domingo, 3 de setembro de 2017

Morte de Luiz Melodia reacende discussão: quem são os autores de músicas famosas?


MÚSICA


A música é de...
A morte de Luiz Melodia, que completa um mês amanhã (saudade!), reacendeu uma velha discussão em torno da autoria de músicas famosas.
É que muita gente confunde compositor com cantor.
No caso de Luiz, isso acontece com “Diz que fui por aí”, que ele gravou, em 1999, no CD “Acústico ao vivo”; em 2002, no DVD “Luiz Melodia Convida — Ao vivo”; e, em 2007, com Seu Jorge, no CD “Cidade do Samba”.
Só que esse clássico da MPB, como se sabe, é de Zé Keti e Hortêncio Rocha, e foi gravado pela primeira vez em 1964, por Nara Leão.
Aliás, naquele ano, foram feitas outras 20 gravações dessa música, por gente como Dóris Monteiro, hoje com 82 anos, Elizeth Cardoso (1920-1990), Elis Regina (1945-1982) e Cyro Monteiro (1913-1973).
— Para mim, a maior culpa é a falta da ficha técnica, que se foi com o fim dos CDs. Eu cresci lendo as fichas. Sabia, além dos autores, quem tocou cada instrumento — opina Pretinho da Serrinha, o músico e comentarista da carnaval da Globo, que acrescenta:
— Os sites são preguiçosos. Os sites nunca dão os nomes dos compositores — ressalta.
Pretinho se refere aos sites que divulgam letras e cifras. Uma pesquisa num famoso site de buscas, por exemplo, aponta que “Diz que fui por aí” é de Luiz Melodia, Nara Leão e até Fernanda Takai.
O compositor de samba é uma das principais vítimas dessa confusão. “Deixa a vida me levar” não foi escrita por Zeca Pagodinho, e sim pelo grande Serginho Meriti e Eri do Cais.
Assim como “Insensato destino” não é de Almir Guineto (1946-2017). Foi composta por Acyr Marques, Maurício Lins e pelo saudoso Chiquinho Vírgula.
E “Sem compromisso”? Não é de Chico Buarque, não. Os autores são Geraldo Pereira e Nelson Trigueiro.
Bem-humorado, Martinho da Vila diz não se importar quando fazem tal confusão.
— É difícil. A música fica ligada ao cantor. Uma vez, uma pessoa me disse: “Sem dúvidas a melhor música que você já fez é ‘Mulheres’, que é do Toninho Geraes. Ou seja: eu ainda não fiz a minha melhor música. Mas não tenho grilo quando dizem que uma letra minha é de outra pessoa— diz Martinho.
Melhor assim.
Luiz Melodia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nova Iguaçu realiza Dia D Vacinação contra a gripe

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu (Semus) vai fazer, neste sábado (13), uma grande mobilização para participar do Dia D de Vaci...