Crivella exonera controladora que apontou rombo de R$ 4 bilhões nas contas da prefeitura em 2019
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
No Diário Oficial desta sexta-feira (17), o prefeito Marcelo Crivella exonerou, com o diplomático complemento "a pedido", Márcia Andréa dos Santos Peres, a controladora-geral do municíipio do Rio que apontou um rombo de quase R$ 4 bilhões nas contas da Prefeitura do Rio no ano passado.
A exoneração aconteceu no momento em que as contas estão em xeque, já que o Tribunal de Contas do Município (TCM) estava prestes a examinar o exercício de 2019. Os conselheiros estavam decidos a, pela primeira vez na história do tribunal, reprovar as contas de um prefeito do Rio. E logo no último ano de governo — e quando Crivella vai tentar a reeleição.
Pressionado, o prefeito conseguiu, com uma votação inédita na Câmara dos Vereadores na última quarta-feira, um adiamento de 90 dias para responder a uma série de questionamentos do TCM — e, consequentemente, adiou em três meses a votação de suas contas.
Além do rombo, Márcia Andréa também admitia, pela primeira vez num documento oficial, que a Prefeitura do Rio havia estourado o limite de 54% de gastos públicos com pessoal estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
Em seu lugar, Crivella nomeou Francisco Harilton Alves Bandeira, servidor de carreira, também oriundo da Controladoria, e que ocupava o cargo de subsecretário de Gestão da Secretaria municipal de Assistência Social e Direitos Humanos desde que a deputada estadual Tia Ju assumiu o cargo, em janeiro.
Fonte. Jornal Extra
Foint
Fonter
Comentários
Postar um comentário