Azeite de Oliva: saiba quais as marcas proibidas no Brasil e como detectar produto falsificado







Alta do preço do azeite fez crescer a falsificação no país. Somente em 2024, o Ministério da Agricultura e a Anvisa proibiram a venda e o consumo de 29 marcas. Marcas vetadas de café e feijão também podem.

Coordenadora de Fiscalização da Qualidade Vegetal do Mapa, Ludmilla Verona explicou à Agência Brasil, que a adulteração quase sempre acontece quando o produto, importado, chega ao país.

“Na maioria dos casos, observamos que a importação do azeite de oliva a granel é feita de forma legal”, diz Ludmilla, explicando que o óleo chega ao país em galões ou barris, para o envase. “É nesse momento que a fraude é realizada, com a adição de outros óleos vegetais, para aumentar o rendimento do produto”, emenda.

“Algumas das marcas [importadas] são conhecidas [em seus países de origem], mas o Ministério não avalia propriamente a origem [da principal matéria-prima]. Como há a possibilidade [dos fraudadores] utilizarem rótulos de marcas idôneas, o Ministério sempre divulga não só o nome da marca, para alertar os consumidores quanto ao risco para os consumidores, mas também o lote e os dados das empresas importadoras e responsáveis pela comercialização no Brasil”, explicou.

 

Segundo ela, para evitar a compra de produtos falsificados, o consumidor deve desconfiar sempre quando o preço tiver muito abaixo da média e ficar atento ao rótulo, já que muitas empresas misturam o azeite com outros óleos, mas disfarçam isso na embalagem.

 

Além disso, a falsificação pode ser nota cheirando o produto. O azeite tem o aroma de azeitona, já que é feito com o "suco" do fruto da oliveira. Caso o produto tenha um cheiro mais de óleo vegetal, possivelmente ele foi adulterado.

 

O Ministério da Agricultura recomenda ainda que se dê preferência a azeites com data de envase mais recente; e que o vidro da embalagem deve ser sempre escuro.

 

Além do azeite, o Ministério da Agricultura fez uma lista com as marcas de café e feijão que não passaram nos testes - consulte aqui.

 

Veja a lista dos azeites proibidos no Brasil em 2024 ou consulte diretamente no site do Mapa.

 

15/03/2024

 

Terra de Óbidos;

Serra Morena;

De Alcântara;

Vincenzo;

Az Azeite;

Almazara;

Escarpas das Oliveiras;

Don Alejandro;

Mezzano;

Uberaba.

09/10/2024

 

Málaga;

Rio Negro;

Quinta de Aveiro;

Cordilheira;

Serrano;

Oviedo;

Imperial;

Ouro Negro;

Carcavelos;

Pérola Negra;

La Ventosa

22/10/2024

 

Almazara

Alonso

Don Alejandro

Escarpas das Oliveiras

Garcia Torres

Grego Santorini

La Ventosa

Olivas Del Tango

Quinta de Aveiro

Quintas D'Oliveira

Vincenzo

Vila Real

Com informações da Agência Brasil

Fonte. https://revistaforum.com.br/

 

 

 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CANCRO MOLE