Advogado que ostenta taco de basebol escrito ‘direitos humanos’ é denunciado à OAB-RJ
Advogado que ostenta taco de basebol escrito ‘direitos humanos’ é denunciado à OAB-RJ
O advogado Bernardo Santoro, atual presidente do Instituto Rio Metrópole, ligado ao governo do Estado, foi denunciado ao Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-RJ.
O motivo é a postagem feita por Santoro, e noticiada aqui na coluna, onde ele aparece ostentando dois tacos de basebol, um de cor preta escrito ‘direitos humanos’, outro de cor de madeira com corrente.
De acordo com a denúncia, os bastões em questão são símbolos de intolerância e associados ao neonazismo. Em recentes protestos, manifestantes usaram esse tipo de objeto para instar por intervenção militar.
Segundo os autores da representação, a conduta do advogado é incompatível com o Código de Ética da Advocacia, que determina que uma das atribuições de um advogado é zelar pela imagem da categoria.
A representação é assinada pelos advogados Carlos Nicodemos, membro da Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal da OAB; Alvaro Quintão, presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-RJ; Nadine Borges, vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-RJ; Ítalo Pires Aguiar, secretário-geral da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB-RJ; e Tainá Juliano.
Fonte.Anselmo Gois
Comentários
Postar um comentário