sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Mulheres sauditas pisam em véus de rosto em protesto nas redes sociais


BEIRUTE (Thomson Reuters Foundation) - Mulheres na Arábia Saudita estão pisando nos véus de rosto que muitas são obrigadas a usar no país conservador e publicando as imagens em redes sociais com a hashtag “o nicabe sob meu pé”.
A campanha marca o mais recente protesto contra os rígidos códigos de vestuário para as mulheres na Arábia Saudita, onde são obrigadas a usar abaias --longas túnicas folgadas-- em público e, na maior parte do país, a também cobrirem o rosto e os cabelos.
No Twitter, mulheres sauditas usaram a hashtag da campanha para contar sobre episódios em que foram forçadas a usar o véu. Algumas publicaram fotos pisando na peça de roupa em protesto.
“Quando decidi despir meu nicabe, a reação da minha mão foi me dizer que nunca me perdoaria”, disse uma das mulheres.
“Eu insisti na minha decisão e resisti por meses de chantagem emocional e abuso verbal da parte dela. Não foi uma escolha para mim e não é para muitas garotas em meu país.”
A campanha foi alvo de críticas, sendo classificada por alguns como desrespeitosa com as mulheres que escolhem usar o nicabe.
“Se não quer usar, essa é uma escolha sua, mas você deveria também respeitar aquelas que usam. Sua hashtag em árabe (O nicabe está sob meu pé) é muito desrespeitosa com aquelas que usam por vontade própria como uma devoção religiosa”, tuitou uma mulher.
Não é a primeira vez que mulheres sauditas protestam nas redes sociais contra vestimentas religiosas. No mês passado, algumas mulheres usaram suas abaias do avesso como forma de protesto.
(Reportagem de Heba Kanso)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nova Iguaçu realiza Dia D Vacinação contra a gripe

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu (Semus) vai fazer, neste sábado (13), uma grande mobilização para participar do Dia D de Vaci...