terça-feira, 17 de agosto de 2010

EU SOU BUDISTA , SE VC É DO AXÉ DIGA QUE É

O meu amigo Roberto Braga é um importante zelador de santo e militante em favor do respeito a religião principalmente afro brasileira.

Achei importante este esclarecimento , haja vista que o Brasil está fazendo um senso, e mesmo sendo por amostragens, não se pode negar sua religião.

EU SOU BUDISTA , SE VC É DO AXÉ DIGA QUE É

Um abração a todos os leitores e amigos

Prezados responsáveis pelo CENSO 2010,

Nós, membros da Comissão do I Censo das Casas de Umbanda e Candomblé de Nova Iguaçu/ Rio de Janeiro de 2008 e líderes religiosos que somos, repudiamos a ação do IBGE no Censo 2010, ao destinar o questionário completo a uma parcela tão pequena da população. Nos solidarizamos com os demais companheiros que apresentaram críticas e unimos nossos esforços aos deles, contra o que está sendo feito neste Censo. Nós das comunidades de terreiro nos mobilizamos em campanha nacional para incentivar a todos das religiões de matriz africana a responderem: "Quem é de AXÉ diz que é", e agora não estamos vendo nossos esforços reconhecidos. Entendemos que para que o Estado nos conheça efetivamente, e que políticas públicas sejam feitas a nosso favor, é necessário que este questionário completo seja aplicado a toda a população, e que se assuma todas as dificuldades que isso representa. Ou pelo menos que se inclua questões fundamentais, como religião, opção sexual e raça, por exemplo, no questionário básico. Além disso, estamos seriamente desconfiados de que nem mesmo o percentual dos questionários completos que deveria ser aplicado está sendo respeitado, visto que, diante de um universo grande de membros das religiões de matriz africana que conhecemos, ainda não tivemos notícia de nenhuma pessoa que pode declarar sua religião. Exigimos mais respeito, transparência e que se assuma o trabalho de conhecer efetivamente a população brasileira, para que assim, ações sejam direcionadas aos diferentes grupos e necessidades.

Atenciosamente,

Mama Ladejí (Arlene de Katendê, Tel.:021- 97323547)

Tata Luazemi (Roberto Braga, Tel.: 021- 78791092)

Prezada Senhora Arlene, Informamos que seguem abaixo esclarecimentos à respeito dos questionários a serem utilizados na pesquisa: "Primeiro, é importante lembrar que o Censo é uma pesquisa domiciliar e que o IBGE visita todos os domicílios do País, onde um ou mais moradores respondem ao recenseador e prestam informações sobre todos os que ali moram. A seleção dos domicílios para a amostra (o que significa definir qual tipo de questionário será aplicado em um determinado domicílio) será feita automaticamente, no computador de mão (PDA). Os domicílios são cadastrados no PDA e fazem parte de uma lista da qual os domicílios que farão parte da amostra serão sorteados. A seleção é aleatória, independente em cada setor censitário, de acordo com a fração amostral definida para o município, e de forma que seja espalhada geograficamente por toda a extensão do setor censitário." Existem quantos questionários? Existem dois tipos: o “básico” e o “da amostra”. Todas as perguntas do questionário básico também estão contidas no questionário da amostra, de forma que essas variáveis comuns são investigadas censitariamente, ou seja, para todos os domicílios e pessoas. Isto permite que os registros dos dois tipos de questionários formem o conjunto Universo, ou seja, informações básicas para a totalidade da população recenseada. Onde é possível ter acesso aos questionários do Censo 2010? Os questionários do Censo 2010 podem ser encontrados no portal do IBGE, no qual há link para o site do Censo 2010 (www.censo2010.ibge.gov.br). Esclarecimentos a respeito da apuração sobre religião:

"O quesito Religião ou Culto teve suas categorias definidas pela ação em conjunto de técnicos do IBGE e do ISER (Instituto de Estudos da Religião) e demais especialistas no assunto. A partir de uma lista básica, e bastante exaustiva que tem origem nas diversas formas de declaração obtidas no Censo de 2000, foi preparado o arquivo que está no computador de mão para auxiliar o trabalho do Recenseador. Entretanto, pela quantidade e diversidade de religiões ou cultos, o Recenseador irá aceitar o que é informado pela pessoa entrevistada, não podendo alterar em hipótese alguma uma resposta fornecida.

Tal procedimento propicia o enriquecimento da relação inicial para as próximas pesquisas. Assim sendo em cada pesquisa a relação tende a aumentar. Deixamos claro que, se a religião ou culto da pessoa entrevistada não constar da relação preexistente, será registrada a opção declarada." Atenciosamente, Censo 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nova Iguaçu realiza Dia D Vacinação contra a gripe

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu (Semus) vai fazer, neste sábado (13), uma grande mobilização para participar do Dia D de Vaci...