segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

CARTA ABERTA DE REPÚDIO À SECRETARIA DE CULTURA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO


São 1100 favelas no Estado do Rio de Janeiro. Estimam-se 500 mil jovens morando em favelas, segundo Instituto Data Favela.
Importante lembrar que a favela sempre foi colocada em um contexto relacionado à tríade: miséria, tráfico/milícia e violência. E o jovem de favela é retratado, muitas vezes, na marginalidade ou à beira dela.
A Secretaria de Estado de Cultura, que durante décadas foi acessada apenas pela classe média, conseguiu alguns avanços importantes na gestão passada, como a construção de uma ampla Rede de Pontos de Cultura, Bibliotecas Parque e o Favela Criativa.
O Favela Criativa, que deveria se expandir, agora está sendo esvaziado. A nova gestão, com um discurso de ampliação, muda o nome de FAVELA CRIATIVA para TERRITÓRIOS CULTURAIS RJ.
Essa mudança feita no gabinete, no centro da cidade, no ar condicionado, sem diálogo com a sociedade civil, demonstra a incapacidade da atual gestão de dialogar com as juventudes.
Tal mudança aponta uma drástica alteração de rota no conceito e no foco do programa. Pois o Favela Criativa foi uma conquista pleiteada por vários coletivos de jovens que almejavam uma política que tivesse um olhar específico para essa parcela da população.
>>> Conquistas como Feira Favela Criativa, Cine Manguinhos, Edital de Bailes e Criação Artística do Funk e Edital de Microprojetos Favela Criativa não terão mais jovens de favela, do subúrbio, da Baixada e até mesmo do interior do Estado, que está repleto de favelas, como público prioritário.
O conceito de TERRITÓRIOS defendido pela Secretária sem nenhum diálogo com as juventudes, amplia de tal maneira o conceito que não garante a exclusividade aos jovens da favela/periferia/subúrbio.
Nesse sentido, se faz necessário unificar todas as juventudes do Estado do Rio de Janeiro para que de fato se faça valer uma AMPLIAÇÃO DO FAVELA CRIATIVA, respeitando seu público alvo que é as juventudes de favela, do subúrbio, da baixada e do interior. Não será admitido o retrocesso. FAVELA CRIATIVA para cima deles.
Secretária, com quantos coletivos a senhora dialogou para mudar o conceito do programa?
Secretária, quanto de recurso teremos com exclusividade para os jovens de Favela/Subúrbio/Baixada?
Secretária...
... A FAVELA é CRIATIVA!
... A FAVELA é BAIXADA FLUMINENSE!
... A FAVELA é ZONA OESTE
... A FAVELA é ZONA NORTE
... A FAVELA é ZONA SUL
... A FAVELA é INTERIOR
... A FAVELA é RIO DE JANEIRO
A favela está presente na maioria das cidades do interior do Estado.
Talvez, se a senhora conhecesse um pouco mais o Estado e a juventudes que o compõe, entenderia que Favela Criativa contempla as juventudes de diversos espaços, agregando ao termo FAVELA um retrato de potência tão discutido e debatido pelas juventudes do Estado.
Enfim, governar é a arte de dialogar e construir em conjunto. Se a senhora não aprendeu isso ainda, a favela, sempre generosa, vai te ensinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nova Iguaçu realiza Dia D Vacinação contra a gripe

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu (Semus) vai fazer, neste sábado (13), uma grande mobilização para participar do Dia D de Vaci...