Neth Nahara (Angola): a tiktoker presa por criticar o presidente
Neth, mãe de dois filhos pequenos, foi presa por ter criticado o presidente de Angola no TikTok. Julgada sumariamente, foi condenada a seis meses de prisão em regime fechado – mais tarde agravada para dois anos.
Qual é o problema?
Em casa, Ana da Silva Miguel, de 32 anos, é cantora e também se dedica à criação de seus dois filhos pequenos. Mas no TikTok ela é mais conhecida como “Neth Nahara”, uma destemida e divertida influenciadora digital.
Ana cresceu em meio a inúmeros desafios e jamais conseguiu entender porque seu país, Angola, com tanto potencial tinha tantas pessoas vivendo na pobreza. Indignada com a falta de escolas, de emprego e de oportunidades, foi às redes e, se transformando em “Neth Nahara”, começou a incentivar as mulheres a procurar educação e autonomia, revelando corajosamente que vive com HIV.
No 12 de agosto de 2023, Neth abriu uma live no seu canal do TikTok, criticando abertamente o presidente de Angola, João Lourenço. No dia seguinte, ela foi detida em sua casa, na capital Luanda. Em seguida, foi julgada sumariamente e condenada a seis meses de prisão. Em 27 de setembro daquele mesmo ano, a pena foi aumentada para dois anos.
As autoridades angolanas usam uma lei controversa (Artigo 333º do Código Penal) para silenciar vozes críticas como a de Neth. A legislação foi aprovada durante a pandemia, quando as pessoas foram às ruas manifestar seu descontentamento com a liderança do chefe de Estado. A lei considera crime punível com prisão “insultar” o presidente.
Neth enfrenta agora dois anos na cadeia. Além de ter sido separada dos filhos, as autoridades inicialmente lhe negaram a medicação vital para quem vive com HIV, permitindo acesso ao remédio somente oito meses depois do início da detenção, mesmo após repetidos pedidos.
Neth Nahara e outras pessoas como ela têm sido detidas e sofrido maus-tratos em Angola simplesmente porque se atrevem a exercer o seu direito humano à liberdade de expressão.
O que você pode fazer para ajudar?
Assine a petição e apele às autoridades angolanas para que libertem imediata e incondicionalmente Neth Nahara.
O caso de Neth Nahara faz parte da “Escreva por Direitos“, da Anistia Internacional. A Campanha junta gente de todos os cantos do mundo, todos os anos, para lutar contra injustiças e apoiar pessoas e comunidades que têm seus direitos humanos ameaçados.
Escrevendo cartas, assinando petições e compartilhando histórias, você também pode exigir justiça e convocar as autoridades dos lugares em que as injustiças estão acontecendo a fazerem a coisa certa.
Doe agora!
Com qual valor você gostaria de apoiar?
Mãe de duas crianças pequenas, ela abriu uma live no Tiktok manifestando sua insatisfação política e foi condenada a dois anos de prisão. Aja agora e exija sua liberdade imediata!
Neth Nahara (Angola): a tiktoker presa por criticar o presidente | Anistia Internacional
Comentários
Postar um comentário