terça-feira, 17 de setembro de 2024

É #FAKE que Deolane Bezerra já foi advogada do presidente Lula


Por Letícia Dauer, g1 — São Paulo


É #FAKE que Deolane Bezerra já foi advogada do presidente Lula — Foto: Montagem g1

É #FAKE que Deolane Bezerra já foi advogada do presidente Lula — Foto: Montagem g1

Circula nas redes sociais que a empresária e influenciadora digital Deolane Bezerrapresa numa operação contra uma organização criminosa suspeita de lavagem de dinheiro e prática de jogos ilegais, já foi advogada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É #FAKE.

selo fake — Foto: g1

selo fake — Foto: g1

Para espalhar desinformação, as publicações usam uma foto na qual Deolane veste um terno vermelho e posa ao lado do petista, com o título: "URGENTE: Advogada 'do Lula' é presa por lavagem de dinheiro".

Uma busca reversa de imagens no Google — que mostra desde quando a imagem circula na internet — revelou que a foto usada nas publicações enganosas foi tirada durante o encontro entre a empresária e Lula em 26 de abril de 2022. Na época, Lula era candidato à Presidência da República e Deolane apoiou sua candidatura. Após o encontro entre os dois, ela compartilhou a imagem em suas redes sociais (aqui).

Procurado pelo Fato ou Fake, o assessor de imprensa do presidente José Chrispiniano disse que a influenciadora digital nunca participou da defesa de Lula.

De 2013 a 2023, Cristiano Zanin — atual ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) — se destacou na defesa do petista nos processos penais da Operação Lava Jato.

Zanin também mantinha um escritório de advocacia ao lado da mulher, Valeska Teixeira Zanin Martins, com sedes em São Paulo e em Brasília. Valeska é filha de Roberto Teixeira, membro fundador do PT que também advogou para Lula nos últimos anos.

Em agosto de 2023, Zanin deixou a defesa do petista para tomar posse como novo ministro STF. Atualmente, Valeska Zanin advoga para o presidente.

Fato ou Fake também não localizou na plataforma JusBrasil e no sistema de buscas do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) nenhum processo no qual Deolane tenha representado Lula na Justiça.

Procurada, a equipe da influenciadora digital não se manifestou até a última atualização da reportagem.

Operação contra lavagem de dinheiro e prática de jogos ilegais

A empresária Deolane Bezerra e a mãe dela, Solange Bezerra, foram presas pela Polícia Civil, no dia 4 de setembro, no Recife. Elas são alvos da operação "Integration" que investiga uma quadrilha que usava empresas de eventos e casas de câmbio para lavar dinheiro de jogos ilegais.

Cinco dias depois, a advogada deixou a Colônia Penal Feminina do Recife, nesta segunda-feira (9). Deolane foi liberada após colocação de tornozeleira eletrônica dentro da unidade penal.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) informou que cerca de R$ 3 bilhões foram movimentados pela quadrilha entre janeiro de 2019 e maio de 2023, em aplicações financeiras e dinheiro em espécie, provenientes de jogos ilegais. Ao todo, foram expedidos 19 mandados de prisão e 24 de busca e apreensão.

De acordo com a Polícia Civil, foi decretado o sequestro de bens como carros de luxo, imóveis, aeronaves e embarcações e bloqueio de ativos financeiros no valor de R$ 2,1 bilhões, de vários alvos da operação.

Horas após ser presa, Deolane divulgou uma carta, publicada na sua conta pessoal no Instagram, dizendo que não praticou crimes e que está sofrendo "uma grande injustiça".

Fonte.G1.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Setembro amarelo. Falar é a melhor solução. Se precisar, peça ajuda!

  Setembro Amarelo 2024: se precisar, peça ajuda! Todos nós devemos atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem e ajud...