quarta-feira, 13 de abril de 2022

DOIS ANOS DE CADEIA: A CONDENAÇÃO DO REGIME A "O GATO DE CUBA"

 



✍ Redação
📷 Facebook/ O gato de Cuba
O influencer cubano Yoandi Montiel Hernández, popularmente conhecido como "El Gato de Cuba", foi condenado a dois anos de prisão por alegado crime de "desacato". A sanção foi emitida na última quinta-feira, 7 de abril pelo Tribunal Municipal Popular de 10 de outubro, município onde reside o youtuber.
“No julgamento, o Ministério Público pedia cinco anos de prisão a Yoandi Montiel, ‘El Gato de Cuba’, e os advogados e a Procuradoria chegaram a um ‘arranjo’ e deram-lhe dois anos de privação de liberdade”, declarou o ativista Osmay Perez em u Vídeo n publicado pelo @[1:10] Facebook de El Gato.
O julgamento marcado para terça-feira, 5 de abril foi suspenso e adiado para sexta-feira e acabou se desenrolando um dia antes sem aviso prévio.
O Gato de Cuba, preso em 12 de abril de 2021 em sua casa, foi transferido para Villa Marista, sede do Departamento de Segurança do Estado e de lá, dias depois, para o centro prisional de Valle Grande, onde permanece cumprindo sanção.
Montiel Hernández ganhou popularidade nas redes sociais com as suas críticas a funcionários do regime, incluindo o ditador Miguel Díaz-Canel. A organização não governamental Prisoners Defenders incluiu em maio de 2021 o influencer, na lista de presos políticos do regime cubano, ao considerar-o preso por expressar suas ideias sobre o poder totalitário na ilha.
✅ Siga-nos no Twitter (@LaHoradeCuba20), Instagram (lahoradecuba) e em nossos canais do Telegram e YouTube (A Hora de Cuba).

Fonte.ADN CUBA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nova Iguaçu realiza Dia D Vacinação contra a gripe

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu (Semus) vai fazer, neste sábado (13), uma grande mobilização para participar do Dia D de Vaci...