Pomadas capilares causam mais de 170 casos de queimaduras nos olhos no Rio de Janeiro

(Foto: Divulgação)

Pacientes atendidos em hospitais apresentam sintomas graves após uso de produtos para modelagem de cabelo; Anvisa investiga casos em diversas regiões do Brasil.

247 - Mais de 170 pessoas foram atendidas em hospitais municipais do Rio de Janeiro por apresentarem queimaduras nos olhos após utilizarem pomadas modeladoras nos cabelos.De acordo com reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, desde a segunda-feira (26) a emergência oftalmológica do Hospital Municipal Souza Aguiar, no centro da cidade, registrou 170 atendimentos relacionados a esse incidente.

Os pacientes começaram a apresentar sintomas de irritação nos olhos após utilizarem a pomada para realizar tranças ou fixar penteados. Ao entrarem em contato com a água, substâncias químicas do produto escorreram para os olhos, causando lesões.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou os casos e as autoridades de saúde, incluindo a Vigilância em Saúde e o Instituto de Vigilância Sanitária do Rio (Ivisa-Rio), estão conduzindo uma investigação epidemiológica para identificar as marcas dos produtos utilizados e os locais onde os penteados foram realizados. A apuração inclui se os produtos estão de acordo com as regras estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Nesta quarta-feira, a Anvisa emitiu uma nota informando ter recebido relatos de efeitos adversos causados por produtos cosméticos para modelar ou trançar cabelos em diversos estados, como Minas Gerais, Maranhão, Pernambuco, São Paulo, Bahia e Paraná, além do Rio de Janeiro.

Os sintomas relatados variam de reações alérgicas, cegueira temporária, vermelhidão, ardência, lacrimejamento intenso, coceira, inchaço ocular até dores de cabeça. Alguns pacientes enfrentaram lesões graves nos olhos, enquanto outros demoraram até 15 dias para recuperar completamente a visão.

Fonte.Brasil247.com


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CANCRO MOLE