segunda-feira, 21 de março de 2016

Teatro pela democracia


Por Inês Garçoni, especial para Jornalistas Livres
Foto: Mídia Ninja
Foto: Mídia Ninja
O ato organizado pelos atores e diretores Enrique Diaz e Ivan Sangahara na Fundição Progresso, no coração da Lapa carioca, recebeu mais de 1 mil pessoas, segundo os organizadores — “e apenas 25, segundo a PM”, brincou o ator Patrick Sampaio, no palco, tendo ao fundo duas grandes faixas brancas onde se lia “Teatro pela Democracia” e “Não vai ter golpe!”
artistas_rio
Mídia NINJA
O encontro reuniu não só a classe artística, mas também intelectuais, escritores, professores e jornalistas. Leituras de textos autorais contra o golpe em curso na democracia brasileira, contra o impeachment da presidente Dilma e até trechos de Amos Oz e Bertold Brecht foram ovacionadas e, muitas vezes, interrompidas pela plateia ao som de “não vai ter golpe” e “o povo não é bobo, abaixo a Rede Globo”. 
A atriz Elisa Lucinda, num dos textos mais aplaudidos da noite, falou sobre o episódio polêmico envolvendo a classe artística nos últimos dias: “Caludio Botelho, a casa caiu!”. E continuou: “Eu espero que sirva para que a classe se posicione”. Quando mencionou a “dignidade” da atriz Soraya Ravenle, interlocutora de Botelho no áudio, foi ovacionada.
ESTIVERAM PRESENTES AINDA O ESCRITOR MARCELO RUBENS PAIVA, A CANTORA TERESA CRISTINA, VIVIANE MOSÉ, O CINEASTA A SILVIO TENDLER, OS ATORES LEONARDO NETO, LUIZA ARRAES, JOAO PEDRO ZAPPA, O DIRETOR AMIR HADDAD E O POETA CHACAL – QUE, DEPOIS DE PEDIR DESCULPAS POR TER “UM DIA TRABALHADO NA TV GLOBO”, DISSE QUE, ENQUANTO “A MÍDIA BRADA AOS BERROS PELA LIBERDADE DE EXPRESSÃO ENQUANTO O QUE FALTA É IGUALDADE DE EXPRESSÃO”.
O ator Gregório Duvivier ressaltou o fato de que o ato não era de adesão aos governos Dilma e Lula, mas sim da democracia. “Mas a direita nos colocou nesse paradoxo: defender o indefensável. Está servindo para nos unir — nós (a esquerda), que andamos sempre tão separados. O que nos define é que a gente quer mudança, e vejo 1 trilhão de dissonâncias, mas são muito mais coisas que nos unem do que nos separam.”
IMG_2016-03-21 22:39:28
Mídia NINJA
Ao microfone, vários artistas fizeram críticas ao governo, especialmente à política de favorecimento do agronegócio e à aliança com o PMDB. Duvivier, inclusive, pediu o fim do apoio do PT ao candidato Pedro Paulo à Prefeitura do Rio por conta das suspeitas de agressões a sua ex-mulher.
Via Jornalistas Livres





























http://postv.org/post/141454971967/teatro-pela-democracia-rio-de-janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nova Iguaçu realiza Dia D Vacinação contra a gripe

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu (Semus) vai fazer, neste sábado (13), uma grande mobilização para participar do Dia D de Vaci...