Golpe do beijo, do PIX e do contato: veja dicas de como se prevenir de estelionatos e furtos no carnaval
Bloco de rua no carnaval do Rio — Foto: Raphael Dias/Riotur
O g1 preparou um guia com dicas importantes para quem quer ficar atento e se proteger dos prejuízos de se tornar vítima destes crimes. A Polícia Militar contará com um esquema especial de segurança, além do monitoramento por câmeras com tecnologia de reconhecimento facial.
O carnaval do Rio de Janeiro é conhecido mundialmente pela festa e alegria, mas também exige atenção redobrada de quem quer aproveitar a folia e evitar cair em golpes.
A Polícia Militar informou que contará com um esquema especial de segurança, além do monitoramento por câmeras com tecnologia de reconhecimento facial. A Riotur disse que a Prefeitura do Rio espera receber 6 milhões de pessoas entre o dia 1 de fevereiro e 9 de março.
Os criminosos costumam se aproveitar da aglomeração de pessoas e da descontração para aplicar diversas fraudes e furtos. Por isso, o g1 preparou um guia com dicas importantes para quem quer ficar atento e se proteger dos prejuízos de se tornar vítima destes crimes.
💸Golpes com ingressos falsos: Os criminosos vendem ingressos em links falsos para festas e eventos, sempre utilizando um layout parecido com o do site original. Os preços costumam ser menores que o habitual para atrair a vítima.
🚨Prevenção: Utilize apenas em sites oficiais ou pontos de venda autorizados para efetuar a compra dos ingressos.
💸Golpe do contato: Essa tática envolve criar uma situação de proximidade física deliberada, seja apertando a vítima em uma multidão ou distraindo-a com um contato físico como agarrar a sua bolsa. Normalmente, os criminosos agem em grupo passando o item furtado de mão em mão e dificultando o reconhecimento de quem efetuou a primeira retirada.
🚨Prevenção: Preste atenção a esbarrões e movimentos suspeitos na multidão e procure o agente de segurança mais próximo.
Época de aumento no número de ocorrências
Segundo os dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), nos meses de fevereiro de 2023 e 2024, período que inclui o carnaval, houve um aumento significativo nos registros de ocorrência de furtos de celular e de estelionato — tipificação comum para quem aplica golpes — no estado do RJ.
Só em fevereiro de 2024, foram registrados 3.362 casos de furto de celular, em comparação com 2.929 casos em fevereiro de 2023, representando um aumento de 15%.
Em relação aos registros de estelionato, crime que consiste em enganar alguém para obter vantagem ilícita, os registros deste tiveram um aumento de 28% de um ano para o outro. Em fevereiro de 2024 foram cerca de 5.695 casos, já em 2023 foram 4.448 registros.
Quem perceber que foi vítima de algum desses crimes, pode procurar um agente de segurança para notificar o caso e registrar a ocorrência na delegacia mais próxima.
Segundo o coronel Marcelo de Menezes, secretário de Estado da Polícia Militar, a corporação está preparando um esquema especial de segurança para garantir que cariocas e turistas aproveitem a festa com tranquilidade.
“Nosso planejamento incluirá reforço no policiamento ostensivo, patrulhamento em blocos, pontos de bloqueio e revistas, além do monitoramento por câmeras com tecnologia de reconhecimento facial. Os policiais do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPtur) também estarão presentes nos principais pontos turísticos, garantindo a segurança dos visitantes. Além disso, o aplicativo 190 RJ, disponível em português, espanhol, inglês e francês, permite acionar nossas equipes de forma rápida e eficiente”.
Fonte.g1. com
Comentários
Postar um comentário