segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

Crianças em Gaza são submetidas a amputações sem anestesia, diz ONG

Menina recebe atendimento sem anestesia no Hospital Al Shifa em Gaza 8/11/2023

Menina recebe atendimento sem anestesia no Hospital Al Shifa em Gaza 8/11/2023 (Foto: REUTERS/Doaa Rouqa)

Israel expandiu sua feroz campanha terrestre até ao Sul de Gaza. Médicos lutam para tratar o fluxo implacável de civis feridos, incluindo muitas crianças.

(Sputnik) – Algumas crianças na Faixa de Gaza estão sendo submetidas a amputações sem anestesia devido à falta de fundos, enquanto outras estão à beira da fome, disse no último domingo um representante da organização humanitária Save the Children.

No domingo, realizou-se a Sessão Especial do Conselho Executivo da Organização Mundial da Saúde (OMS), a pedido de 17 Estados-membros, para discutir a situação humanitária na Faixa de Gaza. Mais tarde, todos os 34 países membros do Conselho Executivo da OMS, incluindo os Estados Unidos, aprovaram uma resolução sobre Gaza apelando à entrega sem entraves de ajuda humanitária ao enclave e à evacuação das pessoas feridas.

Um representante da Agência das Nações Unidas de Assistência e Obras aos Refugiados da Palestina (UNRWA) disse na sessão que a organização ainda está a operar em Gaza, mas está à beira do colapso, uma vez que mais de 134 funcionários da UNRWA foram morto no enclave desde 7 de outubro.

Em 7 de outubro, o movimento palestino Hamas lançou um ataque com foguetes em grande escala contra Israel a partir da Faixa de Gaza e rompeu a fronteira. Israel lançou ataques retaliatórios e ordenou um bloqueio total de Gaza, cortando o fornecimento de água, alimentos e combustível. Em 27 de outubro, Israel lançou uma incursão terrestre na Faixa de Gaza com o objectivo declarado de eliminar os combatentes do Hamas e resgatar os reféns.

Em 24 de novembro, o Qatar mediou um acordo entre Israel e o Hamas sobre uma trégua temporária e a troca de alguns dos prisioneiros e reféns, bem como a entrega de ajuda humanitária à Faixa de Gaza. A trégua foi prorrogada várias vezes e expirou em 1º de dezembro.

Fonte.brasil247.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nova Iguaçu realiza Dia D Vacinação contra a gripe

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu (Semus) vai fazer, neste sábado (13), uma grande mobilização para participar do Dia D de Vaci...