Nova Iguaçu: projeto ensina alunos da rede municipal a plantar e colher comida em hortas das escolas
Motivar crianças a ter interesse por uma alimentação saudável é parte das propostas do programa.
Aprender a plantar e cultivar alimentos sem sair da escola. É essa a proposta do Projeto Escolas que Plantam, de escolas municipais de Nova Iguaçu. O programa é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e a Secretaria Municipal de Educação e as crianças saem ganhando, aprendendo todo o processo da comida, da semente à mesa.
“Já gostava de salada, agora que aprendi a plantar na escola, peguei ainda mais gosto por alface, cheiro verde e a cebolinha. Vou comer aqui na escola e levar para casa. Tenho uma horta na casa da minha avó e vou ensinar ela como se cultiva”, contou a aluna Juliana Martins de Paula, de 10 anos.
A prática educativa traz inúmeros benefícios tanto para alunos quanto para o meio ambiente. Essa atividade não só proporciona um contato direto com a natureza, mas também ensina sobre a importância da agricultura sustentável e da preservação do ecossistema.
O projeto também têm como interesse motivar o interesse das crianças pelo plantio, fazendo com que entendam os processos de cultivo, além de fazer com que entendam a importância de uma alimentação saudável e do consumo de produtos frescos e orgânicos.
“O aluno das escolas municipais que estão em áreas rurais aprende o que o pai dele pratica no campo, mas de uma forma lúdica e com ensinamentos de técnicos agrônomos. A criança ainda ganha sementes para plantar no quintal de sua casa”, diz Giselane Martins, diretora de Agricultura da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Iguaçu.
Elaine de Paula Maia, diretora-adjunta da Escola Campo Alegre, destacou que o projeto também é importante para os professores e profissionais da educação.
“Com este projeto, aprendemos a plantar e a fazer uma hortinha em casa, com alimentos saudáveis, longe de agrotóxicos”, afirma Elaine. “Nos tornamos multiplicadores, ensinando outras pessoas sobre o consumo consciente de produtos naturais. Na semana passada, os alunos enriqueceram suas refeições na escola com folhas colhidas da nossa horta”.
O projeto Escolas que Plantam já passou pela Escola Municipalizada de Jaceruba e pela Escola Municipal Vale do Tinguá. Nesta quinta-feira (31), ele chega à Escola Municipal Lúcia Viana Capelli.
Fonte.Jornal Extra
Comentários
Postar um comentário