quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Rapaz turco é condenado à prisão por protestos pró-democracia em 2013

O turco Mustafa Ali Tonbul, de 17 anos, que sobreviveu após ser gravemente ferido durante a repressão às manifestações contra o governo em 2013 em Istambul, foi condenado a mais de três meses de prisão - informou a imprensa local nesta quinta-feira.
O adolescente quase morreu, depois de ser atingido na cabeça por uma granada de gás lacrimogêneo durante os protestos contra a destruição do parque Gezi.
Mustafa Ali Tonbul foi condenado por um Juizado de Menores, junto com outros quatro companheiros, por "resistência à autoridade", em outra manifestação em Izmir (oeste), duas semanas antes.
Os movimentos de protesto em Istambul, que começaram liderados por ambientalistas contrários à destruição do parque para construir um shopping, transformaram-se em uma onda de manifestações em massa em boa parte do país contra a política autoritária do então primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan.
Tonbul vive em Izmir. Ele contou ter viajado para Istambul para assistir a um show e que visitava o parque Gezi "por curiosidade", no momento em que a polícia entrou no local e atacou os manifestantes com violência.
O jovem sofreu várias paradas cardíacas, permaneceu semanas em coma e tem graves sequelas neurológicas. Para salvar sua vida, os médicos tiveram de extrair uma parte da massa encefálica de Tonbul.
"Tentam nos assustar com esse tipo de sentença, mas não temos medo delas", declarou o rapaz, segundo o jornal "Milliyet".
Oito pessoas morreram nos protestos, entre elas, Berkin Elvan, um jovem de 15 anos que se tornou símbolo da violência policial contra os manifestantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nova Iguaçu realiza Dia D Vacinação contra a gripe

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu (Semus) vai fazer, neste sábado (13), uma grande mobilização para participar do Dia D de Vaci...