sexta-feira, 11 de março de 2022

IMOLEAYO MICHAEL: ENFRENTANDO ACUSAÇÕES FORJADAS POR PROTESTAR CONTRA A VIOLÊNCIA POLICIAL. MOBILIZE-SE PARA AJUDÁ-LO!




 Por protestar contra o Esquadrão Anti-Roubo Especial – ou SARS – uma unidade policial famosa pela violência na Nigéria, Imoleayo chegou a ser preso em uma c Por protestar contra o Esquadrão Anti-Roubo Especial – ou SARS – uma unidade policial famosa pela violência na Nigéria, Imoleayo chegou a ser preso em uma cela subterrânea. Diga à Nigéria para retirar todas as acusações contra ele!ela subterrânea. Diga à Nigéria para retirar todas as acusações contra ele!


Quando os jovens foram para a capital da Nigéria, Abuja, em outubro de 2020, Imoleayo Michael se juntou a eles. Eram milhares que estavam marchando contra a violência, extorsão e assassinatos cometidos pelo Esquadrão Especial Anti-Roubo, popularmente conhecido como SARS – uma unidade policial famosa pela violência no país. O jovem programador divulgou os protestos no Twitter e no Facebook, usando a hashtag viral #EndSARS. 

Duas semanas depois, na madrugada de 13 de novembro, 20 homens armados invadiram a casa de Imoleayo. Eles quebraram a janela de seu quarto e apontaram uma arma para ele, forçando-o a abrir a porta da frente. Uma vez dentro da casa, apreenderam seu celular e computador. Em seguida, trancaram sua esposa, sua mãe idosa e o seu filho de sete meses em um quarto e desligaram a energia elétrica ao redor de sua casa. 

Eles levaram Imoleayo para a sede do serviço de segurança do Estado, onde o mantiveram em uma cela subterrânea por 41 dias, sem acesso a um advogado ou à sua família. Enquanto estava lá, ele foi algemado, vendado e acorrentado a um armário de aço. Também foi forçado a dormir no chão. Tudo o que ele tinha para comer era um pouco de mingau misturado com pedras. Os oficiais de segurança o interrogaram cinco vezes. 

Imoleayo sofreu de pneumonia e acabou sendo libertado sob fiança em dezembro de 2020. Hoje, ele está enfrentando acusações forjadas de “conspiração com outros por perturbar a paz pública” e “perturbar a paz pública”. 

Diga à Nigéria para retirar todas as acusações contra Imoleayo.  

Preencha o formulário ao lado e assine esta petição que será entregue ao Procurador-Geral da Federação e ao Ministro da Justiça da Nigéria.

Fonte. https://anistia.org.br/

Participe dessa luta.

Anistia.org.br/peticao/imoleayo-michael-enfrentando-acusacoes-forjadas-por-protestar-contra-a-violencia-policial-mobilize-se-para-ajuda-lo/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um pouco sobre Maria Bonita

  Maria Bonita nasceu no dia 17 de Janeiro de 1910 em Malhada da Caiçara, no atual município de Paulo Afonso, na Bahia. Era filha de José Go...