segunda-feira, 19 de junho de 2017

Protesto contra Maduro tem jovem morto e seis feridos a tiros

Imagens mostram agentes apontando pistolas contra manifestantes; 74 já morreram

POR 


Soldado aponta pistola contra manifestantes em Caracas - CHRISTIAN VERON / REUTERS



O protesto foi bloqueado por militares e policiais, que voltaram a utilizar bombas de gás lacrimogêneo e jatos d'água lançados por veículos blindados. Líderes opositores como o deputado Juan Andrés Mejía denunciaram disparos de armas de fogo e uma foto da AFP revela um militar empunhando o que seria uma arma.
A multidão pretendia chegar à sede do Poder Eleitoral, no centro de Caracas.
— Quando tentamos chegar a um ponto estratégico, nos cortam o acesso, mas temos que seguir tentando — disse à AFP a manifestante Ivone Santana.
Agentes da polícia e da Guarda Nacional reprimiram os manifestantes, que reagiram lançando pedras e coquetéis molotov. De acordo com a Procuradoria Geral, o jovem tinha 17 anos e sofreu disparos na área de Altamira.
Partidários de Maduro se concentraram no centro da capital para apoiar a Constituinte, qualificada por dirigentes do chavismo como "um poder absoluto" para superar a grave crises política e econômica. O ato incluiu músicas alusivas ao projeto de reforma da Constituição e discursos de líderes governistas.
Os protestos ocorreram paralelamente à reunião de chanceleres da Organização dos Estados Americanos (OEA), na cidade mexicana de Cancún, dedicada à situação da Venezuela. O país, que se retirou do encontro após o discurso de sua chanceler, Delcy Rodríguez, denunciou um plano de "intervenção militar" contra o governo Maduro.


Policiais detêm jovem durante protesto em Caracas - Ariana Cubillos / AP
Procuradora-geral investe contra Maduro
A procuradora-geral da Venezuela, Luisa Ortega, pediu nesta segunda-feira que se investiguem denúncias de corrupção no governo de Maduro.
O pedido foi feito a centenas de funcionários de seu gabinete, os quais foram às ruas hoje para apoiá-la.
"Por que não há alimentos e remédios? Será que os recursos são usados para fins distintos? Não sei, não posso garantir, mas seria bom que os procuradores anticorrupção investigassem", declarou Luisa, que discursou na sede da Procuradoria, no centro de Caracas.
"É preciso investigar o assunto das drogas", continuou Ortega, sem especificar se há suspeitas sobre funcionários públicos envolvidos.
Chavista históriCa, a procuradora-geral enfrenta Maduro e o Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) por sentenças que, segundo ela, romperam a ordem constitucional. Além disso, Luisa Ortega rejeita as bases estabelecidas pelo presidente para convocar a Assembleia Constituinte no país.
  • Víctor Salazar ficou com o corpo em chamas depois que o tanque de combustível de uma moto da polícia explodiu durante protestos contra o presidente venezuelano, Nicolás Maduro Foto: JUAN BARRETO / AFP

    Envolto em chamas

    Víctor Salazar, de 28 anos, ficou com o corpo em chamas, junto a um grupo de mascarados, quando colocou fogo em uma motocicleta durante os violentos confrontos em 3 de maio, em Caracas. O jovem sobreviveu, mas 70% do seu corpo sofreu graves queimaduras.






















































































































































































































































































































































































Via Jornal O globo  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nova Iguaçu realiza Dia D Vacinação contra a gripe

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu (Semus) vai fazer, neste sábado (13), uma grande mobilização para participar do Dia D de Vaci...