sexta-feira, 25 de março de 2016

OLHOS ELETRÔNICOS VÃO VIGIAR NOVA IGUAÇU DIA E NOITE

NOVA IGUAÇU - Centro de Operações será inaugurado hoje com 76 câmeras. A prioridade é ajudar a polícia no combate à violência

Na quinta-feira passada, a Rua Aguiar Dias, no Bairro da Luz, em Nova Iguaçu, ficou debaixo d’água com o temporal que castigou a Região Metropolitana. Uma câmera no local captou o desespero de motoristas. Em poucos minutos, agentes de trânsito chegaram para ajudar. A ação foi um teste do Centro de Operações de Nova Iguaçu (Conig), que será inaugurado hoje, às 10h. Serão 76 olhos eletrônicos que darão apoio a todos os setores, mas com prioridade à segurança.

Os agentes desviaram o fluxo, mas a água escoou rapidamente — lembrou a subsecretária de Trânsito, Monitoramento e Segurança, Vanessa Ferreira.

As câmeras foram instaladas em pontos estratégicos do Centro e de bairros adjacentes. Os locais foram escolhidos com base na mancha criminal analisada pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), que mapeia e divulga os índices de criminalidade em todo o estado. Resumindo: as áreas com mais crimes estarão sendo monitoradas.

— O centro de operações vai focar na segurança. Teremos um PM aqui e contato 24 horas com o batalhão. A Via Light, por exemplo, com alto número de crimes, está bem coberta, praticamente em todos os cruzamentos — explicou o secretário de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, Rubens Borborema.

O comandante do 20º BPM (Mesquita), tenente-coronel Roberto Dantas, disse que a central terá papel importante na redução dos índices de violência em Nova Iguaçu:

— Haverá uma capilaridade maior com essas câmeras vigiando entradas e saídas por 24 horas. Com qualquer movimento ou atitude suspeitos, o policial que estiver na sala, de imediato, poderá ligar para o batalhão e desloca uma viatura. A rapidez de resposta é muito maior. Com isso aumenta o número de prisões e apreensões. Só vai ajudar na segurança pública.

A ideia, segundo Borborema, é expandir o monitoramento para outras áreas:

— Em médio e longo prazos, vamos instalar câmeras em outros locais da cidade como os bairros Miguel Couto e Austin.
Via Noticias de Nova Iguaçu


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nova Iguaçu realiza Dia D Vacinação contra a gripe

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu (Semus) vai fazer, neste sábado (13), uma grande mobilização para participar do Dia D de Vaci...