domingo, 21 de maio de 2023

Lula cobra ações contra racismo sofrido pelo jogador brasileiro Vinícius Júnior em jogo na Espanha

Vinicius Junior reclama de racismo por parte da torcida do Valencia — Foto: Getty Images

Vinicius Junior reclama de racismo por parte da torcida do Valencia — Foto: Getty Images


Lula cobra ações contra racismo sofrido pelo jogador Vinícius Júnior em jogo na Espanha
00:00/01:23

Lula cobra ações contra racismo sofrido pelo jogador Vinícius Júnior em jogo na Espanha

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se solidarizou com o jogador brasileiro Vinícius Júnior, vítima de ataques racistas durante um jogo pelo campeonato espanhol, neste domingo (22).

Jogador do Real Madrid foi vítima de manifestações racistas durante jogo contra o Valencia; Ministério da Igualdade Racial deve notificar autoridades espanholas e La Liga.

"Um gesto de solidariedade ao jogador brasileiro jovem, negro, que joga no Real Madrid, que no jogo no estádio do Valencia foi chamado de macaco. Não é possível que quase no meio do século 21 a gente tenha o preconceito racial ganhando força em vários estádios de futebol na Europa", disse Lula.

"É importante que a Fifa e a liga espanhola tomem sérias providências porque nós não podemos permitir que o fascismo e o racismo tomem conta dos estádios de futebol", acrescentou.

Neste domingo, o Ministério da Igualdade Racial afirmou neste domingo (21) que vai notificar autoridades espanholas e a La Liga, responsável pelo campeonato espanhol, após ataques racistas contra o jogador brasileiro Vinícius Junior.

"Repudiamos mais uma agressão racista contra o @vinijr. Notificaremos autoridades espanholas e a La Liga. O Governo brasileiro não tolerará racismo nem aqui nem fora do Brasil! Trabalharemos p/ que todo atleta brasileiro negro possa exercer o seu esporte sem passar por violências", disse a pasta.

De acordo com o Ministério da Igualdade Racial, a notificação será enviada na manhã desta segunda-feira (22).

Entenda o caso

O brasileiro Vinícius Junior tem sido vítima de ataques racistas durante jogos do campeonato espanhol. O mais recente aconteceu durante jogo neste domingo entre Valencia e Real Madrid, pela 35ª rodada do Campeonato Espanhol, que foi interrompido no segundo tempo após parte da torcida presente no estádio Mestalla chamar o brasileiro de "macaco". A partida acabou com vitória do Valencia por 1 a 0.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nova Iguaçu realiza Dia D Vacinação contra a gripe

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu (Semus) vai fazer, neste sábado (13), uma grande mobilização para participar do Dia D de Vaci...