Boko Haram é o grupo extremista que mais mata no mundo
Boko Haram é o grupo extremista que mais mata no mundo, diz estudo
Com aumento em assassinatos, grupo soma com o EI mais da metade das mortes
LAGOS, Nigéria — Um novo estudo do Instituto Para a Economia e a Paz diz que o grupo insurgente islâmico nigeriano Boko Haram tornou-se o grupo extremista que mais mata no mundo, ultrapassando os números do Estado Islâmico, ao qual é afiliado desde março. De acordo com o Índice Global de Terrorismo, as mortes atribuídas ao Boko Haram cresceram em 37% em 2014, sendo 6.644, comparadas a 6.073 cometidas pelo Estado Islâmico.
Os dois grupos são os responsáveis por 51% das mortes pelo terror mundial, de acordo com o estudo. O documento diz ainda que quase todos os ataques terroristas aconteceram em países onde a violência exercida pelo governo é generalizada.
A Anistia Internacional culpou o Boko Haram também pelas mortes em estado de detenção de outros 8 mil civis.
Nesta terça-feira, um ataque a bomba em um mercado na cidade de Yola, no Nordeste da Nigéria, matou ao menos 32 pessoas e feriu outras 80. O Boko Haram não reivindicou a autoria do atentado, mas é o principal suspeito por conta de sua atuação violenta na região. Ainda nesta semana, o coordenador humanitário da ONU para o Sahel, Toby Lanzer, denunciou a destruição de cerca de 1.100 escolas neste ano pelo grupo extremista, na região do Lago Chade, que compreende Camarões, Chade, Níger e Nigéria.
A insurgência liderada pelo Boko Haram já fez pelo menos 17 mil mortos desde 2009. A violência forçou 2,6 milhões de pessoas, incluindo 2,2 milhões de nigerianos, a deixarem suas casas, segundo Lanzer. O presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, prometeu acabar com a rebeldia terrorista até o final do ano.
Via O Globo
Comentários
Postar um comentário