Manifestação no Rio termina em confronto e tem ônibus incendiado


Manifestantes passam em frente a ônibus incendiado
Manifestantes passam em frente a ônibus incendiado Foto: Domingos Peixoto / Agência O Globo


A quarta-feira de protestos contra os cortes no orçamento do Ministério da Educação (MEC), que reuniu centenas de milhares de pessoas em todos os estados do país e transcorreu pacificamente, terminou em confusão no Rio de Janeiro.
A manifestação carioca, que reuniu cerca de 200 mil pessoas, segundo os organizadores, marchou pela avenida Presidente Vargas, no centro, da Candelária até a estação Central do Brasil. O percurso foi marcado por palavras de ordem como "Não é mole não, tem dinheiro pra milícia, mas não tem pra educação", "Tira tesoura da mão e investe na educação".
O confronto aconteceu próximo ao Campo de Santana e à Central, por volta das 19h20, quando o ato começava a se dispersar. As estações Central e Presidente Vargas do metrô foram fechadas.
Policiais que estavam no local afirmaram que manifestantes lançaram contra eles rojões e fogos de artifício. Reagindo a esse suposto ataque, os PMs jogaram bombas contra os manifestantes. Um ônibus foi incendiado pelos manifestantes.
Após o início da confusão, ao menos nove viaturas do Batalhão de Choque se encaminharam à avenida Presidente Vargas para controlar o tumulto.
Antes da confusão, manifestantes carregavam diversos cartazes associados à fala do ministro da Educação, Abraham Weintraub, que classificou as universidades federais como "balbúrdia", se espalham pelo ato. Algumas faixas também convocam os manifestantes para uma Greve Geral no dia 14 de junho.

Lideranças políticas como o vereador Tarcísio Motta, os deputados estaduais Flávio Serafini, Mônica Francisco e Dani Monteiro, todos do PSOL, participaram do ato. Quando um helicoptero começou a sobrevoar o protesto, manifestantes vaiaram e começaram a gritar "Ele não".
Professores de diversas redes de ensino particulares foram dispensados do trabalho nesta quarta e participaram o protesto.
Fonte Jornal Extra

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CANCRO MOLE