da Rússia, Cristina da Suécia, Imperatriz Leopoldina, Eleonor Roosevelt, Marguerite Yourcenar, George Sand, Marlene Dietrich, Martina Navratilova, Ângela Rorô. E muitos mais que você sabe... Quantos artistas, cantores e cantoras, políticos, esportistas famosos, nossos contemporâneos, são reconhecidos como homossexuais? Que o exemplo destes gays e lésbicas célebres sirva de lição: é possível ser homossexual e tornar-se alguém respeitado, digno de admiração. Basta saber se conduzir com dignidade, desmascarar o preconceito, exigir respeito!

(Texto original de Luiz Mott)

Inglês;

1. BEING GAY IS NOT A CRIME This is the first information that everyone should know. In Brazil there is no law to condemn gays, lesbians, transvestites and transsexuals. Nobody can be arrested for being gay. Neither the Criminal Code or the Federal Constitution nor condemn homosexuality and its practice among people older and with mutual consent. Prejudice and discrimination, but are prohibited by Brazilian law. If any officer or authority or any person insulting, assaulting, arresting or discriminate against you or your neighbor for being gay, lesbian, transsexual or transvestite, you have to react and denounce the nearest police station or the Human Rights Commissions in newspapers or by the homosexual group in your city or state. And remember: who is silent, consents. The cry is one of the weapons of the oppressed. Do not consent to any form of discrimination! It's cool to be gay! 2. HOMOSEXUALITY IS NOT DISEASE Many ignorant people said that every homosexual is a physical or mental ill. Science says the opposite: it is normal to be homosexual. Freud himself, the Father of Psychoanalysis said: "Homosexuality is not anything anyone should be ashamed. It is not error or degradation. It can not be considered a disease!"The Federal Council of Medicine since l985 removed homosexuality from the list of sexual deviancy. Both the Natural Sciences and the Psycho-Social confirm: nothing distinguishes a gay or lesbian citizens from the other, except that gay men love the same sex, while heterosexuals prefer the opposite sex, and bisexuals enjoy both sexes. Being gay is healthy! Nobody can be forced to submit to medical or psychological treatments aimed at changing their "sexual orientation".Punishing children or adolescents is homoerotic tendencies for expressing cruelty and hurt the Children and Adolescents and a fundamental right of every human being: freedom of sexual orientation. Because homosexuality is not a crime or disease, prevent someone to hold her sexual orientation is tyranny, cruelty, abuse of power and human rights abuses. Never practice or to submit to such discrimination. Science and the Laws of homosexuals are on the side! 3. Homosexuality is not sinful Although many pastors and priests to condemn love between same sex, Jesus Christ never spoke a word against homosexuals. When a believer says that being gay is a sin, challenge him to show any conviction in the Gospel of the Son of God against homosexuals. Jesus condemned, yes, hypocrites, thieves, liars and bigots. Increasingly, important theologians and biblical scholars also confirm that homosexuals were created by God, because they were born so from the womb (Matthew l9-l2).And all those biblical passages that are cited against homosexuals, or have been mistranslated or misinterpreted.Many religions, from the time of the Greeks to the Orishas, ​​respect homosexuals, bless their marriages and to have deities who practice this form of love. If your religion discriminates against gays, if you can not convince their leaders to respect homosexuals as children of God, abandon and denounce the church because she disobeys our Constitution and the Universal Declaration of Human Rights. The truth is on the side of gays and lesbians, is the story that warrant. "And ye shall know the truth and the truth shall make you free!" 4. HOMOSEXUALITY ALWAYS EXISTED Even before it was written the first line of the Bible, there were documents, in ancient Egypt, with over two thousand years before Christ, depicting sex between two gods and two men. The poet Goethe said that homosexuality is as old as humanity itself and the Bible itself there are examples of homosexual cases, as the passion of the Holy King David for Jonathan. Homosexuality is not a sign of decadence, nor does it take people to ruin. Proof of this is the Classical Greece, which had its moment of greatest glory and greatness just as homosexuality was widely practiced and respected. No fires of the Inquisition, or stone of Leviticus, that AIDS can not stop the love between same sex. The unisexual love has always existed and will never end. The future is ours! 5. ALL PEOPLE practice homosexuality There were whites who invented this form of love. When Europeans wound in the New World found here several indigenous tribes in which gay people were very numerous and respected. Our Indians called gays and lesbians TIBIRA sacoaimbeguira. In Angola homosexuals were called quimbanda yorubá and the language of ADE. In the language of Candomblé are called homosexuals or monas adofiró. Most human societies past and present meet homosexuals. According to anthropological research, 64% of people are in favor of homosexuality and 36% are hostile. Unfortunately we are part of this minority of people who discriminate against homosexuals. Scientists have a name for this aversion Gay: Homophobia. Homophobia is hatred or intolerance of homosexuality. It is an anti-social disease as sexism and racism. Homophobia is a disease that is cured with the information and punish those who abuse the human rights of homosexuals. 6. HOMOSEXUALITY IS NATURAL Even considering human sexuality as a "social construct" that for many centuries has mistakenly called homosexuality "a sin against nature," considered politically correct to say that it is also natural because it exists in nature. The animals also practice homosexuality. According to zoology, from bedbugs to whales, passing through the deer and doves in the entire animal kingdom, there are male sex with male and female with female. Porting to say that homosexuality is unnatural or against nature, is ignorance. Also say that homosexuals threaten the survival of mankind is stupid, because there are historical and anthropological evidence showing that even in those societies ultra supportive of homosexual practices, even for those people that disappeared off the map: example, eToro, natives of New Guinea , where all young people are forced to perform same-sex eroticism and that does not mean the reproduction of the species was threatened. Even if homosexuality releasing it, there will always be a larger number of people who will prefer the opposite sex. The Kinsey Report found that more than half of men have had at least one orgasm with same-sex partners, although predominantly homosexual men represent around 10% of the population of the West. Therefore, in Brazil, there must be more than 15 million homosexuals, population one and a half times the residents of seven states in the region north of the country. 7. THE CAUSE OF HOMOSEXUALITY IS A MYSTERY Until today, no matter what you search, scientists have not yet reached a definitive conclusion to explain the origin of homosexuality. Theories that attempt to explain the causes of homosexual tendency for biological reasons, genetic, glandular, psychological, social, all are insufficient and often contradict each other. In a sense only if one knows the truth: that homosexuality is as normal as other citizens. Nothing distinguishes the gay and lesbian men and women of the other, except that homosexuals enjoy the same sex, and heterosexuals do not. And no accounting for taste! More important than looking for the causes of homosexuality, is to seek the causes of "homophobia" and fight against prejudice and anti-gay discrimination. The causes of homosexuality and heterosexuality are the same, as among humans is not the instinct that determines sexual attraction, but the individual preference: it all depends on personal taste, greater identification with the loved object. If everyone only liked the blue, what would be the pink? In the world there is room for all colors, for this is that the rainbow has become the international symbol of the homosexual movement. Experience the difference! 8. GAY, transvestites, and transsexuals and BOFE Just as happens between "straight", which includes both the macho men as sensitive, even among "homo" there is great diversity of behaviors, lifestyles and stereotypes. Being gay is not synonymous with effeminacy, and not all-male lesbian is a woman. As you know, gay men there is great diversity: gay men, transvestites, transsexuals and lungs. Gays, popularly called rows or understood, include the "closet" (unfortunately the majority), the "fechativas queers" and "made". Among undertaken, "gay activists" or "militants" are those who have organized themselves into groups to defend our rights of citizenship. Transvestites dress as women, some use silicone or feminizing hormone to your body, unfortunately much of a living providing sexual services, because some like and others for failing to work a socially acceptable. The transsexuals themselves as belonging entirely to the opposite sex they were born, some even performing the operation to change sex. Transsexuality is not necessarily linked to sex-change surgery. The important thing is the psychological sex as the person identifies himself, feels, loves and lives. These social categories are more related to the universe heterosexual, who with his own homosexuality, because man does not become gay and not feel sexual interest, for transvestites and transsexuals, he likes another one like him.Transvestites and transsexuals, the vast majority are not interested in sex by gay men. There is a slight difference between transvestites and transsexuals. The lungs are boys who have sex with gays but do not assume that homosexual identity: the boys program have sex once in a while and with gay prostitutes are sex workers. Among the lesbians for the femmes, ladys, shoes, understood and butches. An important reminder: the outward appearance does not necessarily translate into individual fantasies and practices because there are not effeminate gay men in bed and saw that macho "bofonecas." There are many lifestyles, different ways to live their sexual preferences. Everyone has the right to live as they please, provided they respect the equal rights of others. We must learn to live with diversity, accept pluralism, respect different. Each is assumed when and how you want. In a matter of sexuality there is no single recipe right or wrong. The only limit to our sexual freedom is the freedom of others. Everyone in his world into good and all. 9. Homosexuality is not akin to anal intercourse Many people are afraid to try a relationship with it because they think that sex always has to have an eating another, or one that dominates the other. Concept is wrong. It has not really gay or likes to eat, keeping face to face relationship with the partner, without the active and passive, male and female. Sex is not sex!The human being is not governed by instinct, and sex is also culture, invention and imagination. It is important to remember that sex is not just for reproduction, but to pleasure, marriage, love and friendship between the lovers, is that sex is. If reproduction is necessary for penetration, not for love. And with the advent of AIDS, one must be well informed about some truths related to homoeroticism: first, that AIDS is not a gay disease, it emerged between heterosexual and can take on anyone.Second, AIDS is transmitted only through blood, semen and vaginal secretions, so that in any sexual intercourse should be avoided that such fluids, semen, blood and vaginal secretions from entering the body or in your partner's body . Penetration only with condoms! You can practice "safer sex" preventing the exchange of fluids. Kissing, hugging, fondling, mutual masturbation or individual, everything that gives pleasure, leads to orgasm without a risk of contamination by HIV, the AIDS virus. Use your imagination! Do not be afraid of homosexuality or of other gay because of AIDS: sex without any risk, is the same, either with the opposite sex, poses no danger of contamination. What kills is ignorance, prejudice and sex without a condom. 10. CELEBRATE GAY The holders of power have always sought to destroy the history of the oppressed as a way to prevent emulate their heroes, were proud of their condition and to claim equal rights. Blacks have their idols, women models. We too, gays and lesbians, we have many like us who take pride. One of the clearest evidence that homosexuality is not a disease or something despicable, is the amount of celebrities in human history that have been practitioners of the "love that dared not speak its name". Even living in a time when homosexuality was punished as a crime, no one could destroy the illustrious homoerotic passion. Here is a list of 10 celebrities who just loved the same sex: Socrates, Alexander the Great, Leonardo da Vinci, Michelangelo, Shakespeare, Fernando Pessoa, Santos Dumont, Oscar Wilde, Pasolini, Renato Russo. Now ten women who loved other women, Sappho, Catherine of Russia, Christina of Sweden, Empress Leopoldina, Eleanor Roosevelt, Marguerite Yourcenar, George Sand, Marlene Dietrich, Martina Navratilova, Angela Roro. And many more you know ... How many artists, singers, singers, politicians, famous athletes, our contemporaries are recognized as homosexuals? May the example of gays and lesbians celebrated a lesson: you can be gay and become someone respected, worthy of admiration. Just wondering if conducted with dignity, to expose prejudice, demand respect! (Original text Luiz Mott)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nova Iguaçu realiza Dia D Vacinação contra a gripe

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu (Semus) vai fazer, neste sábado (13), uma grande mobilização para participar do Dia D de Vaci...