sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Irmão do mentor dos ataques em Paris está preso no Marrocos

Yassine Abaaoud foi detido no mês passado ao chegar na cidade natal do pai

Abdelhamid Abaaoud, mentor dos atentados coordenados em Paris. Seu irmão mais novo, Yassine, está preso no Marrocos há cerca de um mês - Reuters
RABAT - Autoridades marroquinas prenderam no mês passado Yassine Abaaoud, irmão mais novo de Abdelhamid Abaaoud, suposto mentor dos atentados coordenados em Paris que deixaram 129 mortos há uma semana, ao chegar na cidade natal do pai, Omar Abaaoud, em Agadir, informou uma fonte de segurança do Marrocos nesta sexta-feira.
Yassine foi detido logo após o avião em que estava aterrissar em Agadir. Ele está sob custódia desde então, afirmou a fonte à Reuters sob condição de anonimato.
— Ele está preso há cerca de mês agora — relatou.
Yassine está detido sob suspeita de atividade terrorista, mas não é claro se Yassine tem ligações com a célula militante que Abaaoud chefiava na Europa. A fonte se recusou a fornecer mais detalhes sobre a prisão.
A advogada de Omar, Nathalie Garrant, disse à imprensa belga que ele procura com urgência pelo filho Younis, de 15 anos, que esteve com Abdelhamid na Síria. O número de irmãos de Abdelhamid não foi confirmado e, portanto, não se sabe com certeza se Younis e Yassine são irmãos diferentes ou a mesma pessoa.
A advogada afirmou que Younis foi para a Síria desde 2014. Ela diz que o pai quer entender porque Abdelhamid "levou Younes com ele, onde ele está e se está vivo ou morto", informou o "The Guardian".
Abdelhamid Abaaoud, militante belga de 28 anos afiliado ao Estado Islâmico, foi morto durante uma operação da polícia francesa em Saint-Denis, ao norte de Paris, na quarta-feira, conforme a Procuradoria da França confirmou na quinta-feira. Nesta sexta-feira, o procurador-geral da França informou que um terceiro corpo, de uma mulher, foi encontrado no apartamento no qual a ação policial ocorreu. As autoridades informaram ainda que um passaporte encontrado confirmou que a mulher-bomba que se explodiu no episódio era Hasna Aitboulahcen, prima de Abaaoud, nascida em 12 de agosto de 1989.


VIA.  Agencia Internacional de noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nova Iguaçu realiza Dia D Vacinação contra a gripe

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu (Semus) vai fazer, neste sábado (13), uma grande mobilização para participar do Dia D de Vaci...