Nova Iguaçu faz alerta aos cadastrados no Programa Bolsa Família
NOVA IGUAÇU - A Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Secretaria de Assistência Social (Semas), afirma que mais de 1400 benefícios do Programa Bolsa Família estão deixando de serem pagos todos os meses. O não cumprimento do repasse calcula uma média de R$ 850 mil, que deixam de ser utilizados por famílias que precisam do benefício.
Por problemas de entrega de correspondência, mudança de endereço ou ausência quando a informação chega pelo correio, muitas pessoas não sabem que foram contempladas. De acordo com a Caixa Econômica Federal, grande parte dos casos são de pessoas que no passado se cadastraram, e até já foram beneficiados por algum programa social (Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica, Isenção de Taxa de Concurso Público, Telefone Social entre outros) e acabaram sendo selecionados para receber o Bolsa Família por fazerem parte do público alvo do programa.
É importante ressaltar que mesmo que o beneficiário tenha deixado de receber o Bolsa Família, ele pode voltar a ser contemplado. As pessoas que ficam sem sacar por seis meses, são excluídas automaticamente, podendo retornar dentro de alguns meses, porém sem receber as parcelas retroativas. O cidadão pode verificar a situação do seu benefício através do aplicativo do Bolsa Família, disponível para Smartphone, ou através do telefone gratuito 0800 7260 207, e informando o número do Programa de Integração Social (PIS) ou Número de Identificação Social (NIS).
O benefício pode ser sacado em qualquer lotérica com o cartão do Cidadão ou do Bolsa Família. Aqueles que tiverem cartão e senha, devem se dirigir a qualquer agência da Caixa. Para manter o benefício, é necessário procurar a sede da Semas a cada dois anos para atualizar o cadastro, que fica na Rua Dr. Luiz Guimarães, nº 956, Centro de Nova Iguaçu, de segunda a sexta, das 9h às 17h.
A lista com os nomes dos beneficiários que não sacaram o Bolsa Família em Nova Iguaçu está disponível para consulta no site da prefeitura, na sede da Semas e nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras).
Via Via PMNI
Via Via PMNI
26/05/2016
Comentários
Postar um comentário