quarta-feira, 9 de março de 2022

Nova Iguaçu comemora o dia da mulher com “papo calcinha“ entre o público feminino





 A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu realizou diversos eventos em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. As unidades de saúde promoveram palestras, rodas de conversa e dinâmicas abordando assuntos como valorização do ser feminino, violência contra mulher e a importância da mulher na sociedade.

O dia 8 de março foi oficializado pela Organização das Nações Unidas na década de 1970. A data representa a luta histórica das mulheres para terem condições equiparadas às dos homens. Na Unidade Básica de Saúde de Rancho Fundo, a equipe enfatizou o poder das mulheres com o tema “Empodera mulher, você é poderosa”. As funcionárias prepararam uma roda de conversa com direito a apresentação teatral e a convidada Vivian Santos, especialista em relacionamento e sexualidade. “O mais importante de tudo é o conhecimento, às vezes até existe o acesso à informação, mas não se conhece a realidade de cada uma. Então nosso lugar é o de empatia e dar acolhimento que elas necessitam”, afirmou Vivian.

“Eu vim para marcar o ginecologista e fui surpreendida com essa festa. Nós cuidamos de casa, filhos e verdadeiramente somos super. Achei muito legal ter esse dia”, relatou Andrea Oliveira de 39 anos e do lar.

A coordenadora do Programa de Atenção à Saúde da Mulher do Município Alícia dos Santos esteve presente, demonstrando muita satisfação em fazer parte de um dia tão especial. “Mulheres, cuidem-se, não cuidem apenas dos outros. Se você não se cuidar, não terá saúde para cuidar dos seus”, disse a coordenadora alertando as mulheres presentes.

A comemoração continuará ao longo de toda a semana. O programa abrange a linha de cuidado, desenvolvendo ações de prevenção e tratamento de doenças ginecológicas, assim como o acompanhamento do pré-natal, parto, nascimento, puerpério, puericultura e atendimento aos adolescentes. Dentre as ações está a oferta de exames de preventivo para colo de útero e mamografia para detecção precise de câncer de mama.

Fonte.novaiguacu.rj.gov.b

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um pouco sobre Maria Bonita

  Maria Bonita nasceu no dia 17 de Janeiro de 1910 em Malhada da Caiçara, no atual município de Paulo Afonso, na Bahia. Era filha de José Go...