quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Vozes pelos direitos humanos: Femi Kuti


Anistia Internacional 
VER TODOS OS POSTS   
© Justin Lane / EPA
Músico mundialmente famoso,  Fela Kuti (1938-1997) foi preso por usar a música para criticar o governo militar da Nigéria nas décadas de 1970 e 1980.  No dia 15 de outubro, data de seu nascimento, celebra-se oFela Day, dia de homenagens ao criador do afrobeat.
Desde 1976 ele foi detido pelo menos cinco vezes. Em 1977, sua casa foi incendiada e membros de sua família ficaram gravemente feridos quando centenas de soldados o prenderam. Em setembro de 1984, Fela foi preso novamente, desta vez sob a alegação de ter tentado exportar ilegalmente moeda estrangeira. Ele foi condenado a cinco anos de prisão em novembro de 1984.
A Anistia Internacional começou a fazer campanha pela libertação de Fela, considerando que seu julgamento foi injusto e que ele foi preso apenas por seu ativismo político. Cartas de apoio para a campanha começaram a chegar em 1985.
Após meses de pressão de nossos ativistas e simpatizantes do músico, ele foi libertado da prisão em 24 de abril de 1986. Dois meses depois, ele foi um dos destaque no nosso show “Conspiracy of Hope” – turnê pelos EUA com U2, Sting, Peter Gabriel, Lou Reed e Joan Baez.
Em 2010, o show Fela! estreou em Londres, trazendo a história e música de Fela Kuti para uma nova geração. Seu filho, Femi, enviou a seguinte mensagem para o público do show:
“Meu pai, Fela Kuti, foi libertado da prisão em 1986, depois que a Anistia Internacional passou a considerá-lo um prisioneiro de consciência. Eu sou uma das milhares de pessoas cuja vida tem sido diretamente afetada pelo trabalho da Anistia Internacional.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nova Iguaçu realiza Dia D Vacinação contra a gripe

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu (Semus) vai fazer, neste sábado (13), uma grande mobilização para participar do Dia D de Vaci...