Por que devemos comer ovos várias vezes por semana?


Para obter os máximos benefícios na hora de comer ovos, a forma de cozinhá-los é determinante. Recomenda-se consumi-los escalfados ou levemente fervidos para não perder seus antioxidantes
Por que devemos comer ovos várias vezes por semana?

  • Comer ovos é saudável ou prejudicial? Quantos devemos comer? São todos iguais?
  • Em temas de nutrição sempre encontramos diferentes teorias e, algumas inclusive, mudam com o passar do tempo.
Neste artigo contamos por que comer ovos várias vezes por semana é muito recomendado para conseguir uma alimentação equilibrada e uma saúde adequada.

Nem todos os ovos são iguais

Ovos no prato
Devemos esclarecer é a importância de que os ovos sejam orgânicos. As galinhas são criadas em liberdade e se alimentam de modo natural, à base de sementes, plantas, insetos, etc.
Os ovos comuns procedem de galinhas criadas em grandes quantidades, algumas delas em jaulas individuais. São alimentadas à base de soja e milho transgênico e diferentes tipos de aditivos e antibióticos.
Além de preferir os ovos orgânicos por sua procedência e seu sabor, também são muitos mais ricos em nutrientes.

O ovo e a saúde

Nos últimos anos pudemos escutar muitas críticas ao ovo que o relacionavam com o risco de aumentar o colesterol e sofrer doenças cardiovasculares.
Mesmo que seja verdade que todas as gorduras de origem animal contenham colesterol, este dado não significa que seja prejudicial para a saúde, já que o colesterol também é necessário em nosso organismo.
O consumo de ovos orgânicos pode nos ajudar inclusive a prevenir doenças como, por exemplo, as que afetam o coração.
Cada vez mais são os nutricionistas que recomendam a ingestão habitual de ovos como parte de uma dieta saudável.

Mais ovos e menos carne

Se você quiser levar uma alimentação equilibrada e desfrutar do sabor e dos benefícios deste alimento, recomendamos aumentar a ingestão de ovos e reduzir a de carne, especialmente a vermelha.
Deste modo obtém-se proteína animal de boa qualidade sem os riscos de se exceder no consumo de carne.
Além disso, hoje em dia a carne ecológica é bastante cara, por isso também é muito mais econômico optar pelos ovos. 

O que o ovo nos traz?

Ovo em forma de coração
O ovo nos proporciona uma combinação excelente de proteínas de alto valor biológico, já que contém todos os aminoácidos essenciais e gorduras saudáveis de fácil digestão.
É um alimento muito nutritivo, rico em vitaminas A, B, D, E, betacarotenos, ácidos graxos essenciais e minerais, como o ferro, o fósforo, o potássio e o magnésio.
Convém destacar que o ovo não contém fibras nem carboidratos.

Comer ovos várias vezes por semana

Então, quantos ovos podemos comer por semana? Uma pessoa saudável que leve uma alimentação equilibrada pode comer um ovo orgânico por dia sem nenhum risco para a saúde e com a tranquilidade de estar obtendo uma excelente fonte de nutrientes.
As pessoas que tenham dúvidas sobre seu estado de saúde podem consultar um nutricionista, mas o mais provável é que possam consumir entre 3-5 ovos por semana sem nenhum remorso.

Como cozinhar os ovos?

Ovo com pão
Mesmo que os ovos orgânicos sejam um alimento ideal, a maneira de cozinhá-los também desempenha um papel fundamental.
Para não oxidar suas gorduras e manter intactos os antioxidantes contidos, devemos evitar fritá-los ou cozinhá-los no micro-ondas.
A maneira mais saudável de comer ovos é escalfado ou fervido levemente. Não os cozinhe a fogo alto durante vários minutos.
Se o fizermos, observaremos ao retirar a casca um tom acinzentado na gema e odor de enxofre que indica que não cozinhamos do modo correto.
O ideal é fervê-los a fogo baixo durante pouco tempo, como no caso dos famosos ovos pochê. Estes têm a clara pouco cozida e a gema líquida.
No entanto, insistimos que para consumir os ovos pouco cozidos devem ser sempre ovos orgânicos, para não correr riscos.

Onde obtemos ovos orgânicos?

Cada país tem sua normativa específica para garantir a qualidade dos ovos. Em alguns casos é mediante códigos impressos na casca ou com selos de certificação ecológica.
Podem ser comprados diretamente com um granjeiro de confiança, que cria as galinhas em liberdade. Também podemos optar por criar nossas próprias galinhas, caso tenhamos tempo e um pouco de terreno em casa.
Fonte. https://melhorcomsaude.com/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CANCRO MOLE