FATO OU FAKE CORONAVÍRUS
Mensagem falsa diz que o ministro da Saúde, Nelson Teich, tem auditado os dados divulgados e que isso fez números caírem em São Paulo. Ministério da Saúde nega e afirma que dados são reportados de forma técnica pelos estados. Números não estão em queda em SP.
Mensagem diz que produto é tão perigoso para a saúde quanto o novo coronavírus. Não é verdade.
Mensagem falsa, rechaçada pelo banco, diz que 187 mil CPFs foram bloqueados e que essas pessoas ficarão sem o benefício.
Mensagem diz que autópsias feitas na Itália revelaram uma descoberta: que os efeitos da Covid-19 não são de ordem respiratória. Não é verdade.
Unidade tem 186 internados com a Covid-19; duas mortes já foram registradas no local. Mensagem falsa utiliza informação antiga, antes de hospital operar, para criar tese mentirosa.
Mensagem circula principalmente em Manaus, onde o número de casos e de mortes desafia a capacidade de atendimento do sistema público. Especialistas dizem que bebida pode aliviar sintomas em pessoas com quadro leve da doença, mas não curá-la. Governo do AM diz que informação de que pacientes têm sido tratados com o chá é falsa.
Imagens mostram, na verdade, apreensão por conta de irregularidades na venda dos produtos. Departamento de Justiça dos Estados Unidos diz que se trata de 'fake news' e garante que máscaras não estavam contaminadas. Elas foram, inclusive, distribuídas a profissionais de saúde.
Imagem é antiga. Ela foi tirada em janeiro de 2019. Eduardo Leite fez um desmentido nas redes sociais.
Vídeo circula na internet desde 2018, bem antes do início do pagamento do auxílio para afetados economicamente pela crise do coronavírus.
Empresa nega teor de mensagem falsa que circula na web e garante que não haverá demissão sem justa causa. Lojas físicas estão fechadas temporariamente há um mês, como várias outras no comércio, para evitar o avanço do coronavírus. Atividades online e administrativas, porém, permanecem funcionando.
Imagens, na verdade, são antigas (de 2018) e mostram corrida em homenagem a sargento do Exército morto em arrastão.
Imagens antigas e fora de contexto circulam junto a mensagens em áudio e texto que dizem que o governador contrariou a quarentena imposta por ele mesmo pra conter o avanço da Covid-19 em SP.
Imagem é antiga e não foi feita no Brasil. Ela foi registrada na Venezuela em 2017 pelo fotógrafo Miguel Gutiérrez, da agência Efe.
Especialistas explicam que vírus não sobrevive ao traslado de dias. Além disso, equipamentos têm sido importados pelo Ministério da Saúde para uso por profissionais de saúde; não há distribuição para o público em geral.
Comentários
Postar um comentário